Topo

Facebook completa 10 anos! Descubra os motivos de tanto sucesso

As melhores dicas, novidades da internet e redes sociais estão no ClickGrátis! A velocidade da internet brasileira aumenta 10% mas ainda é 84ª no mundo
Publicidade
Comente

Ao redor do mundo as pessoas estão cada vez mais dispostas a permitir que a internet ocupe grande parte de seus dias, e esse tipo de comportamento tem transformado o ambiente online em um verdadeiro universo paralelo, onde empresas surgem de todas as partes buscando conquistar a audiência dos usuários da grande rede.

A bem da verdade e a exemplo do que também acontece em negócios físicos, uma grande parcela das novas empresas que surgem no ambiente virtual acaba encerrando suas atividades ainda nos primeiros meses, ou no máximo nos primeiros anos de atuação, entretanto, uma minoria acaba vencendo barreiras, quebrando recordes, e se tornando ícones de sucesso na internet, e dentre estes, certamente se encontra o Facebook.

Facebook completa 10 anos! Descubra os motivos de tanto sucesso

facebook-10-anos

Publicidade

A rede social mais popular da atualidade, surgiu há dez anos em um dormitório de faculdade nos Estados Unidos, mas, em uma versão que não era sequer sombra do que se tornou ao longo dos anos.

Depois de supostamente tomar um fora de sua então namorada, Marck Zuckerberg se ocupou em criar uma espécie de Beta do que hoje é o Facebook, a ideia inicial do sistema criado pelo jovem de coração partido, era permitir que os alunos do campus tivessem uma ferramenta para avaliar as garotas da faculdade, entretanto, de maneira muito criativa o idealizador da rede social conseguiu ao longo dos anos tornar a ferramenta em algo muito mais promissor, que hoje consegue conectar mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do planeta.

Porque o Facebook mudou seu conceito? O que exatamente mudou?

Diante do sucesso inicial do projeto colocado no ar por Zuckerberg, o idealizador conseguiu reunir uma equipe em torno de um propósito maior, que era o de popularizar ainda mais aquilo que viria a se tornar uma rede social.

Publicidade

Sempre com certo senso de urgência, (conforme mostrado no filme “A rede social” que foi baseado na história do Facebook), Zuckerberg acabou de diversas formas percebendo que havia necessidade de melhorias em seu projeto, aplicando-se a implementá-las juntamente com sua equipe.

O conceito do Facebook foi mudando à medida que a rede social ia se popularizando e o próprio criador da rede ia percebendo as necessidades que as pessoas tinham, buscando sempre preencher as lacunas à época ainda pouco exploradas no ambiente online.

Onde se encaixou o novo conceito do Facebook

Quando a rede social foi criada por Zuckerberg em meio à ascensão da internet 2.0, algumas ferramentas sociais já existiam no ambiente virtual. De um lado havia o Twitter que oferecia o serviço de microblogging aos usuários, de outro, existiam os blogs que permitiam que os usuários fizessem postagens maiores e de forma mais dinâmica, foi em meio a esses dois extremos que o Facebook passou a ganhar força.

As pessoas passaram a perceber que o Facebook não limitava uma publicação em 140 caracteres como fazia o Twitter, e que também simplificava a maneira de se publicar uma postagem qualquer na rede social, e isso ajudou a impulsionar a popularidade da mesma.

Com o tempo Zuckerberg foi implementando novos recursos tais como, bate-papos, álbuns de fotos, possibilidades de compartilhamentos de arquivos, entre outros que visavam suprir uma necessidade dos usuários, algumas das quais, nem mesmo eles sabiam que tinham.

Não há mais nada a melhorar no Facebook?

Apesar de todas as evoluções observadas na rede social ao longo dos últimos dez anos, engana-se quem pensa que o Facebook não tem nada mais a melhorar, a rede social pode investir em uma melhor usabilidade, e até mesmo testar algumas mudanças em seu design especialmente no que diz respeito à linha do tempo.

Leia também:

O dinheiro é o rei?

Naturalmente quem possui uma audiência de mais de um bilhão de pessoas pode e deve procurar monetizar, entretanto, é preciso saber de que maneira fazer isso para que o “tiro não acabe saindo pela culatra”.

O Facebook tem oferecido ao mercado uma plataforma de anúncios patrocinados para empresas e quaisquer pessoas que desejam promover uma página, um produto ou mesmo um serviço, entretanto, o algoritmo dessa ferramenta precisa ainda de alguns ajustes para que consiga desempenhar bem seu papel.

No momento é muito comum que os usuários vejam em suas linhas do tempo ou na sidebar, alguns anúncios com assuntos que nem de longe condizem com os interesses dos mesmos, pelo que, a ferramenta precisa ainda evoluir nesse sentido, tanto para que os usuários não sejam incomodados com publicidades que não lhes interessam, quanto para que as empresas possam de fato direcionar suas campanhas especificamente para o público-alvo, otimizando assim os resultados.

Os desafios da rede social depois de 10 anos

Na internet tudo muda a uma velocidade impressionante, de modo que novas empresas surgem constantemente no setor, o maior desafio do Facebook diante deses panorama é conseguir manter-se inovando sem deixar escapar por entre os dedos as características originais que foram as responsáveis pela popularização da mesma.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: