Topo

Natal 2013 e Ano Novo 2014: Um mês longe do álcool agora faz a diferença na saúde

Dicas de saúde, exercício, alimentação e notícias sobre bem-estar! Depois do Natal 2013 e Ano Novo 2014, passar um mês longe do álcool pode fazer a...
Publicidade
Comente

Com as festa de final de ano muita gente passa um pouco dos limites e acaba bebendo mais do que deveria. Em meio a tantas festividades com amigos e familiares nos mais variados lugares, por vezes, de fato, é difícil moderar-se a ponto de não abusar do consumo de bebidas alcoólicas, e é logo após esse momento que costumam surgir as promessas de ano novo.

As promessas mais comuns nesse período são as de parar de beber, ou ao menos reduzir a frequência e quantidade de bebida no novo ano, a fim de dar um descanso para o fígado. Apesar da boa intenção, nem sempre as promessas são cumpridas, entretanto, existem benefícios em evitar o consumo de bebidas alcoólicas especialmente nos primeiros meses após ter abusado de mais.

Em determinados Países como o Reino Unido, por exemplo, existe uma tradição chamada de Janeiro seco que prevê um mês sem que haja o consumo de álcool, uma atitude madura que produz grandes efeitos.

Natal 2013 e Ano Novo 2014: Um mês longe do álcool agora faz a diferença na saúde

um-mes-sem-beber-faz-diferenca-saude

Publicidade

Um terço das mortes no Reino Unido são ocasionadas pelo abuso de bebida alcoólica, pensando nisso, uma equipe da própria revista New Scientist decidiu fazer o experimento para verificar se pelo menos um mês de abstinência causaria algum beneficio para a saúde. O estudo da equipe da revista foi acompanhado pelo médico Rajiv Jalan, do Instituto do Fígado e Saúde Digestiva da Faculdade de Medicina da Universidade de Londres, mesmo com um numero reduzido de pessoas para o experimento, o médico acredita que a pesquisa mostra o caminho de que a abstinência é capaz de trazer benefícios a curto prazo.

O teste foi feito da seguinte forma: Toda a equipe foi submetida a uma bateria de exames, em seguida, dez dos integrantes fizeram abstinência do álcool por 5 semanas, sendo que 4 da equipe mantiveram sua rotina normal. A esse período de experimento toda equipe repetiu os mesmos exames feitos no inicio da pesquisa.

Publicidade

Leia também:

Resultados da pesquisa

Os resultados dos exames da equipe que ficou em abstinência foi satisfatório, a quantidade de gordura caiu em média 15% sendo que esse valor não foi idêntico para todos os participantes, alguns chegaram a registrar redução em 20%, e esse não foi o único diferencial. O nível de glicose também caiu em média 23%, na contagem total a taxa de colesterol obteve a redução de 5% e apenas com a abstinência os participantes perderam 1,5 kg. O grupo de participantes que continuou com a rotina normal não registrou nenhuma alteração significativa nos exames realizados.

Alerta

Não tem ainda como prever qual a duração dos benefícios que a abstinência por 5 semanas pode dar aos indivíduos.

Vale ressaltar também que, mesmo que o resultado tenha sido apresentado por um numero pequeno de pessoas, é muito consistente para pode apresentar como justificativas em estudos ainda maiores.

Os especialistas alertam que os benefícios que um curto período de abstinência causa nas pessoas, não é motivo suficiente para que as pessoas bebam sem moderação por 11 meses e façam abstinência por um mês apenas. O objetivo do estudo é motivar as pessoas a não beberem tanto, mostrando que abster-se desse tipo de bebida pode proporcionar enorme benefício a longo prazo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: