Topo

Placa-mãe: como escolher a melhor para o seu PC Gamer

Peça é fundamental para garantir o funcionamento dos demais componentes.
Publicidade
Comente

Com o acesso mais facilitado para as peças e componentes que são necessários para montar um computador completo, muitas pessoas estão preferindo criar as suas próprias configurações ao invés de comprar um PC pronto nas lojas. Mas é preciso tomar alguns cuidados na escolha do hardware, pois eles podem ser encontrados com diferentes características e configurações.

Placa-mãe: como escolher a melhor para o seu PC Gamer

Mesmo que o foco de quem esteja montando um PC para jogar esteja muito na placa de vídeo e nos processadores, um item que é considerado fundamental é a placa-mãe. Afinal de contas, todos os componentes estarão interligados por essa placa.

Pra não errar na hora da compra do componente, confira um guia rápido com alguns dos principais conceitos e informações que devem ser levadas em consideração na hora da compra. 

Compatibilidade com o processador

Publicidade

Antes de mais nada, é importante ressaltar que nem todos os modelos de placas-mães acabam serão compatíveis com todos os modelos de processadores. Como o chip acaba sendo a parte principal da máquina, antes de decidir o modelo da placa-mãe será preciso escolher o processador que vai ser o principal componente da máquina. 

 A compatibilidade é definida a partir do socket do processador, que é a conexão física entre as duas peças. Na medida em que os processadores vão sendo lançados em novas gerações, versões e marcas, a conexão física muda. Portanto, na hora de adquirir a placa-mãe, é fundamental conferir a lista de chips compatíveis. 

Formato da placa-mãe

Algo que pode causar uma certa estranheza para as pessoas que estão começando a pesquisar informações sobre peças e acessórios para o seu computador é perceber que existem diferentes formatos de placas disponíveis no mercado. Dentre as principais disponíveis atualmente estão ATX, MicroATX e Mini-ITX.

Publicidade

As mudanças no formato acabam determinando basicamente o tamanho e a quantidade de slots de expansão que estarão disponíveis. Elas também mudam em relação ao tamanho. Por isso é fundamental conferir as medidas para saber se elas ficarão como desejado dentro do gabinete.

Além disso, também será importante ter uma ideia de quantos slots serão necessários ao longo do tempo de uso da máquina, para que ela vá se tornando mais potente e evoluindo ao longo dos anos. Quanto mais slots, maiores serão as possibilidades, mas também maior ela será. 

Conectividade

Falando em slots de expansão, a conectividade, de uma forma geral, é muito importante para orientar o comprador para o modelo e placa-mãe mais recomendado. Nas especificações da peça, o recomendado sempre é verificar quais são os slots de expansão que estarão disponíveis, incluindo PCIe, M.2 e SATA. São eles vão permitir a conexão com placas de vídeo, SSDs e HDDs.

Todas as conexões devem ser compatíveis entre si, por isso será preciso verificar os dados para cada uma das compras. Na grande maioria dos casos a lista de especificações aponta quais são os modelos suportados pela placa-mãe dentro de cada categoria de software. 

Compatibilidade com a memória RAM

Uma compatibilidade que deve ser observada com mais cuidado e detalhes é a da placa-mãe com a memória RAM. Vai ser basicamente essa peça central que vai definir a quantidade máxima de memória RAM que a máquina vai suportar. E, para computadores gamers, é importante que a quantidade de RAM seja mais alta, para garantir um maior poder de processamento em menos tempo. 

Existem atualmente basicamente dois tipos de memória RAM, que são as DDR4 e DDR5, em relação a sua conexão. Além disso, a quantidade de RAM, independente do modelo do pente, será indicado pelo fabricante da placa. 

Confira os recursos adicionais

Muitas opções de placas-mães também contam com alguns recursos adicionais muito interessantes para a máquina que está sendo montada. Por exemplo, ter Wi-Fi integrado já ajuda a reduzir a quantidade de peças adicionais que vão precisar ser instaladas. Algumas placas também já contam com Bluetooth, áudio de alta qualidade e iluminação RGB.

É claro que quanto maior a quantidade de recursos adicionais, mais caro será a placa. Por isso, essa é uma solução basicamente de orçamento.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: