Topo

Apps facilitam a vida de quem quer vender ou comprar um carro

3.50 / 5 - 2
Comente

Vender ou comprar um automóvel pode ser um processo bastante trabalhoso, demorado e estressante. Ir até uma concessionária ou revendedora, procurar por um modelo do seu agrado entre os vários disponíveis, pesquisar preços são alguns dos empecilhos. Mas isso está mudando: hoje a Internet pode lhe auxiliar na tarefa de comprar o sonhado carro próprio ou vender aquele veículo parado na garagem – e não somente em sites, mas agora também através de aplicativos.

Apesar de nos últimos anos o mercado automotivo ter vivido uma expansão, atualmente a venda de veículos novos vem caindo enquanto os seminovos e usados ganham espaço. Este ano, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), houve um aumento de 5% da venda de seminovos e usados nos cinco primeiros meses do ano, em comparação ao ano passado. E os preços vêm caindo. Dentro desse cenário de retomada das vendas de usados, uma forma prática e fácil de adquirir um automóvel é através da Internet, em sites que são espécies de “classificados” online. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, em pareceria com a empresa Netpop Research, com 826 pessoas que adquiriram um carro nos últimos 12 meses no Brasil, 95% delas utilizavam a Internet para pesquisar sobre veículos. Em 2009 esse percentual foi de 71%.

app android tablet - divulgação

Fonte: Divulgação

Nesse panorama, os sites que visam ligar o consumidor com o negociante ganham cada vez mais atenção e público. Esse é o caso do Salão do Carro, que integra o conteúdo de um guia automotivo com portal de compra e venda de automóveis, sendo um dos maiores do Brasil. O site disponibiliza espaço para que anunciantes ofereçam seus veículos e para que compradores possam pesquisar, tudo de forma gratuita. “Oferecemos, por meio de uma interface simples e fácil de usar, a opção da pessoa anunciar seu carro para milhões de pessoas na internet. Ou ainda, do outro lado, quem quer comprar um carro tem a opção de ver ofertas de todo o Brasil, filtrando exatamente pelo modelo desejado”, explica Ciro Feitosa, co-fundador e CEO do portal. Além disso, o guia oferece conteúdo diário para quem é amante do mundo automotivo e semanalmente são compartilhados testes e avaliações especiais, já registrando mais de 20 mil anúncios de carros e cinco milhões de acessos por mês.

Ainda segundo a mesma pesquisa feita pelo Google, 12% das buscas relacionadas a automóveis no Brasil são feitas através de aparelhos móveis, como celulares e tablets. Portanto, com o objetivo de trazer ainda mais praticidade para seu público, o Salão do Carro lançou um app gratuito para as plataformas Android, iOS e Windows Phone. No embalo do crescimento da venda deste tipo de aparelhos, bem como a popularização das redes móveis de acesso à Internet, o projeto já tem grande aceitação. “Hoje contamos com apps para todas as principais plataformas mobile, tendo sido registrado mais de cinco mil downloads na primeira semana que o aplicativo ficou no ar. Já tivemos mais de oito mil propostas em dois meses, tornando o serviço realmente eficaz e promissor”, ressalta o CEO. O app é uma extensão do portal, permitindo ao usuário utilizar várias das suas funções mesmo quando está longe do computador. “Por meio do aplicativo, é possível anunciar ou comprar um carro instantaneamente, ver a Tabela de Preços FIPE atualizada mensalmente que inclui gráficos de desvalorização e histórico de preços, ou ainda ler a Revista Eletrônica com conteúdo diário sobre o mundo automotivo”.

Com o avanço da tecnologia, as empresas precisam aproveitar da melhor forma possível os espaços online existentes. Relacionar-se com o seu público alvo, ter visão empreendedora, elaborar ferramentas úteis e sites com qualidade na web são algumas das ações que podem ajudar um negócio a ter sucesso na Era da Internet.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: