A atriz completou, no último dia 19 de outubro, seus 90 anos de vida. Com destaques na televisão, no teatro e também no cinema, é gaúcha, nascida na cidade de Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul, mas acabou se mudando muito cedo para São Paulo, quando tinha apenas 6 anos de vida. Na capital paulista ela começou a dar os seus primeiros passos na arte da dramaturgia, estudando na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo.
A carreira teve início, de forma profissional, a partir do ano de 1959, quando ela fez sua estreia na novela “Um Lugar ao Sol”, sob direção de Dionísio Azevedo, na TV Tupi. Já no ano de1961 ela fez uma radionovela chamada Uma Pires Camargo. Esse acabou se tornando um passo importante na sua vida de uma forma geral, pois foi quando conheceu o ator Tarcísio Meira, com quem foi casada por 59 anos.
Ao longo da sua história, foi acumulando uma grande quantidade de passagens por diferentes novelas, sendo mais de 40 produções na TV Globo, emissora onde acabou ficando boa parte da sua carreira. Com sua saúde mais fragilizada, há alguns anos ela não mais participa, como atriz, de uma novela, mas ela segue ainda sendo considerada como um dos nomes mais importantes e também conhecidos da televisão brasileira.
Relembre algumas das suas novelas mais marcantes:
Pai Herói – 1979
Nessa novela, a atriz Gloria Menezes interpretou a personagem Ana Preta, que era dona de uma casa de samba. Sua personagem tinha algumas características polêmicas, incluindo o fato dela viver um triângulo amoroso com os personagens de Tony Ramos e Elizabeth Savala. A personagem acabou fazendo tanto sucesso que até mesmo o seu figurino acabava sendo imitado pela população de uma forma geral.
Ana Pretra acabou vivendo um grande amor durante sua adolescência com Nuno, interpretado por Paulo Autran. Eles acabaram tendo uma filha, mas nunca casaram, causando profundas mágoas nela. E a trama girou bastante nessa relação, quando eles tentavam recuperar o amor perdido, em algumas situações divertidas.
Guerra dos Sexos – 1983
Essa novela acabou se tornando não apenas uma das mais importantes da carreira da atriz, como também se tornou um dos maiores clássicos da teledramaturgia brasileira, inclusive eternizando algumas cenas que acabaram sendo replicadas e homenageadas em diversas outras novelas. Além disso, Glória acabou tendo a oportunidade de contracenar com o marido, Tarcísio Meira.
A novela era uma grande comédia, e Glória vivia a personagem Roberta Leone, de temperamento forte e origem humilde. Ela acaba ficando viúva logo no começo da novela, e precisa enfrentar uma série de desafios para conseguir manter a fábrica do marido funcionando.
Brega & Chique – 1987
Essa trama teve como protagonista justamente Glória Menezes, ao lado de Marília Pêra, com duas personagens que acabaram fazendo muito sucesso junto ao público. Na novela, as personagens de ambas acabaram se tornando grandes amigas. Mas a coisa muda completamente entre elas quando descobrem que foram casadas com o mesmo homem.
Rosemere era a personagem vivida por Glória, que tinha uma vida simples, morando na periferia, e tendo que enfrentar diversos desafios para manter sua casa. E uma curiosidade sobre a novela: ao invés de trabalhar com o marido, dessa vez Glória acabou trabalhando com o filho, Tarcísio Filho.
Rainha da Sucata – 1990
Mais uma das grandes novelas produzidas e exibidas pela Rede Globo que se tornou não apenas campeã de audiência como também um dos assuntos mais comentados no Brasil inteiro. A novela também acabou marcando uma das vilãs icônicas que Glória viveu ao longo de toda sua carreira.
A personagem vivida por Glória era Laurinha, uma socialite que acabou vendo sua vida desmoronar depois de falir financeiramente. Mesmo assim, ela trabalhava muito para manter sua pose diante da sociedade. Ela ainda viveu uma paixão proibida com ninguém menos que seu enteado.
A Próxima Vítima – 1995
Outra novela que dispensa apresentações para quem tinha mais de 10 anos de idade e vivia no Brasil no ano de 1995, pois acabou se tornado o assunto mais comentado do país. E todo mundo queria saber a identidade do assassino que matava diversas pessoas ao longo da trama.
Glória acabou vivendo a personagem Julia Braga, uma senhora que pertencia a alta sociedade e que era conhecida por ajudar menores carentes e suas famílias. Ela acabou sendo uma das vítimas, o que causou uma grande comoção justamente por ter esse apelo de ajudar os pobres.
Torre de Babel – 1998
Mais uma novela da Globo que também trazia um grande mistério a ser resolvida: quem explodiu o shopping center “O Tropical Tower Shopping”. Na ocasião, diversos personagens acabaram morrendo, e outros tantos acabaram se tornando suspeitos, tendo motivos para cometer esse atentado.
Glória interpretou a personagem Baronesa de Bonsucesso, uma mulher que sofria com o Mal de Alzheimer. Ela acabou se tornando importante, pois acabou ajudando a chamar a atenção para esse problema de saúde.
Comentários (0) Postar um Comentário