Topo

7 coisas curiosas que você provavelmente não conhecia sobre a testosterona

Confira algumas das coisas mais curiosas e bizarras que estão relacionadas à testosterona e muita gente não sabe. 7 coisas curiosas que você provavelmente não conhecia sobre a testosterona
Comente

A testosterona é um dos hormônios mais importantes no corpo masculino, sendo responsável pelo surgimento de características masculinas como pelos, barbas e voz mais grossa.

O detalhe, porém, é que não é apenas na definição masculina e na virilidade que a testosterona atua, ela também possui outras funções, podendo ajudar ou atrapalhar dependendo da situação. A seguir você confere maiores detalhes sobre fatos curiosos e até bizarros que estão relacionados a esse hormônio e muita gente não sabe.

Coisas bizarras e curiosas sobre a testosterona

É possível aumentar os níveis do hormônio assistindo um jogo de futebol

É possível aumentar os níveis do hormônio assistindo um jogo de futebol

Parece brincadeira, mas um jogo – não necessariamente de futebol – pode sim aumentar os níveis de testosterona no corpo masculino, ou ao menos é isso que afirma um estudo realizado pela Universidade de Utah (EUA), que analisou dois grupos de pessoas.

Publicidade

Nos testes, haviam fãs de basquete e outro de futebol, ambos assistindo jogos de sua equipe contra os maiores rivais. O estudo mostrou que nos dois grupos, os homens que torciam para o time vencedor tiveram aumento no nível de testosterona, já os perdedores viram o nível da substância decair.

Níveis de testosterona podem aumentar assistindo pornô

Níveis de testosterona podem aumentar assistindo pornô

De acordo com um estudo de uma Universidade de Nevada (EUA), assistir pornô pode aumentar o nível de testosterona. Os pesquisadores levaram um grupo de 44 pessoas para um “strip club”, no qual 18 dos homens tiveram relações sexuais e um aumento médio de 76% no nível de testosterona.

Mas o que surpreendeu foi o resultado de 26 homens que apenas assistiram ao show de striptease ou de sexo, eles tiveram um aumento médio de 11% no nível do hormônio presente na corrente sanguínea. Outra curiosidade, os homens do grupo tinham idades diferentes e isso não teve nenhuma influência no aumento de testosterona.

A testosterona ajuda a ganhar dinheiro e o dinheiro a ter mais testosterona

A testosterona ajuda a ganhar dinheiro e o dinheiro a ter mais testosterona

Publicidade

Uma pesquisa da Cambridge University (ING), realizada com operadores do mercado financeiro, concluiu que homens com níveis de testosterona mais altos tendem a ganhar mais dinheiro. O mesmo estudo também mostrou que ganhar dinheiro também eleva a testosterona no sangue, ou seja, uma coisa leva a outra. Segundo o estudo, quanto mais testosterona, mais dinheiro e quanto mais dinheiro, mais testosterona.

Durante a realização do estudo, o homem que ganhou mais dinheiro chegou a um pico de 74% mais testosterona e obviamente ficou mais rico, sendo a pessoa que tinha a maior concentração do hormônio no sangue.

Veja também:

Entretanto, o cortisol, conhecido como hormônio do stress, possui efeito contrário e pode desencadear a perda de dinheiro, e quanto mais dinheiro você perde, mais o cortisol aumenta, e quanto maior o cortisol, maior a chance de perder dinheiro. O estudo foi realizado com pessoas que trabalham na bolsa de valores, que ganham ou perdem muito dinheiro de um dia para o outro.

Baixa testosterona pode acontecer em qualquer idade

7 coisas curiosas que você provavelmente não conhecia sobre a testosterona

Diferente do que muitos acreditavam, a baixa testosterona não ocorre apenas em homens mais velhos. Esse problema pode ocorrer com pessoas de qualquer idade. Entre as causas mais comuns para esse tipo de problema estão a complicação nos testículos ou na glândula pituitária, podendo também estar relacionado a obesidade, apneia do sono e diabetes do tipo 2, entre outros.

Consulta ao médico pode indicar o melhor tratamento, sendo possível uma reposição hormonal ou até mesmo aumentar os níveis do hormônio de forma natural com a prática de atividades físicas e uma alimentação adequada.

Sintomas de deficiência de testosterona

Sintomas de deficiência de testosterona

Quando ocorre uma deficiência de testosterona no organismo um dos sintomas é variação frequente e radical do humor, além de uma redução na densidade óssea, aumento da gordura corporal e perda de massa magra. Não obstante, também pode ocorrer queda de cabelos, depressão, irritabilidade, cansaço excessivo, falta de apetite sexual, envelhecimento precoce e dificuldade de concentração.

Reposição hormonal

Galo ajuda Reposição hormonal

Em 1849 foi realizada a primeira reposição hormonal com o alemão Arnold Berthold, que passou a observar o comportamento de galos castrados. Após a castração os animais paravam de brigar, de cantar e até suas penas deixavam de crescer como antes, porém, com a reposição hormonal tudo voltava ao normal, não apenas o comportamento do galo que mudava, mas também sua estética.

Após quarenta anos, o físico e fisiologista francês Charles Edouard Brown-Séquard aplicou extratos dos testículos de porquinhos-da-índia e cães em si mesmo. Aos 72 anos, ele afirmou que o procedimento lhe ajudou a aumentar sua força, vigor físico e mental.

O excesso de testosterona faz mal

O excesso de testosterona faz mal

Algo que muita gente não sabe é que a testosterona em excesso pode se transformar em estrogênio, o hormônio feminino, o que pode causar redução nos testículos e o surgimento de mamas. O excesso do hormônio também pode mexer com o humor, causar acne severa, aumentar a agressividade e vários outros problemas.

Por isso, não faça reposição hormonal se realmente não precisa dela. Mas se deseja usar a testosterona para ganhar músuclos, faça isso de forma natural com exercícios e alimentação saudável e equilibrada. Reposição hormonal só deve ser feita com orientação médica, se necessário.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: