A metade do ano deve acabar marcando uma intensificação no preparo dos estudantes que estão visando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de uma grande quantidade de matérias que precisam ser revistas pelos alunos do Ensino Médio, existem ainda as questões estratégicas que devem ser levadas em consideração, a partir das características da prova de uma forma geral.
Confira 8 dicas para quem deseja focar seus preparativos no Enem:
Leia o edital
Se você está tendo o primeiro contato com o Enem neste ano ou se ainda é o primeiro contato com uma grande prova seletiva, é muito importante ler de uma forma mais atenta o edital. Somente desta forma será possível conferir, de uma forma mais efetiva, todas as regras aplicadas para as provas. Além disso, o edital também descreve, com maior previsão, os critérios utilizados em momentos como a correção das provas de redação, por exemplo.
Confira as Matrizes de Referência da Prova
As Matrizes de Referência fazem parte de um documento que também é publicado pelos organizadores do Enem e que deve ser consultado pelo menos uma vez. Neste documento estão reunidos os aspectos que serão avaliados em cada uma das provas. Ele pode acabar servindo como um guia, especialmente para quem deseja se preparar por conta própria.
Faça um cronograma de estudos
Mesmo as pessoas que estão estudando a partir de um determinado cursinho, mas especialmente para quem vai estudar sozinho, é fundamental criar um cronograma, que nada mais é do que um planejamento de estudos. Ele deve levar em consideração todos os assuntos que devem ser compreendidos, definindo tempo para cada disciplina e os dias de estudos, algo parecido com o que as escolas oferecem normalmente para os seus alunos.
Faça as provas antigas
Uma outra dica fundamental para que as pessoas consigam se preparar de uma forma mais efetiva para as provas é justamente estudar a partir dos exames aplicados até o momento. O site do Inep conta com um vasto arquivo contendo todas as provas aplicadas nos últimos anos, inclusive as diferentes versões. É muito importante que os alunos se dediquem a fazer essas provas ao longo do seu cronograma de estudos.
Separe mais tempo para as matérias mais difíceis
Cada aluno vai acabar apresentando mais dificuldade para conseguir entender e compreender determinados assuntos e determinadas disciplinas. Por conta disso, é fundamental identificar estes que podem ser considerados como pontos fracos e dedicar mais tempo dos estudos neste cronograma. Além disso, também pode ser mais interessante dedicar um pouco mais de tempo para estudar aquelas matérias que podem ter um peso maior para determinadas seleções.
Estude produzindo resumos e esquemas
Uma das formas mais interessantes de estudar é colocar a mão na massa. Além de responder as questões antigas e as provas do Enem, é muito interessante revisar os conteúdos a partir de resumos e esquemas. Mas, ao invés de apelar para estes materiais que estão prontos e que podem ser encontrados na internet, vai ser muito mais efetivo se os estudantes se dedicarem a produzir seus próprios resumos e esquemas, a partir de materiais brutos como livros referência.
Pratique a redação
A prova de redação pode ser considerada como uma das mais importantes para os estudantes que vão fazer o Enem. Afinal de contas, além de não existir a possibilidade do tradicional “chute”, a redação acaba sendo um critério que pode fazer com que o estudante não consiga competir pelas vagas e oportunidades, já que zerar a redação faz com que os alunos não possam concorrer no SiSU, por exemplo. Por isso, é muito importante treinar a produção de textos, com base no formato exigido pela prova e também a partir dos critérios que são definidos.
Mantenha-se atualizado
Mesmo diante de todo este preparo que deve ser feito para o Enem, é muito importante que os alunos se dediquem a entender o que está acontecendo no mundo. Uma das características do Enem é justamente cobrar uma relação da teoria com a prática. E saber mais sobre atualidades pode ser fundamental até mesmo para facilitar as respostas de determinadas questões.
Comentários (0) Postar um Comentário