Topo

Dicas de saúde para os homens

Dicas de saúde, exercício e alimentação. Notícias sobre medicina, bem-estar e saúde! Tire suas dúvidas de como homens e mulheres devem cuidar da saúde
Publicidade
Comente

Em se tratando de saúde, os homens são, por natureza, mais relapsos que as mulheres, de modo que, por vezes, acabam adiando uma consulta médica até as últimas consequências, uma atitude que só produz malefícios.

Uma pesquisa feita pelo Centro de Referência da Saúde do Homem, revelou que mais de 60%  dos homens considera constrangedor ir procurar ajuda médica quando os primeiros sintomas de uma doença aparece, e dessa forma a maioria dos homens foge da primeira consulta usando desculpas como falta de tempo ou dinheiro para cuidar da saúde.

Mesmo com todas as campanhas de conscientização existentes na mídia na atualidade, a maioria dos homens ainda tem uma preocupação com a perda de masculinidade com alguns exames ou pelo simples fato de admitir que está doente ou que sente algum tipo de dor.

Publicidade

Com esse tipo de pensamento, muitos homens acabam sendo diagnosticados tardiamente quanto a algum tipo de enfermidade grave, o que torna o tratamento muito mais difícil, além do que, acaba com as chances de cura em determinadas situações, algo que poderia ser evitado com um diagnostico precoce através de exames preventivos.

Pensando na importância desse tema, traremos na sequência as principais dicas para que os homens repensem suas prioridades quanto à saúde e entendam a real necessidade de se manter o mais protegido possível contra enfermidades e fatalidades.

Dicas de saúde para os homens

dicas-de-saude-para-homens

Dicas de exames preventivos para os homens

Urologista

Publicidade

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o urologista também é médico de jovens e não apenas de homens com mais de 40 anos. É muito importante que os jovens que ainda não se tornaram sexualmente ativos, façam uma consulta ao urologista para retirar algumas dúvidas e receber orientações de como cuidar da saúde.

Auto exame dos testículos

O auto-exame nos testículos deve ser realizado mensalmente para que se tenha um diagnostico precoce a respeito de alguma patologia ou alteração nessa região, que podem ser tanto do tipo câncer, quanto do tipo mais simples no caso das varizes testiculares. O exame dever ser feito por homens de 15 a 35 anos após o banho e se dá através de leves apalpações nos testículos.

Exame de próstata

O câncer de próstata está entre as doenças que mais matam homens no mundo, e trata-se de algo que pode ser evitado a partir de um diagnostico prévio realizado no exame feito via toque retal e sangue após os 40 anos de idade, vale ressaltar que se faz necessário a repetição do exame anualmente. O diagnóstico precoce evita que o paciente seja submetido a tratamentos invasivos, podendo até mesmo ser curado, dependendo do estágio da enfermidade.

Disfunção sexual

A disfunção sexual pode ser evitada praticando regularmente exercícios fisicos, dessa forma o homem se sente mais forte e, consequentemente, com sua autoestima elevada, tornando-se assim também melhor em relação à prática sexual. Vale ressaltar que evitar o tabagismo e ter uma alimentação saudável também contribui para uma vida sexual saudável.

Leia também:

Hidratação é fundamental

Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia diminui os riscos de formação de cálculos renais, além de hidratar o corpo e deixar a pele e cabelo mais saudável e bonito.

Não ignore os primeiros sintomas

Não ignore os primeiros sintomas de doença que seu corpo emite, pode parecer algo bobo, mas não tire suas próprias conclusões achando que será um problema passageiro, procure ajuda médica.

Se você está com dificuldade para urinar, sangramento, perda de libido ou dores locais, esse pode ser sinal de que há algum problema de saúde. Se sentir alguns desses sintomas ou outros similares não ignore nem opte pela automedicação, ainda que com remédios caseiros, pois isso pode agravar o problema.

Prevenção de doenças

Jamais deixe de usar camisinha em suas relações sexuais, mesmo que seja diante de uma única parceira fixa, lembre-se que DST’s não é o único possível problema em uma relação, pelo que, pode acabar ocorrendo uma gravidez indesejada. Converse com sua parceira abertamente sobre o sexo e sobre o que você sente, um dialogo aberto é muito importante para a aproximação do casal e para que a prática sexual seja saudável e prazerosa para ambos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: