Topo

Comportamentos bizarros: 6 animais que fazem coisas parecidas com a de humanos

Entenda como alguns pets acabam criando determinados hábitos que parecem com o de pessoas no dia a dia.
Publicidade
Comente

De uma forma geral, os animais acabam desenvolvendo uma série de hábitos e comportamentos próprios de cada espécie. Com o atual entendimento da ciência e da biologia de uma forma geral, estes comportamentos acabam sendo desenvolvidos basicamente a partir de um instinto de sobrevivência, fazendo parte do que realmente é preciso fazer não apenas para que eles se mantenham vivos como também para que eles consigam procriar.

Comportamentos bizarros: 6 animais que fazem coisas parecidas com a de humanos

E este tipo de afirmação acaba sendo feita a partir de uma das verdades absolutas da ciência atual que afirma que o ser humano é o único ser vivo que possui a habilidade do raciocínio lógico. A partir deste entendimento, as pessoas acabam se vendo como superiores aos outros animais, criando a espécie dominante que hoje em dia povoa o planeta.

Mas a comunidade científica que realiza um trabalho sério de pesquisa também afirma que ainda existem muitas coisas que precisam ser compreendidas e entendidas. No campo dos estudos de outros animais, existem diversos comportamentos que já foram identificados entre algumas espécies que parecem não ter uma ligação específica com este hábito de sobrevivência de uma forma geral.

Alguns comportamentos podem acabar sendo comparados até mesmo com determinados hábitos que são desenvolvidos pelos seres humanos.
Confira alguns deles:

Capacidade de comunicação dos golfinhos

Publicidade

Os golfinhos são animais realmente muito interessantes, que despertam bastante curiosidade da comunidade cientifica de uma forma geral. Os pesquisadores costumam se interessar bastante especialmente pela capacidade de comunicação que é encontrada entre os diferentes integrantes da espécie.

Diversas pesquisas feitas comprovam que os golfinhos conseguiram desenvolver, ao longo da sua evolução, uma capacidade comunicacional que consegue ficar acima da grande maioria das espécies, utilizando um sistema de cliques, assobios e também linguagem corporal para conseguir transmitir as mais variadas informações.

Utilização de ferramentas pelos grandes símios

Estes animais são considerados como os parentes mais próximos dos seres humanos, do ponto de vista evolucionário. Por isso, eles também acabam tendo uma maior proximidade com as pessoas em determinados hábitos desenvolvidos. Uma das que mais chama a atenção dos pesquisadores e cientistas de uma forma geral é a habilidade que estes animais acabam tendo em utilizar as mais variadas ferramentas que se apresentam diante deles, para facilitar coisas como encontrar comida ou até mesmo alterar o arredor.

Publicidade

A capacidade de comunicação destes animais também desperta bastante a atenção dos pesquisadores.

Comportamentos cooperativos dos corvos

Os corvos se tornaram parte do imaginário do ser humano, já que essas aves acabaram sendo utilizadas nas mais variadas histórias, sempre com a ideia de passar um certo ar de mistério. Mas essas aves também chamam a atenção por ter uma estrutura social bastante complexa entre diferentes indivíduos.

De acordo com uma série de pesquisas, os corvos possuem comportamentos cooperativos que lembram as sociedades humanas. Eles também criaram um sistema de comunicação que acaba indo além apenas da vocalização. Já foi comprovado inclusive que essas aves conseguem repassar determinados conhecimentos sobre coisas que aconteceram no passado, sendo que são poucas espécies que possuem essas habilidades mapeadas pelos cientistas.

Laços emocionais dos papagaios

Os papagaios são aves que acabaram se tornando conhecidas pelos humanos especialmente pela sua capacidade de conseguir captar diferentes sons que acontecem em seu redor e reproduzi-los com sua estrutura física vocal. Com isso, ele consegue imitar muito bem outras pessoas, por exemplo.

Mas, além disso, os papagaios também acabam criando laços emocionais fortes não apenas com outras aves, mas também com os seres humanos, especialmente quando essas pessoas assumem a tarefa de cuidadores. Não são apenas reproduções de palavras, eles realmente acabam desenvolvendo laços que são apontados como afeto, lealdade e empatia com as pessoas, da mesma forma como os cachorros acabaram criando.

Estrutura familiar dos pinguins

Os pinguins são aves que acabam criando, com o passar do tempo, uma estrutura familiar muito parecida com a que os seres humanos acabaram criando no decorrer do seu processo de evolução. Eles são conhecidos por serem pais afetuosos e cuidadosos com os seus filhos, demonstrando um cuidado que acaba durando mais do que em outras espécies.

Além disso, os pinguins também são conhecidos na natureza por desenvolverem um comportamento que pode ser considerado como monogâmico, tendo apenas um parceiro durante toda sua vida.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: