Topo

Divulgado o resultado do Enem 2022: Saiba tudo o que pode ser feito com a nota

Alunos já podem consultar o seu desempenho de forma individual.
Publicidade
Comente

Depois de uma longa espera, os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já podem conferir a sua nota completa. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação e pelo Inep, neste primeiro momento podem consultar as notas somente aqueles candidatos que eram concluintes ou que já tinham terminado o Ensino Médio.

Divulgado o resultado do Enem 2022: Saiba tudo o que pode ser feito com a nota

Aqueles que participaram das provas na modalidade treineiro, que são os estudantes que ainda não tinham terminado o Ensino Médio mas que participaram da prova da mesma forma, com o objetivo de conhecer melhor o exame, poderão conferir suas notas apenas em uma data mais adiante.

A divulgação das notas oficiais dos participantes foi antecipada, já que o cronograma oficial desta prova indicada que a publicação das notas seria feita apenas no dia 13 de fevereiro. Mas como os trabalhos de correção acabaram sendo adiantas, a publicação das notas também foi feita de uma forma um poco antecipada.

Como consultar a nota do Enem

Publicidade

Para conferir as notas de todas as provas e também a média final que o candidato conseguiu, basta acessar a Página do Participante.

Lembrando que todos os candidatos terão que informar o seu login e a sua senha do portal gov.br. Essas credenciais foram utilizadas pelos estudantes para que eles conseguissem fazer a sua inscrição nas provas.

Onde usar a nota do Enem

O Enem propriamente dito não pode ser considerado como um processo seletivo, ou seja, ele não tem a finalidade de classificar os seus participantes para a obtenção de uma determinada vaga em qualquer instituição de ensino. Na verdade, ele é uma prova que tem como principal objetivo conferir os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do Ensino Médio.

Publicidade

Com isso, outros processos seletivos, ao invés de terem suas provas próprias, acabam utilizando a nota do Enem como critério de classificação. Confira as principais formas de utilizar as notas obtidas no Enem:

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o programa do Ministério Público que tem como principal objetivo concentrar uma determinada quantidade de vagas nas Universidades Públicas através de um mesmo sistema de concorrência. Neste caso, os alunos podem concorrer tanto nesta modalidade quanto em outras que a universidade ofereça, como o vestibular próprio.

O sistema funciona com os candidatos se inscrevendo e concorrendo em uma espécie de leilão utilizando a sua nota do Enem. O sistema geralmente fica aberto por 3 dias, e os alunos podem trocar suas opções de curso, caso não consigam a vaga na escolha original. Essas mudanças podem ser feitas a partir das notas de corte de cada um dos cursos, que vão sendo definidas a partir das próprias inscrições dos alunos.

O SiSU 2023/1 terá inscrições entre os dias 16 e 24 de janeiro.

Prouni

Já o Prouni também é um programa do MEC mas que tem como principal foco preencher vagas em Universidades Privadas com bolsas de estudos que são concedidas  tanto na modalidade integral quanto parcial, de 50%.

O sistema funciona praticamente da mesma forma do Sisu, sendo que os alunos fazem duas escolhas de cursos no momento da sua inscrição, mas podem ir alterando de acordo com o andamento das notas de corte. Mas, para se inscrever, os alunos precisam ter cursado os três anos do ensino médio em escolas da rede pública ou com bolsa integral (100%) em colégios privados, e pertencer a uma família com renda per capita de até 3 salários mínimos.

O Prouni 2023/1 terá inscrições entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal que oferece a oportunidade dos estudantes financiarem o seu ensino superior na rede privada de ensino, pagando uma pequena parcela ao longo dos meses de estudos e depois pagando o restante após o período da formatura. Os candidatos podem conseguir financiamentos de 50% ou de 100% das mensalidades, de acordo com a renda familiar.

Para participar, os candidatos devem ter participado de qualquer edição do Enem desde o ano de 2010, desde que tenha obtido  em pelo menos uma das provas média mínima de 450 pontos nas cinco áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação.

As inscrições para o Fies 2023/1 estão marcadas para acontecer entre os dias 7 e 10 de março.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: