Topo

Mantenha seu Wi-Fi seguro: confira dicas para proteger sua conexão.

Saiba como manter sua rede longe de aproveitadores e invasores.
Publicidade
Comente

Hoje em dia ter uma conexão sem fio de internet dentro de casa passou a ser praticamente obrigatório, um serviço que acabou ganhando tanta importância e presença como outros recursos, como a luz e a água, e também o telefone fixo, pelo menos até alguns anos atrás. O Wi-Fi permite que as pessoas consigam acessar a internet em diversos dispositivos móveis, incluindo os eletrodomésticos inteligentes.

Mantenha seu Wi-Fi seguro: confira dicas para proteger sua conexão.

Geralmente quando as pessoas instalam uma conexão privada, contratando os serviços de uma prestadora que consegue buscar o sinal que está correndo nos cabos da rua e levar até dentro da residência elas estão criando uma rede privada, que teria um alcance apenas dentro daquele ambiente e levando internet para os dispositivos dos moradores e das visitas.

Mas, com a proximidade das casas e dos apartamentos, o sinal de Wi-Fi muitas vezes acaba passando de um local para o outro. Neste caso, o sinal acaba não ficando restrito apenas dentro de casa, mas vazando para a rua ou então para a casa dos vizinhos. E isso pode acabar permitindo que pessoas que não estejam devidamente autorizadas tenham acesso ao sinal.

Publicidade

E isso pode acabar causando alguns problemas. Antes de entender melhor como é possível deixar a sua conexão Wi-Fi mais segura, é importante que os usuários médios tenham o devido conhecimento dos riscos aos quais eles estão expostos com este tipo de acesso.

Riscos em deixar o Wi-Fi desprotegido

Perda de potência de sinal

O primeiro problema quando existem muitas pessoas conectadas em uma mesma rede está muito mais relacionado a uma inconveniência do que um problema de segurança de uma forma geral. Isso faz com que o sinal se torne mais fraco. E isso pode levar a problemas de conexão, deixando serviços mais lentos, especialmente streaming e jogos.

Invasões

Já um risco maior é que esta rede acabe sofrendo com invasões, o que acontece quando pessoas que dominam assuntos relacionados a tecnologia e internet de uma forma geral acabam tendo acesso ao Wi-Fi. Dependendo do nível de conhecimento das pessoas, elas conseguem até mesmo ter acesso a informações sensíveis, além de, em alguns casos, também conseguir controlar determinados equipamentos.

Dicas para deixar o Wi-Fi mais seguro

Não utilize senhas fracas

Publicidade

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas não utilizem senhas que possam ser consideradas fracas e muito comuns. Também é importante se certificar que as pessoas mudem as senhas padrões que podem ser encontradas em determinados equipamentos, como os roteadores. Isso pode acabar se tornando uma brecha na segurança que pode ser facilmente vencida caso as pessoas não tenham os devidos cuidados.

Também é importante não utilizar dados que possam ser de conhecimento de outras pessoas de uma forma geral. Por exemplo, colocar a senha com o número da casa ou do telefone pode acabar se tornando um problema.

Utilize a função de rede invisível

Existe uma função que está presente na grande maioria dos roteadores mais modernos que se chama Service Set Identifier ("Identificador do Conjunto de Serviços" ou SSID). Basicamente ela acaba tendo como principal objetivo deixar uma rede “invisível”, fazendo com que o acesso a ela se torne muito amis difícil.

É possível acionar o "modo invisível" da rede pelo computador ou pelo celular, por exemplo. Com os aparelhos, é possível alterar essas e outras configurações. Veja no manual do seu modelo do roteador para saber como. Quando este recurso está ativo, as pessoas conseguem compartilhar a rede fornecendo diretamente o nome ou então apresentando o QR Code, disponível nos roteadores e nos dispositivos móveis.

Utilize o padrão de criptografia correto

Os padrões de criptografia utilizados basicamente são as tecnologias que permitem com que estes equipamentos mantenham a sua segurança, a partir do embaralhamento dos dados. Os protocolos mais indicados para os roteadores são os WPA2 ou WPA3. Os dois protegem a conexão sem fio e, ao mesmo tempo, escondem dados e preservam comunicações, além de bloquear aplicativos que tentam invadir o sistema.

Mantenha o equipamento sempre atualizado

É importante que o roteador seja sempre mantido atualizado, somente desta forma as pessoas terão certeza que os equipamentos vão conseguir aguentar ataques e ameaças que sejam mais recentes. Quando os equipamentos pertencem a operadoras de telefonia, normalmente essa atualização acontece de forma remota e periódica. Já quando o equipamento é de responsabilidade do morador da casa, pode ser que o processo de atualização tenha que ser feito por ele mesmo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: