Topo

5 dicas para fazer detox digital e se desconectar do mundo online

Confira alguns benefícios que as pessoas podem sentir ao se manter desconectados um pouco.
Publicidade
Comente

Vivemos em um mundo, nos dias de hoje, que é difícil encontrar uma pessoa que esteja desconectada do planeta. Afinal de contas, basta estar com um smartphone para ficar conectado com o mundo através da internet. O que antes podia até mesmo ser chamado de um mundo paralelo, online e offline, hoje se confundem.

5 dicas para fazer detox digital e se desconectar do mundo online

São diversos os benefícios que essas tecnologias acabaram trazendo para a humanidade de uma forma geral. Mas a conexão 24 horas por dia também acabou trazendo algumas consequências para o dia a dia, algumas delas que ainda estão sendo compreendidas em relação ao impacto que elas possuem no desenvolvimento das pessoas como um todo. 

São diversos os estudos que estão sendo feitos em relação a forma como as pessoas estão se comportando neste mundo online. Por exemplo, de acordo com a Meltwater e a We Are Social, em 2022 os brasileiros passaram – em média – 572 minutos (9 horas e 32 minutos) conectados por dia.

Publicidade

E as redes sociais acabam sendo apenas uma forma que temos de nos mantermos conectados com tudo o que acontece no mundo. Mas pessoas ainda estão permanentemente alcançáveis, sejam pelas mensagens dos aplicativos, ligações de telefone, etc. E tudo isso, em muitos casos, também pode acabar trazendo alguns problemas. 

Muitos outros estudos que estão mais interessados no impacto e no efeito que a internet e as redes sociais acabam tendo na vida das pessoas indicam que essa conexão em tempo integral pode causar problemas como ansiedade, mudanças repentinas de humor, dificuldade para conseguir se concentrar em determinadas tarefas, redução da qualidade de sono, etc. 

Diante de tudo isso, um termo acabou surgindo e se tornou bastante famoso, que é o detox digital. Basicamente é quando as pessoas acabam deixando toda essa tecnologia de lado e acabam vivendo uma vida mais “offline”, como era antes do surgimento da internet. 

Publicidade

Para quem acha que pode buscar uma melhor qualidade de vida a partir desse tipo de prática, confira algumas dicas:

Comece com metas realistas

Antes de mais nada, é preciso criar metas que sejam consideradas como realistas para que isso aconteça, especialmente quando as pessoas se consideram grandes dependentes das redes sociais e da internet de uma forma geral. Comece se desconectando alguns momentos por dia, antes de partir para movimentos mais drásticos. Além disso, também pode ser interessante comunicar parentes e amigos mais próximos, pois hoje em dia este tipo de coisa é motivo de preocupação. 

Deixe o celular de lado enquanto faz coisas do dia a dia

Também é importante identificar alguns momentos em que o celular acaba sendo utilizado mas que ele poderia facilmente ser deixado de lado, já que a pessoa está fazendo alguma outra atividade. Por exemplo, durante as refeições, acabou se tornando um hábito para muitas pessoas utilizarem o celular. O problema é que isso até mesmo impede que o cérebro consiga assimilar o que está acontecendo. Estudos indicam que as pessoas tendem a comer mais, por exemplo, enquanto utilizam o smartpthone. 

Busque novas atividades

Pode parecer complicado buscar novas atividades que podem ser feitas em um mundo offline, mas elas existem e já existiam muito antes da chegada dos dispositivos móveis nas nossas vidas. Por isso, as pessoas podem acabar buscando algumas coisas que podem substituir  as atividades online, como exercícios físicos, meditação, pintura, jardinagem, caminhada ou corrida ao ar livre.

Evite as distrações

Um dos principais elementos que acabam fazendo com que as pessoas estejam o tempo todo no smartphone é o sistema de notificações. Eles acabam, em muitos casos, retirando a pessoa do que elas estão fazendo no mundo real e levando elas para o mundo online. Por isso, pode ser interessante ter um maior controle, desativando elas por um tempo e depois mantendo somente as que realmente são importantes. 

Estabeleça espaços e momentos livre de tecnologia

Para quem convive em família, especialmente com crianças e adolescentes, pode ser interessante criar determinados espaços e momentos livres da tecnologia, para que as pessoas consigam se concentrar com o que está acontecendo naquele momento., Por exemplo, a sala de jantar pode ser um espaço livre de tecnologia e internet, especialmente durante os momentos das refeições. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: