Ainda neste ano de 2024 diversos smartphones devem começar a receber a nova versão do sistema operacional Android, que será o 15. O anúncio oficial das novidades aconteceu ainda no primeiro semestre do ano, durante a tradicional conferência do Google I/O, destinada apenas para profissionais que trabalham com desenvolvimento.
Agora, na medida que o 2º semestre do ano se aproxima, o lançamento do sistema operacional fica mais perto. Em um primeiro momento, os smartphones mais recentes devem acabar recebendo a novidade primeiro, mas isso sempre depende de acordo com a marca, já que a maioria delas precisa adaptar o Android para sua própria distribuição.
O Android 15 terá uma série de novos recursos que devem impactar a forma como as pessoas utilizam os seus smartphones. Muito do que foi adiantado como recurso novo acaba seguindo basicamente o que começou a ser introduzido com o Android 14, especialmente um maior foco nas possibilidades de Inteligência Artificial que podem ser exploradas no telefone.
Confira algumas das principais novidades que chegarão aos smartphones que vão receber a atualização do Android 15:
Proteção contra roubo
Os smartphones mais modernos, de uma forma geral, já possuem uma grande quantidade de recursos nativos que acabam sendo utilizados em casos de perda ou de roubo do telefone, tentando proteger ao máximo os dados dos usuários e também fornecendo ferramentas que permitam com que ele seja localizado. Mas a ideia do Android 15 é acrescentar recursos de Inteligência Artificial nesta proteção.
O telefone terá um tipo de bloqueio para que os criminosos não consigam, fazer a redefinição de fábrica sem a senha do usuário. Outro recurso será a inclusão de um espaço privado que deixará os aplicativos ocultos, sendo acessados somente através de senha.
Determinadas operações poderão ser configuradas para que sejam exigidas uma autenticação dupla. Ou seja, se os bandidos tiverem a senha e tentarem alterá-la ou desabilitar os recursos antirroubo, também será preciso utilizar a biometria.
A contribuição da Inteligência Artificial deve ser utilizada para bloquear automaticamente o telefone a partir do momento que ele detectar algum movimento que possa ser interpretado como um roubo. O sistema vai utilizar dados coletados pelo acelerômetro do telefone também.
Mais recursos para as redes sociais
A Google segue seus esforços para fazer com que o sistema operacional Android consiga apresentar uma melhoria significativa nas imagens postadas nas redes sociais, tentando bater de frente com o iPhone neste quesito. A nova versão do sistema operacional promete mais recursos nativos de câmera diretamente nestes aplicativos.
Os apps das redes sociais vão conseguir acessar APIs e recursos de sistema buscando as melhores configurações e fornecendo mais controle, como mudança na intensidade do flash.
Melhor desempenho das baterias
As baterias dos telefones com este novo sistema devem ser otimizadas através de ajustes feitos no Android Dynamic Performance Framework (ADPF). As mudanças deverão ser sentidas de uma forma mais efetiva pelas pessoas que utilizam seus smartphones para jogar, mas elas também poderão beneficiar a utilização de outros aplicativos que consomem mais recursos.
Quando os usuários estiverem jogando ou utilizando estes aplicativos, por exemplo, o Android vai conseguir gerenciar melhor o estado térmico do smartphones e o uso da CPU e da GPU.
Proteção de tela compartilhada
Um novo recurso para proteger dados e informações do usuário enquanto ele estiver compartilhando a sua tela ou fazendo algum tipo de gravação. Os usuários vão conseguir fazer este tipo de operação escondendo detalhes como a barra de status do telefone ou ainda configurar para que as notificações não apareçam na tela também. Senhas e dados marcados como sigilosos também deverão ser automaticamente reconhecidos e escondidos.
Google Maps com RA
Alguns aplicativos nativos do Google também deverão receber algumas importantes melhorias com a chegada do Android 15. O Maps, por exemplo, deve começar a utilizar, de uma forma mais orgânica, uma série de possibilidades de Realidade Aumentada. Os usuários poderão apontar a câmera do seu telefone para começar a destacar informações relevantes sobre a rua ou sobre um determinado estabelecimento.
Comentários (0) Postar um Comentário