Topo

Como funciona o AirBnb? O site é confiável?

Comente

Nos últimos meses, muito se tem falado a respeito do AirBnb, mas o que seria exatamente esse site? Seria ele confiável? Essas são duas das perguntas que boa parte das pessoas tem feito após conhecer a ideia da plataforma. Nesse artigo falaremos um pouco a respeito do serviço e no caminho responderemos essas e outras questões. Confira!

Informações importantes sobre a AirBnb

Fundada em 2008, a AirBnb, empresa com sede em São Francisco, na Califórnia, é considerada uma empresa confiável, no entanto, é preciso que o usuário saiba utilizar o serviço oferecido e tenha uma boa noção do que procurar no mesmo.

Na prática, o site é uma espécie de “agregador” de anúncios que conecta o proprietário de um espaço disponível para aluguel e uma pessoa que tem interesse no aluguel desse espaço.

E quando falamos “espaço”, estamos nos referindo não necessariamente a um imóvel completo, podendo ser, portanto, apenas uma parte dele, uma vez que muitos dos anunciantes do site disponibilizam até mesmo pequenos quartos e kitnets para aluguel.

Como Funciona o Airbnb?

Imagine que você deseja fazer uma viagem ao Canadá e em vez de alugar um quarto de hotel – o que por vezes pode sair mais caro do que o desejado – se depara com a possibilidade de alugar o quarto na casa de uma pessoa que tem um cômodo sobrando para receber visitas justamente na região que você pretende ir. Isso parece bom, certo?

Pois é justamente essa a ideia por trás do AirBnb. Ele traz anúncios de diversos proprietários (conhecidos como anfitriões) interessados em alugar um quarto, kitnet ou mesmo apartamentos inteiros para pessoas (hóspedes) que estão à procura de hospedagem durante a viagem.

O detalhe é que, depois da estadia, os hóspedes podem entrar no site para fazer uma avaliação da experiência que tiveram no lugar. Dessa forma, outras pessoas podem se interessar por alugar o espaço que possui melhor “reputação” no site do AirBnb.

Leia também:

O Airbnb É Confiável? Como Saber?

De modo geral, pode-se dizer que o AirBnb em si é um site confiável. Em todo caso, porém, é importante ressaltar que, por se tratar de um serviço que agrega ofertas de terceiros, ou seja, uma espécie de “classificado” (a grosso modo), é importante que o usuário em si saiba o que procurar e como encontrar os melhores anunciantes antes de fechar o negócio.

Isso quer dizer que, em meio a muitos anfitriões anunciando aluguel de espaços, é possível que haja sempre um ou outro menos sério no meio – muito embora, o AirBnb nutra uma política rígida que visa tornar cada vez menor a quantidade de anunciantes com esse perfil.

A dica, portanto, é procurar sempre os anfitriões mais confiáveis no destino desejado. A seguir você confere algumas dicas importantes para aumentar os riscos de um negócio bem-sucedido pelo AirBnb.

Dicas para usar o AirBnb

Como funciona o AirBnb? O site é confiável?

Nunca fazer pagamentos ou contatos fora da plataforma

O próprio AirBnb orienta que os usuários não façam contatos ou pagamentos fora da plataforma. Essa é a melhor maneira de se proteger as informações pessoais e evitar eventuais fraudes. Não por acaso, isso é basicamente uma regra de uso do serviço.

Se “efetuar pagamentos ou comunicar fora do Airbnb dificulta a proteção das suas informações e poderá expô-lo a fraudes e outros problemas de segurança”, destaca o site. Para entender melhor a regra bem como todo o funcionamento da plataforma, o melhor é ler com atenção os “Termos de Uso do Serviço”.

Fazendo os contatos e o pagamento pela plataforma do AirBnb, o repasse do pagamento ao anfitrião só é feito 24 horas depois da instalação do hóspede.

Atenção aos comentários

Conforme já sugerimos, prestar atenção nas avaliações dos usuários para um determinado espaço disponível para aluguel é uma excelente maneira de encontrar bons lugares para a estadia. O melhor, portanto, é prestar atenção na reputação de cada anfitrião e nos comentários de quem já se hospedou com ele.

Atenção à descrição e liberdade para perguntas

Por mais óbvio que isso pareça, muita gente se esquece de ler atentamente à descrição dos anúncios e acabam se equivocando na hora de fechar negócio. Dito isso, é importante ter atenção às informações do anúncio. Em caso de dúvida, o usuário tem total liberdade para fazer perguntas ao proprietário/anfitrião.

Contato com o proprietário antes da reserva

Antes de fazer a reserva no AirBnb, é importante que o usuário faça um contato com o anfitrião (sempre por meio do sistema de mensagens do próprio site) para se certificar das condições da hospedagem e/ou da reserva como um todo, bem como perceber se o anfitrião é alguém ativo no AirBnb – o que de certa forma indica se ele de fato se preocupa com sua reputação no serviço.

Fora tudo o que foi dito, estar sempre atento às regras e políticas da plataforma é de suma importância para quem deseja fazer bons negócios no AirBnb.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: