Topo

Vai começar o Ensino Médio? Confira dicas para aproveitar ao máximo esse período

Etapa é marcada por diversas mudanças e preparação para a vida adulta.
Publicidade
Comente

O Ensino Médio é uma etapa fundamental no processo educacional de todos os jovens. Além de ser o ciclo que aprofunda os conhecimentos, ele prepara os estudantes para a vida adulta. Mas nem sempre os jovens conseguem aproveitar essa oportunidade como gostariam, até mesmo pela falta de maturidade, o que acaba sendo uma característica da idade.

Vai começar o Ensino Médio? Confira dicas para aproveitar ao máximo esse período
Créditos: Divulgação

Apesar de os jovens dos dias de hoje terem que lidar com uma série de desafios que não eram os mesmos de seus pais e avós, o acesso à informação pode acabar facilitando bastante para quem consegue utilizar bem a era digital. E, com isso, alguns jovens podem chegar a esse momento já com uma ideia e uma perspectiva um pouco mais madura.

Para quem já está um pouco mais preocupado com essa etapa e deseja aproveitar ao máximo, confira algumas dicas interessantes para viver o Ensino Médio de uma forma intensa e tirar o máximo dessa etapa.

Chegue ao Ensino Médio com metas claras

Publicidade

Antes de mais nada, será um grande diferencial para os jovens que já chegam ao Ensino Médio com algumas metas claras e estabelecidas. O desempenho acadêmico sempre deve ser prioridade, mas os alunos também já podem aproveitar o Ensino Médio para conhecer algumas áreas profissionais ou então se destacar em uma determinada matéria ou em um esporte para obter oportunidades.

Ao chegar ao 1º ano do Ensino Médio com algumas metas, mais cedo ele poderá direcionar sua atenção para conseguir chegar lá mais rápido.

Tenha uma rotina de estudos

Caso uma das metas seja entrar em uma faculdade concorrida no final do Ensino Médio, pode ser interessante já começar definindo uma rotina um pouco mais intensa de estudos. Isso poderá até mesmo fazer com que os alunos aproveitem esse tempo e evitem perder um ou dois anos adicionais estudando.

Publicidade

Para obter uma excelente nota no ENEM ou ser aprovado em um vestibular próprio, será preciso uma dedicação que deve ir além daquela da sala de aula. E, quanto mais cedo os jovens entenderem isso, mais preparados eles estarão para as provas decisivas que terão que enfrentar ao final da etapa.

Tenha uma postura ativa na sala de aula

Esqueça aquela ideia equivocada das redes sociais de que é feio e errado os alunos demonstrarem interesse e participarem, de uma forma efetiva, das mais variadas atividades propostas dentro da sala de aula. Quanto mais ativamente o jovem conseguir se envolver com os professores, com as atividades e com a comunidade escolar de uma forma geral, melhor será a sua experiência no Ensino Médio.

É muito comum, inclusive, que surja uma certa ideia de arrependimento nos jovens adultos assim que eles deixam esse ambiente escolar justamente por não terem conseguido aproveitar como poderiam. Esse envolvimento ainda ajuda a estabelecer ligações mais fortes tanto com os professores quanto com aqueles estudantes que realmente poderão ajudar no futuro.

Participe das atividades extracurriculares

Uma das características do Ensino Médio é que ele normalmente proporciona aos estudantes uma série de atividades extracurriculares muito interessantes e que podem ajudar nos mais variados aspectos da jornada de estudos dos alunos. Elas ajudam principalmente a enriquecer o currículo e farão diferença no momento em que os jovens tiverem que começar a procurar pelo seu primeiro emprego, sem nenhuma experiência profissional anterior.

Caso a escola onde os alunos estejam fazendo o Ensino Médio não tenha uma boa estrutura destinada à oferta de atividades extracurriculares para os estudantes, os jovens podem buscar alguns caminhos. Existem diversas ONGs e instituições que oferecem a oportunidade de os adolescentes participarem de atividades fora do espaço escolar.

Desenvolva competências sociais

Tão importante quanto aprender todo o conteúdo das matérias que fazem parte do currículo básico do Ensino Médio é aproveitar esses anos para desenvolver as competências sociais, que serão fundamentais para a vida adulta.

É durante essa etapa, normalmente, que os jovens acabam tendo que lidar, pela primeira vez em suas vidas, com situações de resolução de conflitos ou nas quais terão que enfrentar seus medos em relação a determinadas situações, como falar em público. Fugir disso durante o Ensino Médio pode acabar tendo um preço caro quando essas habilidades forem exigidas fora de um ambiente controlado, como o escolar.

Aprenda um idioma estrangeiro

O Ensino Médio também pode acabar sendo o momento ideal para que os jovens consigam se dedicar a aprender coisas que serão muito importantes para suas vidas, como um idioma estrangeiro. O inglês continua sendo a segunda língua mais procurada no mercado de trabalho, e muitas escolas possuem programas e atividades extras focadas nesse tipo de conteúdo.

Mas, caso a escola não tenha esse tipo de programa, pode ser interessante buscar recursos extras, como cursinhos presenciais e on-line que possam ser feitos paralelamente ao Ensino Médio.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: