Topo

Como liberar espaço no telefone Android: confira 5 dicas.

Como liberar espaço no telefone Android: confira 5 dicas.
Publicidade
Comente

Um dos grandes problemas enfrentados pelos usuários dos smartphones dos dias de hoje, especialmente daqueles telefones que são vendidos dentro de uma categoria de intermediário e que costuma ter uma quantidade menor de memória interna disponível, é justamente essa falta de espaço para o armazenamento de dados.

Como liberar espaço no telefone confira 5 dicas.

E isso acontece pelos mais variados motivos. Como as pessoas utilizam cada vez os seus telefones no dia a dia, isso faz com que acabem sendo criados diversos arquivos digitais, que vão sendo, em muitos casos, mantidos no telefone. Alguns destes arquivos realmente são importantes, como vídeos, fotos e músicas. Mas também existem alguns arquivos gerados pelos app e que nem sempre são úteis para os usuários, mas que ocupam o espaço mesmo assim.

Confira algumas dicas que costumam funcionar para quem precisa liberar espaço de armazenamento nos telefones com sistema operacional Android:
Remova apps que não estão sendo utilizados

Um dos primeiros passos que os usuários devem realizar é o desapego com relação aos aplicativos que não estão sendo utilizados. Muitas pessoas acabam instalando os mais variados tipos de apps no impulso, e simplesmente não utilizam os mesmos. Mas, além de ocupar espaço, muitos seguem sendo atualizados com o passar do tempo, o que faz com que existam mais arquivos sendo armazenados no telefone.

Publicidade

As versões atuais do Android contam com sistemas nativos que avaliam como os apps estão sendo utilizados, inclusive indicando aqueles que não são acessados há mais tempo, para que as pessoas saibam quais podem ser removidos. Acesse a opção Aplicativos, dentro de Configurações, para acessar essas ferramentas.

Limpar arquivos da galeria

A galeria do telefone geralmente acaba tendo alguns dos arquivos mais pesados do telefone, que são as fotos e também os vídeos que os usuários fazem com o seu telefone. As versões mais atuais do Android também contam com opções nativas que fazem uma avaliação completa do tamanho dos arquivos, apontando aqueles que são os maiores. A dica, nestes casos, é utilizar algum serviço de nuvem para garantir que os arquivos sejam enviados em forma de cópia. Desta forma, ele pode ser eliminado da galeria, liberando espaço no telefone mais sendo mantido para o usuário.

Limpe o cache

O cache do telefone é um local onde vão sendo armazenados os mais variados arquivos temporários que vão sendo gerados na medida em que as pessoas vão utilizando os seus telefones. Eles podem ser criados tanto pelos aplicativos como também pelas páginas de internet acessadas pelos navegadores. Mesmo que eles, de forma individual, tenham um tamanho pequeno, com o passar do tempo podem ir sendo acumulados e pesar na memória.

Publicidade

Os dados de cache podem ser liberados em cada um dos aplicativos instalados, sendo que o mais recomendado é limpar daqueles que são mais utilizados, como as redes sociais. Essas opções também podem ser encontradas dentro do Menu de apps nas configurações.

Mande todos os conteúdos dos WhatsApp para nuvem

Uma das portas de entradas de arquivos nos smartphones home em dia é o WhatsApp, que acabou se tornando o mensageiro mais utilizado pelos brasileiros. Com ele acaba sendo muito fácil receber e enviar os mais variados tipos de arquivos. E mesmo que o app tenha um sistema que comprime os dados, eles vão pesando se não houver um gerenciamento. Uma dica é ativar a opção que envia os dados para a nuvem de forma automática.

Para salvar todos os dados do WhatsApp na nuvem, basta ir em Configurações > Conversas e chamadas > Backup de conversas. Nessa janela, além de um enorme botão verde dizendo Fazer backup, você também pode configurar a periodicidade do backup (diário, semanal ou mensal), a conta em que o backup será realizado, e o tipo de conexão.

Monitore pastas pesadas

Uma boa forma de ir controlando a quantidade de arquivos muito pesados que vão sendo armazenados no telefone é monitorar as pastas nas quais eles costumam ser armazenados. Existem alguns apps que ajudam muito nesta tarefa, como é o caso do ES File Explorer e o Disk Usage & Storage Analyzer. Ambos podem fazer uma análise completa do telefone, para buscar justamente as pastas que acabam guardando os arquivos mais pesados.  


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: