Topo

5 carros clássicos no Brasil que deixaram saudades

Relembre alguns destes veículos que acabaram deixando muitos saudosistas.
Publicidade
Comente

A indústria automobilística vem passando por uma constante revolução desde que os primeiros veículos começaram a sair das fábricas. Estes itens que se tornaram fundamentais na vida das pessoas acabaram se tornando importantes representantes dos avanços que a humanidade consegue no desenvolvimento da mecânica e da tecnologia. A ideia é que os carros se tornem cada vez mais eficientes, seguros e menos poluentes.

Mas algo que os veículos também conseguiram criar foi uma cultura de valorização dos modelos que foram sendo substituídos pelos mais novos. E isso acaba se dando especialmente pelo local que os carros acabam tomando no imaginário das pessoas, muitas vezes estando relacionados a importantes momentos da vida de um indivíduo, como a conquista da independência, as primeiras viagens, o primeiro relacionamento amoroso, etc.

Desta forma, muitos motoristas, mesmo diante de todo o conforto e a tecnologia que os carros mais modernos oferece, que inclusive tornou o processo de dirigir até mesmo muito mais fácil, ainda preferem determinados modelos mais antigos e que conseguiram entrar para a categoria dos clássicos.
Confira alguns destes clássicos que entraram para a história dos brasileiros:

Gol Gti

5 carros clássicos no Brasil que deixaram saudades

O Gol, de uma forma geral, se tornou um dos modelos mais queridos dos brasileiros em todas suas gerações, inclusive tendo conseguido se manter durante muito tempo na primeira posição entre os carros mais vendidos por aqui. Mas, particularmente, o Gol GTi se tornou algo emblemático por ter sido lançado no ano de 1988 e se consolidado como o primeiro carro com injeção eletrônica no mercado nacional.

Publicidade

O veículo contava com um motor 2.0 que entregava 120 cavalos de potência para os motoristas, maior que a grande maioria dos modelos de carros que hoje são vendidos por até R$ 100 mil .

Kombi

O modelo que pode ser considerado como o grande percursor de outros veículos de grande porte que posteriormente iria ocupar o segmento de carros que conseguem transportar um maior número de pessoas e de equipamentos, como as vans. Mesmo tendo uma construção relativamente simples, tinha um motor potente mas chamava a atenção realmente por ser um modelo muito resistente.

Este carro conseguiu resistir tanto que, na verdade, parou de ser fabricado pois em um determinado momento o projeto original não conseguia mais incorporar alguns dispositivos que passaram a ser exigidos, como os airbags.

Chevrolet Monza

Publicidade

Este carro chegou a ocupar a posição de veículo mais vendido no Brasil por três vezes consecutivas, entre os anos de 1984 e 1986.  O modelo foi criado originalmente para concorrer diretamente com o Del Rey da Ford, e de fato conseguiu não apenas bater de frente com o modelo que já tinha alguns anos de estradas como superá-lo em termos de vendas.

Originalmente o veículo foi lançado com um motor hatch 1.6, ainda em 1982 o Monza passou a ser oferecido também na versão com motor 1.8. Nos anos seguintes eles também passaram a oferecer versões do veículo sedã de duas e também de quatro portas.

Fusca

Modelo que acabou sendo considerado praticamente como parte da identidade cultural dos brasileiros. Mesmo fazendo sucesso por aqui, foi desenvolvido na Alemanha, pela Volkswagen. A ideia era oferecer um carro para os motoristas que fosse barato mas que também tivesse uma fácil manutenção, e isso realmente acabou sendo comprovado na prática.

De acordo com os dados registrados na época, o fusca chegou, no seu ápice, a ser mais da metade da produção de veículos em solo nacional, sendo que sua produção foi interrompida apenas no ano de 1986,. Mas sendo retomada em 1993. Encerrou sua vida produtiva oficialmente no ano de 1996.

Ford Escort XR3

Quando foi lançado pela Ford, no ano de 1983, a proposta era realmente disponibilizar um carro na sua versão esportiva. Mas ele se tornou bastante popular, sendo que muitas pessoas acreditavam inclusive que o carro se tratava de um modelo original. O carro contava com um motor CHT 1.6 mas que passou por uma série de modificações de fábrica, como a inclusão de um carburado duplo, um comando esportivo e também um escapa alterado para melhorar o desempenho do veículo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: