O iPod é considerado como um verdadeiro marco na história da Apple. O equipamento lançado no ano de 2001 e que permitia que as pessoas conseguissem carregar, pela primeira vez na história, centenas de músicas no seu bolso, acabou mudando para sempre a forma como as pessoas se relacionam com as músicas digitais. Acabou abrindo as portas para o mercado digital, o que provocou uma revolução total dentro das gravadoras que não mais podiam depender do velho formato de vendas de CD’s.
Além disso, o produto acabou impressionando o mundo por ser simples e “clean”, indo praticamente na direção oposta do que as outras empresas acreditavam que seria o futuro dos gadgets.
Em termos de história, foi o iPod que acabou colocando a Apple de volta no jogo, desta vez com tudo, e iniciou a partir daquele momento a sua escalada de sucesso até se tornar a empresa mais valiosa do mundo.
Mas hoje o iPod acabou ficando para trás, inclusive pelos próprios outros lançamentos da Apple. De acordo com os últimos relatórios, a venda do aparelho tocador de MP3 no último trimestre de 2013, que representa as vendas da época de natal, mostram que ele está em queda livre. O aparelho vendeu 6 milhões de unidades neste período. No mesmo período de 2012 foram vendidos 12,6 milhões de unidades.
Queda esperada
Segundo a própria Apple, esta é uma queda que realmente já era esperada pela empresa, já que lançaram produtos que acabaram engolindo a sua própria criação do passado. Tanto o iPod Touch quanto o iPhone acabaram apresentando as mesmas funções do iPod convencional, mas com a vantagem de apresentar inúmeras outras funcionalidades que acabam atraindo o público.
Afinal de contas, não é necessário comprar um aparelho que apenas toca MP3 se eu tenho isso no meu smartphone, além de muitas outras utilidades.
De acordo com analistas, a tendência é de realmente queda da venda dos tocadores de MP3, e eles poderão se tornar peças de museu em poucos anos, na medida que os smartphones vão ficando mais potentes e baratos. De acordo com dados da GFK, o mercado de tocadores portáteis no Brasil teve uma redução de 50% nas vendas em 2013, enquanto o de smartphones cresceu 92,3%. – a companhia não divulga números absolutos.
Mercado de resistência
Apesar disso, ainda existem 6 milhões de unidades vendidas no último trimestre do ano passado, e levando em consideração este número isolado isso não é pouca coisa. Ou seja, ainda existe uma quantidade considerável e de pessoas que estão investindo na compra dos tocadores portáteis a invés de ouvir músicas no seu smartphone.
A grande maioria das pessoas que ainda preferem o iPod citam a sua leveza e praticidade como fator determinante. E muitas delas também possuem os smartphones inteligentes, mas elas preferem utilizar o pequeno iPod especialmente na hora de praticar algum exercício físico.
Outros usuários também citam preferir o iPod pelo poder de concentração de músicas maior. Ou seja, as pessoas conseguem guardar sem maiores problemas milhares de músicas nas versões mais caras do iPod, o que não pode ser feito com o iPhone, já que o smartphone conta com boa parte do seu HD ocupado com outros aplicativos.
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