Topo

Física no Enem: Confira 7 dicais para mandar bem na prova

Crie seu guia de estudos com base nos assuntos mais cobrados neste exame.
Publicidade
Comente

Muitos estudantes acabam aproveitando o começo do ano para iniciar uma longa maratona que será a sua preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Existem aqueles que fazem a opção de participar do exame logo ao final do 3º ano, fazendo uma revisão das matérias junto com os estudos do conteúdo deste último ciclo, mas também existem aqueles que preferem concluir o ciclo básico de estudos para, só então, focar no  Enem.

Física no Enem: Confira 7 dicais para mandar bem na prova

Dentre todas as disciplinas apresentadas aos estudantes ao longo do Ensino Médio e que acaba sendo cobrada nas provas do Enem, a física é uma das que mais acaba colocando medo nos alunos. Afinal de contas, é uma área extremamente complexa, que reúne diversos conhecimentos da área da matemática sendo aplicada em todos os fenômenos naturais que podem ser encontrados em nosso planeta.

É uma matéria bastante ampla, que muitas vezes nem sempre os estudantes de ensino médio conseguem passar por todo o conteúdo previsto para essa etapa do ensino, especialmente os que cursam nas instituições públicas, que geralmente são aquelas que encontram maiores dificuldades.
Confira 7 dicas para criar um guia de estudos eficiente focado na prova de física do Enem:

Dê preferência para os assuntos que mais caem

Para os alunos que encontram um pouco mais de dificuldade na física de uma forma geral ou ainda paras quem decide começar a estudar em um tempo mais próximo da prova, a dica é dar preferência para queles assuntos que mais costumam ser cobrados na prova, tais como:

  •     Acústica;
  •     Resistores;
  •     Energia, trabalho e potência;
  •     Calorimetria;
  •     Impulso, quantidade de movimento e análise dimensional;
  •     Forças magnéticas, indução e fluxo;
  •     Geradores, receptores, capacitores e leis de Kirchhoff;
  •     Refração e lentes;
  •     Instrumentos ópticos e óptica da visão;
  •     Interferência.

Não pule os conceitos

Publicidade

Entender os conceitos básicos da física é o mais importante para evitar que as pessoas caiam na armadilha de decorar apenas fórmulas que podem facilmente serem esquecidas no momento em que eles devem responder as perguntas. Para isso, é muito importante prestar atenção nesta parte teórica e conferir apostilas e vídeos que ajudam exemplificando a parte mais teórica.

Relacione os conteúdos no dia a dia

Além dos exemplos que geralmente encontramos nos livros e nas apostilas, é muito importante que os estudantes comecem a fazer relação de tudo o que ele aprende com as coisas que acontece no seu dia a dia. Conceitos de inércia e movimentos, por exemplo, podem ser observados no trânsito. Trocas de energia, como calorimetria ou termodinâmica, podem ser observados em diversos momentos na cozinha.

Não deixe a matemática de lado

De nada adianta entender os conceitos de física e decorar as fórmulas se as pessoas não conseguem dominar os conceitos básicos de matemática que vão permitir com que os estudantes façam cálculos. Por conta disso, pratique sempre a resolução de contas, especialmente de expressões.

Utilize o método mnemônico

Publicidade

Este é um conjunto de técnicas que permitem com que as pessoas consigam memorizar fórmulas, conceito se listas de uma forma mais fácil. Ele se baseia na associação das informações que precisam ser retidas com elementos que facilitam a fixação. Podem ser imagens, números, palavras, sons. Estes elementos ajudam a ativar e mobilizar a informação para solucionar uma questão.

Organize as informações dos enunciados

Durante os estudos, é muito importante que os alunos aprendam também a organizar as informações que surgem nos enunciados das questões. Muitos dados importantes acabam sendo encontradas nesta parte da prova, e elas devem ser separadas para que possam ajudar a solucionar os problemas propostos. Isso pode ser feito de uma forma mais simples através da análise das provas do Enem que foram aplicadas anteriormente. Essas informações devem ser separadas em uma folha de rascunho, utilizando mesmo a escrita, não sendo recomendado ficar apenas separando os dados na cabeça.

Não tenha vergonha dos erros

Muitos estudantes acabam sentindo uma certa vergonha dos seus erros e costumam deixar eles para lá, não dando muita atenção para os mesmos. Mas eles acabam sendo muito importantes para que os alunos entendam suas fraquezas e consigam criar métodos de estudos mais eficientes.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: