Topo

Nissin Orfali ganha ação do Google. Relembre o caso e saiba como foi o processo

3.00 / 5 - 1
Comente

A família de Nissim Ourfali, garoto que ficou muito conhecido na internet após ter sido feita a divulgação de um vídeo de seu Bar Mitzvah, entrou recentemente com um processo através do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo contra o Google Brasil. Empresa que é detentora dos direitos do site YouTube onde o vídeo foi originalmente publicado e também pelo serviço de busca de mesmo nome, onde mostram diversos links com o clipe de Nissim.

No processo que foi realizado pela família de Nissim, foi requerida uma indenização no valor de R$ 30 mil além da retirada de todos os links da busca que permitam o usuário a ter acesso ao vídeo. Ainda de acordo com os registros do andamento do processo através do site TJ-SP o juiz que avalia o caso, considera um tanto duvidosa a possibilidade técnica de se retirar da internet todos os caminhos que dê acesso ao vídeo, e que a essa altura ele pode estar em diversos sites no mundo, onde a disseminação descontrolada de conteúdos é algo muito característico da internet para qualquer tipo de conteúdo.

Através do despacho que foi realizado no dia 24 de setembro de 2012, o juiz torna como indeferido o pedido de antecipação de tutela do vídeo. De acordo com Gisele Arantes advogada que é especialista neste tipo de caso de direitos digitais do escritório de Patrícia Peck Pinheiro Advogados, significa que o juiz não concedeu uma liminar favorável a família do jovem, e não se sentiu seguro para remover o conteúdo antes de escutar o Google.

Publicidade

Apesar desta decisão desfavorável para a família de Nissim, este processo deverá continuar e o Google deverá apresentar a sua manifestação sobre o caso. E apenas depois de se ouvir as duas partes, o juiz deverá divulgar a sua decisão final. O Google não tem responsabilidade sobre os mais de 790 links de busca que permitem acesso a diversas cópias digitais do vídeo de Nissim. Até que a decisão final do juiz seja tomada os links deverão continuar regularmente no ar.

O vídeo que repercurtiu pelo mundo inteiro, sendo considerado até mesmo motivo de chacota de Nissim Ourfali, um garoto de 13 anos que faz parte de uma família tradicional judia, conta sua história em uma música, e este vídeo foi publicado através do YouTube pela própria família do garoto, este que estava celebrando seu bar mistzva, porém tomou maiores proporções do que a família esperava.

A família do garoto entrou com esta ação e a companhia argumentou que o Youtube é uma plataforma que exibe diversos conteúdos postados por usuários e a Google não tem responsabilidades quanto aos tipos de conteúdos e nem mesmo se responsabilizaria de outro usuário editasse o vídeo e o postasse novamente, já que diversas paródias do vídeo foram realizadas e não seria nada difícil que o vídeo fosse publicado novamente.

Publicidade

O vídeo se tornou um viral na internet e o garoto ficou famoso internacionalmente tendo o seu vídeo divulgado nas redes sociais em agosto. A ação que foi tomada pela família contra o Google, que por sua vez foi derrotado e terá de retirar o vídeo do Youtube e os links que o levam a visualização do mesmo no Google. Caso não existe o cumprimento da decisão, será cobrada uma multa diária no valor de R$ 20 mil reais. Este vídeo possui uma versão da música That’s what makes you beautiful, do grupo One Direction, encenada pelo jovem. Este que por sua vez também poderá ser processado por não ser dono de direitos autorais da música para criar a versão. A família afirma que não deseja nenhum tipo de indenização e somente quer que o vídeo seja retirado do ar.

Com Nissim cantando a versão desta famosa música “What Makes You Beautiful”, do One Direction o vídeo foi feito para se comemorar o Bar Mitzvah se tornando grande sensação na internet chegando até mesmo aos Trending Topics do Twitter, principalmente por causa de seu engraçado refrão “E os meus pais são demais / Iguais como eles não tem / Quando a gente viaja é irado, é dez / Mas o melhor é quando vamos para a baleia / Eu sou Nissim Ourfali” diz a música.

A produtora responsável por fazer o vídeo, citou o seguinte “Imagina que você faz um vídeo para os seus amigos e de repente o Brasil todo está falando sobre ele, foi isso que aconteceu inevitavelmente com Nissim, produtora responsável pelo vídeo.

A família mencionou que normalmente são feitos vídeos de retrospectivas bem caretas e não gostam disso, tentaram fazer alguma coisa legal e diferente. A produtora optou por realizar o vídeo com Nissim e sua família como sé sempre feito, só que não esperavam que o vídeo parasse na internet e faria tanto sucesso, a produtora diz que ainda está em choque.

O Bar Mitzvá é o nome dado a uma cerimônia que insere o jovem judeu como membro maduro ou adulto dentro da comunidade judaica.

Quando um judeu atinge a sua maturidade aos 12 anos de idade para as meninas e aos 13 anos de idade para os rapazes, passa assim a se tornar responsável por seus atos de acordo com as leis judaicas.  O jovem é chamado pela primeira vez para realizar a leitura da Torah, e ao ser chamado pela primeira vez o jovem fica autorizado a partir daí a integrar um grupo de quórum mínimo de 10 homens adultos para realização de certas cerimônias judaicas.

Antes desta idade os pais que são responsáveis pelos atos dos filhos e depois desta idade os rapazes podem participar em todas as áreas da vida e da comunidade assumindo a sua responsabilidade na lei ritual judaica de tradição e ética.

Não é apenas uma comemoração de aniversário comum, é realizada uma cerimônia onde a pessoa é colocada sobre uma cadeira e é levantado diversas vezes com toda a família do Bar mitzvariano. De acordo com a bíblia Jesus Cristo realizou este tipo de ritual.


Comentários (1) Postar um Comentário

Nissin comentou:

Nasci aqui 13 anos atrás
E minha história agora eu vou contar
Eu sou Nissim, Nissim Ourfali
Sou um menino que estuda e vai no Netzah
Duas irmãs e um irmãozinho
Minha família é um show!
E os meus pais são demais
Como eles não tem
Quando a gente viaja é irado, é 10!
Mas o melhor é quando vamos pra Baleia
Eu sou o Nissim Ourfali
Jogo basquete e vou pra Vila Boim
Em casa é só videogame, PC e TV
Mas não bagunço não e sou bom aluno
Eu sou Nissim Ourfali
E esse é o meu Bar Mitzvah!


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: