De tempos em tempos surgem novas plataformas e serviços de comunicação que acabam sendo muito utilizados pelos mais jovens. E muitos deles acabam sendo vistos com maus olhos pela comunidade de uma forma geral. Atualmente o Discord acabou se tornando a “bola a vez”.
Basicamente é um serviço de comunicação que permite com que as pessoas conversem em tempo real, utilizando tanto canais de texto quanto de áudio. Ele se tornou bastante utilizado pela comunidade gamer, se tornando uma solução de comunicação em tempo real para os jogos online.
Mas atualmente existem os mais variados tipos de servidores e de canais disponíveis no Discord. O grande problema apontado por quem acredita que o Discord deveria ser banido é a falta de moderação. E isso acaba fazendo com que o sistema possa ser utilizado não apenas por quem possui boas intenções, mas também para o cometimento dos mais variados tipos de crimes.
Um dos casos mais emblemáticos envolvendo o Discord no Brasil acabou sendo o ataque na Escola Estadual de Sapopemba, em São Paulo. A polícia acabou descobrindo que o atirador acabou sendo incentivado e orientado dentro de um servidor da comunidade.
Para quem deseja apenas aproveitar as ferramentas de comunicação que o Discord oferece, confira algumas ficas para utilizar a plataforma com sabedoria.
Controle quem pode entrar em contato
O Discord conta com ferramentas de privacidade que permite com que cada um dos usuários defina quem pode enviar solicitações de amizade e mensagens de uma forma geral. Essa opção pode ser encontrada dentro do menu “Privacidade e segurança”, na engrenagem no canto inferior esquerdo. Existem três níveis de privacidade que podem ser definidos: filtrar todas as mensagens diretas, filtrar mensagens diretas de desconhecidos ou não filtrar mensagens diretas.
Bloqueie usuários
Uma outra ferramenta sempre muito importante que deve ser utilizada em qualquer sistema de comunicação é o bloqueio dos usuários que podem ser considerados como indesejados. Sempre que um determinado usuário acaba sendo bloqueado ele deixa de ter acesso aos status e também as atividades daquele usuário de uma forma geral. Para fazer isso, basta clicar com o botão direito na imagem do perfil do usuário e escolher a opção “Bloquear”. Os usuários também encontram uma opção, dentro do menu, com a lista completa de todos os bloqueados.
Avalie não utilizar foto real de perfil
Para aumentar a privacidade dentro da plataforma, especialmente quando o usuário for menor de idade, pode ser interessante não utilizar uma foto de perfil e optar por algumas outras formas de identificação, como um GIF, por exemplo. Para alterar a imagem, clique no seu nome de perfil e selecione o ícone de edição (lápis) localizado no canto superior direito. Na aba "Perfil", clique na sua foto atual e selecione a opção "Mudar avatar". Você pode optar por enviar uma imagem do seu computador ou escolher um GIF. Mesmo que a pessoa opte por utilizar uma foto real, pode ser interessante não utilizar a mesma imagem que está disponível em outras redes sociais.
Nunca compartilhe dados pessoais
Essa é uma regra de ouro que deveria valer para todos os usuários de qualquer plataforma online, mas que muitas vezes acaba sendo deixada de lado. É fundamental não compartilhar qualquer tipo de dado pessoal dentro do Discord, especialmente com usuários desconhecidos ou dentro de servidores ou canais que possuem uma grande quantidade de participantes. Dentre as informações mais sensíveis que devem ser protegidas na plataforma estão endereço, números de telefone, senhas e contas bancárias. É importante cuidar também dos dados informados na biografia pública.
Cuidado com os links suspeitos
O Discord é uma plataforma de comunicação que permite o envio de conteúdos nos mais variados formatos. E os canais, servidores e bate papos privados aceitam também o envio de links, que podem inclusive serem abertos diretamente com apenas um clique. O problema é que estes links podem acabar se tornando bastante perigosos, uma vez que podem levar os usuários para algum tipo de serviço e código malicioso. Por isso, é muito importante evitar clicar em qualquer um destes links desconhecidos.
Denuncia sempre
O Discord é uma comunidade, e isso significa que os usuários também devem assumir a responsabilidade peloo que acontece neste espaço. Cabe aos usuários, sempre, denunciar qualquer tipo de conteúdo que possa ser considerado como impróprio e que viole as diretrizes da comunidade como um todo.
Comentários (0) Postar um Comentário