Topo

Como organizar evento gospel

Publicidade
Comente

Algo que nos últimos anos vêm se tornando bastante comum é a realização de eventos direcionados ao público evangélico e até mesmo aos simpatizantes do cristianismo em geral, que tende a ocorrer nas mais diversas modalidades, sendo as mais comuns, shows musicais gospel, conferências nacionais e congressos regionais.

Na maioria das vezes, por se tratar de organizações independentes, as pessoas envolvidas não possuem grande experiência e isso acaba prejudicando todo o evento e prejudicando não só a imagem dos organizadores, mas também da instituição por trás do projeto, podendo ser uma igreja, uma casa de caridade, ou quaisquer outras entidades sem fins lucrativos. Pensando nisso decidimos abordar alguns pontos que são considerados fundamentais para a realização de um evento memorável.

Veja algumas dicas de como organizar um evento gospel

como-organizar-eventos-gospel

Projeto do evento gospel

Tudo o que se deseja fazer inicia-se com um planejamento e a regra aplica-se também ao caso de organização de eventos, assim sendo, antes de passar à parte de execução, é importante que se faça anotações minuciosas a respeito de cada detalhe que influenciará direta ou indiretamente no resultado final.

Dentre os detalhes que deverão ser anotados, estão inclusos:

Objetivo do evento

Existe uma frase, bastante popular no mundo dos negócios que diz “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve”, e na verdade é exatamente esse o pensamento que é importante ter em relação a quaisquer aspectos da vida, a definição do objetivo é que dará força suficiente para a realização de seja lá o que for. Em se tratando de objetivo o que precisa estar claro na mente do organizador nessa fase é o porquê ele está desejando realizar tal evento, de maneira resumida, quando encontrar essa resposta, terá também encontrado o real objetivo, então de nada servirá ocultar o mesmo dos possíveis colaboradores.

Planejamento do evento

Na fase que sucede a definição do objetivo é importante determinar se o evento será beneficente, se terá papel motivacional, espiritual, intelectual, se haverá interesses de terceiros envolvidos, se haverá retorno financeiro, em caso de retorno financeiro é preciso definir também qual meta deverá ser atingida, e por último e não menos importante, quais as estratégias que deverão ser utilizadas para o cumprimento de cada meta, observados as características individuais de cada uma.

Ainda na fase de planejamento do evento, se faz necessária também, a definição do público alvo e quais os artifícios serão usados a fim de levar esse público até o referido evento, lembrando que se houver a necessidade de capital para captação do público, o mesmo deverá também ser anotado no próximo passo, que é a definição do orçamento geral do evento.

Orçamento do evento

Após o planejamento, é importante agora definir o orçamento disponível, pois sabidamente, tanto eventos com previsão de retorno financeiro, quanto eventos sem fins lucrativos, necessitam de capital para que sejam efetivados, portanto, falta de capital é necessário definir quais serão os meios utilizados para capitalizar, os meios mais comuns são através de venda de patrocínios para empresas, almoços beneficentes, chás beneficentes,  cotas individuais de colaboração, dentre outras, o que vale é observar antes de qualquer coisa o respaldo jurídico da ação para obtenção de capital direcionado especificamente para o evento em questão. Uma vez definido o orçamento é preciso atribuir valores específicos para cada detalhe do evento, como por exemplo, alocação do espaço, sonorização, divulgação, alimentação quando houver, e assim sucessivamente.

O Local para o evento

Para definir o local de realização do evento, é preciso considerar a princípio o grau de dificuldade envolvido para a locação ou cessão do ambiente por parte dos responsáveis, ambientes em que os envolvidos exijam processos burocráticos exige uma análise mais apurada em relação ao custo x benefício, além disso, tanto em casos em que o evento visa retorno financeiro, quanto para eventos sem fins lucrativos, a dica é jamais gastar além do orçamento previsto para a locação do espaço.

Em caso de eventos abertos, sem fins lucrativos, vale a pena considerar locais públicos a fim de reduzir despesas, para isso é importante realizar junto à prefeitura solicitação de liberação do local com antecedência mínima de 60 dias, para que haja tempo hábil para emissão e assinatura do ofício de permissão, além disso, é importante também realizar uma solicitação junto ao Corpo de Bombeiros para que haja vistoria antecipada e também no dia do evento a fim de evitar quaisquer riscos.

Dependendo o local do evento, se fará necessário ainda solicitar acompanhamento de fiscais de trânsito para que possa controlar o fluxo de entrada e saída de veículos do local sem que haja prejuízo aos demais veículos nas vias de acesso.

Sonorização para o evento

É fato que a sonorização é um dos pontos cruciais de qualquer tipo de evento, assim sendo, é bastante válida a dica para que haja atenção especial ao som que será utilizado, além disso, é de extrema importância que o som esteja acompanhado de técnico qualificado para sua operação a fim de evitar microfonias e má qualidade da sonorização.

Divulgação e promoção do evento

Naturalmente tudo que proporcione economia em relação à organização do evento é algo válido, entretanto em relação à divulgação essa economia por vezes pode sair mais caro que o esperado, então vale ter atenção especial a esse ponto, e realizar a divulgação orientada ao público alvo do evento, de nada adiantará, por exemplo, realizar uma divulgação pesada em rádios e canais de Tv, se a maior parte do público alvo estiver concentrada na internet.

Permissões legais para realizar o evento

Antes de partir para a ação a fim de fazer acontecer o evento, é de extrema importância que o organizador se informe a respeito das leis vigentes para realização de eventos no Brasil, e que, de posse dessas informações, não infrinja nenhuma das diretrizes previstas em lei, a fim de não ser posteriormente intimado a prestar esclarecimentos e/ou até mesmo responder judicialmente pelos atos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: