Topo

Mães empreendedoras buscam cursos profissionalizantes

Publicidade
Comente

Hoje em dia mulher trabalhando não é nenhuma novidade. Diferente do que acontecia há décadas atrás, as mulheres da atual sociedade estão totalmente inseridas no mercado de trabalho, e ainda lutam para conseguir alcançar os mesmos tratamentos que os homens possuem dentro do ambiente profissional. E as mulheres ainda enfrentam um desafio extra: o momento da gestação.

É muito comum as mulheres que recebem a notícia da chegada do seu primeiro filho e que estão trabalhando, contando com os benefícios das leis de seguro maternidade que dá o direito para que elas se afastem do trabalho, recebendo o seu salário normalmente, para conseguir ter o seu filho com tranquilidade e segurança. Mas o maior desafio que elas enfrentam está na retomada do seu trabalho. Não é incomum escutarmos histórias de mulheres que saem de licença maternidade e acabam sendo demitidas no retorno, ou elas mesmo acabam se demitindo por não conseguir conviver com o trabalho e mais a vida de mãe de primeira viagem.

Neste cenário, também aparece com mais força a figura das mulheres empreendedoras. A ideia é aproveitar o momento que precisam se afastar do trabalho para colocar em prática alguma ideia que tenha tido ao longo da sua carreira mas que acabou não conseguindo vir à tona. Além disso, abrindo o seu próprio negócio as mulheres também conseguem ter mais tempo e também mais autonomia para conseguir cuidar dos seus filho e das suas crianças.

Publicidade

O Brasil é um País de empreendedores, e isso já foi confirmado por dezenas de estudos e pesquisas que foram feitas aqui e em outros países do mundo. O Brasil já liderou diversos rankings quando o assunto era abertura de novas empresas. Mas também lidera rankings não tão positivos assim, como os que apontam que o Brasil possui o maior índice de fechamentos e aberturas de empresa no mundo.

De acordo com especialistas, o motivo é falta de conhecimento do mundo empresarial e das tarefas de um empreendedor. Os brasileiros possuem muita força de vontade, mas muitas vezes a falta de instrução do que deve ser feito para que um negócio prospere acaba fazendo com que tudo desmorone. Por isso, as buscas por cursos são fundamentais para quem está pensando em começar uma nova empresa. E grande parte das mães que estão prestes a realizar os seus sonhos do negócio próprio já perceberam isso e partem para os cursos como forma de aprender a dar uma forma para o seu negócio.

Iniciativas criam redes de conhecimento

maes-empreendedoras-cursos-profissionalizantes
Algumas mães perceberam que este era um nicho que poderia ser explorado, o de apoio as mulheres que conseguiram tomar a iniciativa de abrir a sua própria empresa, mas que estão um pouco perdidas em relação ao que deve ser feito. Um exemplo foi uma mãe que acabou montando um blog com o objetivo de aproximar as mães que queriam apoio na abertura de um negócio próprio e que acabou se tornando consultora e também professora de cursos na área.

Uma outra iniciativa muito interessante que foi criada em Curitiba se chama Maternarum, que tem como principl objetivo fortalecer o empreendedorismo materno. O projeto, lançado há 14 meses, oferece cursos à mães que têm o próprio negócio, com temas como microcrédito (com um especialista da Caixa Econômica Federal), marketing e elaboração de planos de negócios, mídias sociais e fotografia de produtos.

Publicidade

E o mais interessante deste projeto é que as mães podem levar os filhos para a sala de aula, e assim não precisam ter custos extras, já que muitas não possuem alguém que possa ficar com as crianças.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: