Topo

Milton Nascimento faz 70 anos. Conheça mais sobre a carreira do músico

Publicidade
Comente

O cantor Milton Nascimento completou na última sexta-feira 70 anos, e apesar de ter nascido na cidade do Rio de Janeiro passou a sua infância e adolescência na cidade do interior do estado de Minas Gerais Três Pontas, trazendo com ele uma alma mineira de coração.

O cantor com apenas 13 anos de idade, formou um conjunto que se chamaria Luar de Prata, ao lado do amigo Wagner Tiso grupo que depois mudou de nome e virou o chamado W’s Boys. A carreira fazia grande sucesso na região e nos bailes fazendo com que os dois fossem convidados a integrar o chamado Conjunto Holliday na cidade de Belo Horizonte.

Já na cidade de Belo Horizonte, Milton criou no ano de 1964 o chamado Berimbau Trio, ao lado de Wagner Tiso e Paulinho Braga. Onde dois anos mais tarde participou do chamado Festival Berimbau de Ouro, em São Paulo, defendendo “Cidade Vazia”, composições de Baden Powell e Lula Freire. Nesta mesma época, Elis Regina gravou sua composição chamada “Canção do Sal”

Publicidade

Durante o famoso Festival Internacional da Canção (FIC), em 1967 recebeu então o prêmio de melhor intérprete, onde cantou a famosa música Travessia de sua própria autoria ficando em segundo lugar no campeonato. Esta canção se tornou logo uma das mais emblemáticas e importantes de sua carreira.

Após realizar o lançamento de quatro discos solo (“Travessia”, “Courage”, “Milton Nascimento” e “Milton e ah, o Som imaginário”) Milton a partir de 1972 gravou seu álbum de grande sucesso “Clube da Esquina”. Além dele, e de Wagner Tiso, este álbum contou com participações de estrelas da música da época como Lô Borges, Tavinho Moura, Beto Guedes e Toninho Horta.

A partir daí, “Clube da Esquina” projetou Milton fazendo com que ele tivesse inclusive sucesso internacional. Graças aos seus diversos trabalhos, o músico veio a gravar com Wayne Shorter, nos Estados Unidos. Seu próximo disco “Native Dancer” foi muito bem visto pela crítica internacional colaborando inclusive com diversos artistas como Herbie Hancock, Ron Carter, Mercedes Sosa, Fito Paez, Peter Gabriel, James Taylor, Sting, Paul Simon e Duran Duran.

No ano de 1998 o cantor recebeu o Grammy de álbum de World musica pelo seu disco “Nascimento”. Além disso dois anos depois ganhou novamente na premiação, na categoria disco pop contemporâneo brasileiro por seu famoso “Crooner”.

Publicidade

Algumas curiosidades sobre Milton Nascimento são interessantes, como por exemplo:

Com apenas dois anos de idade, em 1942, Milton Nascimento já vinha ensaiando seus primeiros sons ao piano, pouco tempo depois ganhou uma sanfona de dois baixos.

A partir de 1944 o carioca Milton perdeu sua mãe, Maria do Carmo, na cidade do Rio de Janeiro, indo morar com a sua avó biológica na cidade de Juiz de Fora, porém não se adaptou a nova família que tinha.

Alguns conhecidos de Maria do Carmo, Lília e Josino de Brito Campos ao assistirem a profunda tristeza que o menino passava, pediram a avó que o deixasse morar com eles. Milton então seguiu com o jovem casal  para a cidade de Três Pontas, localizada no sul de Minas Gerais.

Antes dos sete anos, já ganhou uma gaita e uma sanfona de quatro baixos. O primeiro violão deveria chegar aos 13 anos, quando ele e Wagner Tiso formaram o seu grupo Luar de Prata.

Miltom e Wagner criaram a banda que começou a fazer grande sucesso e em 1960 gravavam o compacto de sucesso Barulho de Trem.

O apelido de Bituca, foi dado por Lília, mãe adotiva de Milton, por achar graça do beiço que Milton fazia e faz até hoje ao ser contrariado.

As parcerias realizadas com Lô Borges e seu irmão Márcio no seu último disco gravado serviram de ligação entre a recém consolidada carreira de Milton e também a construção de sua obra prima. Quando passou a viver na capiotal mineira, a primeira casa do compositor foi o famoso Edifício Levy, no Centro porém no Bairro Santa Tereza é que o artista começou a crescer muito antes do Festival da canção.

Boa parte das primeiras composições do cantor já haviam sido registradas em álbuns de Milton quando chegaram ao grupo de amigos Flavio Venturini, Fernando Brant, Tavinho Moura, Beto Guedes e Toninho Horta criando então a sede de um novo projeto chamado Clube da Esquina, o disco, foi lançado em 1972.

Curiosamente a orquestração das faixas até hoje é assinada por Wagner Tiso, o mesmo companheiro de infância que Milton Nascimento dividia os palcos na cidade de Três Pontas. Além disso este disco foi um grande marco inicial, trazendo uma evolução de som nos outros que é bastante notável, gerando assim uma grande carreira como orquestrador de trabalhos posteriores do cantor com em álbuns O Milagre dos peixes e Minas”.

A grande repercussão mundial de suas harmonizações muito visionárias para a época com ritmos como jazz, blues, Beatles e música popular formando a base do disco que transformou a carreira de todos os artistas que eram envolvidos com o projeto Clube da Esquina. E com Milton Nascimento isso não foi muito diferente, a obra é considerada um dos marcos mais importantes de sua carreira, contabilizando quase 30 trabalhos em estúdio além de diversas participações em faixas de outros artistas que sempre foram admiradores do seu sucesso em todo o mundo.

O cantor além dos 70 anos de idade, Milton Nascimento neste ano de 2012 comemorou e irá comemorar ainda diversas conquistas entre elas seus 50 anos de carreira, os seus 45 anos de disco de estréia “Travessia” e os 40 anos de seu álbum de maior sucesso “Clube da Esquina”. Todo este material e conteúdo, será condensado no novo DVD do cantor chamado “Milton Nascimento – 50 Anos de Voz nas Estradas” show de sucesso que deverá ser gravado no Vivo Rio, na cidade do Rio de Janeiro em 25 de novembro de 2012.

O show promete oferecer ao cantor grande sucesso relembrando toda a sua carreira, pois irá cantar suas primeiras canções contando ainda com a participação de cantores originais da época.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: