Topo

6 dicas para quem quer ter um carro blindado

Saiba mais sobre a experiencia de ter um veículo protegido.
Publicidade
Comente

Nos últimos anos cresceu significativamente a quantidade de veículos blindados rodando pelas ruas das cidades do Brasil. O grande motivador para este tipo de decisão é realmente a criminalidade que segue muito elevada no país de uma forma geral. E, quando as pessoas rodam dentro dos seus veículos, elas gostariam de se sentir seguras não apenas em relação a proteção do seu patrimônio, mas especialmente em relação a sua vida, já que muitas destas tentativas de roubos acabam se tornando crimes violentos.

6 dicas para quem quer ter um carro blindado

Também contribuiu para o crescimento deste tipo de veículo rodando pelas ruas do país uma melhoria significativa nas condições oferecidas tanto na blindagem de veículos que já foram comprados como também para a compra de veículos que já chegam nas mãos do motorista com a proteção.
Mas a blindagem ainda é considerada como algo excepcional quando comparado ao universo de carros que existem no Brasil. Por conta disso, é realmente muito importante que as pessoas se informem sobre como é ter um carro blindado e entendam especialmente que existe uma legislação que versa especificamente sobre este tipo de proteção.

Confira 7 dicas para quem deseja ter um carro blindado:

1 - Pesquise a origem e verifique a documentação

No caso da pessoa optar por comprar um modelo de carro blindado que está sendo vendido como seminovo ou usado, o que acaba sendo a grande maioria das situações, é muito importante que realmente as pessoas tenham todas as informações referentes ao histórico do modelo. Afinal de contas, este veículo deve ter uma origem, por isso realmente é importante que as pessoas entendam para que o carro foi feito.

Publicidade

Além disso, é de fundamental importância que as pessoas verifiquem se o carro possui toda a documentação relacionada aos processos de blindagem. Estes documentos devem ser feitos pela empresa responsável pela blindagem e deverão ser fornecidas para os donos do veículo.

2 – Encaminhe a documentação

Caso a pessoa opte por blindar um veículo que ela já tenha, será preciso garantir que a empresa escolhida emita todos os documentos necessários. Essa é uma autorização que, de acordo com a atual legislação brasileira, deve ser emitida pelo exército. Além dos documentos que devem ser emitidos pela empresa que faz a blindagem, também é preciso disponibilizar os documentos próprios do dono do carro, como CRV, identidade e comprovante de residência.

3 – Verifique a garantia do veículo

Caso a blindagem seja feita em um carro novo, que ainda está na garantia da montadora, é fundamental que o cliente se informe como o procedimento pode interferir no contrato. Em muitos casos existe a perda completa da garantia a partir do momento que o cliente faz alterações profundas no veículo, como a blindagem. Mas determinadas montadoras contam com parcerias com empresas blindadoras para continuar oferecendo a garantia.

4 – Faça uma inspeção detalhada nos vidros

Publicidade

Um dos pontos de maior atenção em qualquer veículo blindado deve os vidros do veículo. Além de ser um dos pontos de contato mais frágeis, eles precisam de um tipo de blindagem específica. Geralmente os vidros ficam mais pesados, mas isso não significa que as pessoas não vão conseguir mais abrir ou fechar os mesmos. Por isso, é sempre importante fazer alguns testes no mesmo para verificar suas reais condições.

5 – Entenda os diferentes níveis de blindagem

Hoje em dia o sistema de blindagem são reconhecidos por categorias que indicam as condições do veículo e os perigos  que eles podem enfrentar, especialmente em relação a proteção balística. O nível III-A é considerado como o mais indicado e também o permitido para uso civil, suportando disparos de munições de até 9 mm e .44 Magnum, por exemplo. Para situações específicas e especiais, como empresas de segurança, existe a possibilidade de adquirir uma blindagem mais elevada, mas para isso é preciso ter algumas autorizações.

6 – Cuidado ao dirigir

Por último e não menos importante, é fundamental que as pessoas tenham mais cuidado no momento em que forem dirigir um carro blindado. Estes modelos acabam ficando muito mais pesados. Existem até mesmo algumas empresas blindadoras que oferecem treinamento específico para que os motoristas aprendam como este peso interfere na condução do veículo no dia a dia.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: