Topo

Novela Amor à Vida usa - e abusa - de barracos para alavancar a audiência

1.00 / 5 - 1
Comente

Usar e abusar de barracos e reviravoltas na trama são regras que praticamente caracterizam toda a produção de novelas no Brasil. Afinal de contas, a escola de se fazer novelas acabou se inspirando muito nas tramas mexicanas nos seus primórdios. Agora, os autores se utilizam deste artificio para conseguir segurar a audiência de uma trama que dura, em média, 6 meses.

Walcyr Carrasco, um dos novelistas mais experientes da televisão brasileira, sabe muito bem da responsabilidade que é contar uma história no horário nobre da televisão mais assistida do Brasil. Afinal de contas, pequenas alterações para baixo nos números apresentados pelo IBOPE representa perdas significativas de dinheiro, o que não pode acontecer com uma novela com investimento tão alto quanto uma produção do horário das nove.

Atualmente, Amor à Vida chegou com a responsabilidade de alcançar os excelentes níveis de audiência da novela Avenida Brasil, já que Salve Jorge, a novela anterior, simplesmente falhou em diversos aspectos em relação a trama. Apesar de ainda não conseguir superar a trama de Carminha e Nina, que acabou mobilizando o Brasil como há muito não se via em relação as telenovelas brasileiras, Amor à Vida já conseguiu criar alguns personagens que vão entrar para a história da teledramaturgia nacional, como é o caso de Félix.

Mas para conseguir manter o níveis de audiência a novela está apostando em uma fórmula que nem sempre dá certo, especialmente quando a trama acaba sendo analisada como um olhar um pouco mais crítico em relação a sua história. Praticamente toda a semana a novela aposta em cenas de brigas e discussões apelativas para conseguir manter a atenção do público na novela.

Brigas e barracos

barracos-novela-amor-a-vida

De acordo com um levantamento feito recentemente, até o momento a novela já teve 14 brigas envolvendo apenas os personagens considerados centrais na trama. E todas elas mostraram que a fórmula, pelo menos em termos de audiência, dá certo, já que conseguiram elevar os números da novela. Apenas uma briga acabou ficando com um número abaixo da média em relação a audiência geral da trama.

Há seis meses no ar, Amor à Vida registra 35,3 pontos de média desde o primeiro capítulo. Das 14 sequências (ou até capítulos) de barracos, 13 deram mais de 35 pontos. Como no programa Casos de Família, do SBT, a maioria das brigas envolve traições. Os barracos começaram no final de julho, mas se tornaram mais intensos em novembro. A audiência cresceu neste mês.

Coincidentemente, ou não, os barracos começaram a se intensificar depois que algumas notícias acabaram surgindo na internet dizendo que a Globo não estaria nada contente com a audiência da trama.

Até o momento, uma das 14 brigas registradas entre os personagens principais acabou despontando como a de maior audiência, que no momento que Félix assume que realmente jogou a filha da sua irmã na caçamba de lixo. Este foi o maior barraco da trama até o momento, já que a briga praticamente durou o capítulo inteiro, e a audiência foi nas alturas, dando 42,5 pontos.

Mas a trama também apresenta algumas cenas de briga e de barraco menores, como a cena em que Ordália (Eliane Giardini) deu um tapa na cara de Félix. A passagem, no dia 21, teve 39,9 pontos. E barracos maiores, como o protagonizado por Pilar (Susana Vieira) ao descobrir que Edith (Bárbara Paz) teve um caso e um filho com o seu marido, César (Antonio Fagundes). Exibido dia 4 de novembro, o capítulo marcou 39,4.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: