Topo

Personagem Linda, da novela "Amor à Vida", é criticada por mães de autistas

Tudo das Celebridades, Novelas, Séries de TV e bastidores da televisão! A personagem Linda, da novela "Amor à Vida", é criticada por mães de autistas...
Publicidade
3.50 / 5 - 2
Comente

A novela Amor à Vida está entrando na sua reta final e o que está conseguindo prender a atenção do público nestes capítulos finais é o romance que começou a se desenrolar entre Linda (personagem que possui autismo e é vivida pela atriz Bruna Linzmeyer) e Rafael (personagem vivido pelo ator Rainer Cadete).

O autor Walcyr Carrasco acabou sendo muito criticado durante os meses de exibição da novela por ter simplesmente esquecido da personagem Linda, que no começo da novela realmente deu a entender que seria melhor aproveitada na trama. Como forma de compensar, ela acabou ganhando um relacionamento amoroso com o advogado Rafael, que começou a cuidar dela e os dois desenvolveram um sentimento muito forte.

O ápice deste relacionamento, nos últimos episódios, aconteceu quando a novela finalmente mostrou uma cena de beijo envolvendo a autista e o advogado, o que acabou resultando na prisão de Rafael, acusado de abuso de incapazes.

amor-a-vida-linda-e-criticada-por-maes-de-autistas

Publicidade

Mas apesar da trama estar dando mais espaço para a personagem neste final de novela, parece que existe uma parcela considerável de pessoas que não estão gostando nada da forma como a Linda está sendo retratada na novela. Uma das pessoas que criticou a trama foi Rita Valéria Brasil Santos, presidente da Associação de Amigos do Autista da Bahia. De acordo com Rita o que está sendo mostrado na novela é uma Utopia e que pode levar as pessoas a acharem que aquilo pode acontecer com todos os autistas.

“O autor preferiu mostrar apenas a questão de sexualidade e não mostrou a luta da família para conseguir escola, tratamento, diagnóstico. Ele [Walcyr] é um formador de opinião e tenho medo de que mães de autistas tenham a ideia da Linda na cabeça”, comentou.

Publicidade

Outras pessoas também saíram em defesa de Rita, como foi o caso de Ana Maria Mello, superintendente da Associação Amigos do Autista de São Paulo e que também e mãe de um autista de 32 anos de idade. “A realidade da Linda está muito distante do que é o autismo. Está muito romanceado. Não existe gente com autismo como a Linda, pelo menos que eu conheça”, disse.

As mães concordam em um ponto: realmente se a trama acontecesse na vida real, o advogado poderia ser preso. Isso porque existem poucas possibilidades que um autista realmente consiga desenvolver um sentimento por outra pessoas. A mães afirmam que o relacionamento acabam sendo uma das maiores dificuldades que eles possuem, já que não conseguem nem demonstrar este sentimento por pessoas da mesma família.

Apesar de ser raro, existe um caso registrado na Suécia de casamento, mas entre duas pessoas autistas. Neste caso, a união dos dois inclusive acabou ganhando apoio do governo para que eles conseguissem desenvolver uma vida juntos.

Trama confusa

Além das críticas enfrentadas pelas mães de autistas, que convivem com seus filhos e a doença diariamente e que não conseguem enxergar um retrato fiel do que é o autismo na personagem Linda, existem também algumas opiniões contrárias de médicos especializados no assunto.

Alguns chegam a dizer que a trama de Linda ficou bastante confusa, já que Linda acaba apresentando sintomas de autismo severo, mas também de autismo leve. Além disso, alguns médicos afirmam que na vida real o namoro entre Linda e Rafael jamais existiria.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: