Topo

6 coisas que todo vestibulando de medicina precisa fazer para ser aprovado

Provas e seleções costumam estar entre as mais disputadas no segmento de ensino privado.
Publicidade
Comente

Os cursos de medicina sempre aparecem nas listas dos mais procurados pelos estudantes nas instituições de ensino que oferecem essa opção de carreira. Afinal de contas, essa formação é considerada como uma das mais clássicas e importantes na nossa sociedade, e também costuma ser bem valorizada do ponto de vista financeiro. 

6 coisas que todo vestibulando de medicina precisa fazer para ser aprovado

Por conta desta grande demanda, o acesso a estes cursos costuma ser mais complicado, especialmente para os estudantes que pretendem cursar uma universidade pública. Por isso que estes alunos acabam tendo que estudar e se preparar muito mais para conseguir uma vaga. 

Na grande maioria dos casos os estudantes que pretendem estudar em uma universidade pública e fazer o curso de medicina precisam enfrentar uma concorrência grande no processo seletivo Vestibular. Existem também outras formas de acesso, como garantir uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas ambos os caminhos costumam ser muito complicados em termos de concorrência.

Publicidade

Para os estudantes que estão iniciando sua jornada de preparo para as provas do vestibular de medicina, confira algumas dicas importantes que vão ajudar a aumentar suas chances de sucesso:

Conheça o formato e as características das provas

Antes de mais nada, como esse é um processo seletivo vestibular muito concorrido, acaba sendo fundamental que os concorrentes realizem uma preparação focada justamente nestas provas. É muito comum que estes estudantes tentem mais de uma seleção ao mesmo tempo, mas é muito importante que seja uma preparação menos genérica e mais focada nestas provas. 

Por isso, é muito importante que os jovens conheçam, de uma forma bastante profunda, as características destas provas e do Vestibular de uma forma geral. É muito importante conferir como serão as questões, se as provas serão com perguntas abertas ou fechadas, os critérios de correção, como será o formato da redação, etc. 

Crie um cronograma de estudos

A partir do foco para algumas provas, os alunos devem iniciar um planejamento que vai ajudar bastante nos estudos. Por isso, é muito importante criar um cronograma que vai acabar definindo o que cada o estudante vai estudar ao longo dos dias, bem como o tempo que será dedicado para cada uma das disciplinas. 

Esse cronograma deve, antes de mais nada, priorizar aquelas matérias e disciplinas que serão consideradas como as mais importantes, justamente as que terão mais peso no momento da correção. Além disso, o cronograma também deve priorizar sempre aquelas matérias que os alunos possuem mais dificuldades. 

Utilize diferentes metodologias de estudo

É muito importante também que os jovens tenham o que pode ser considerado como um cronograma de estudos ativo. Basicamente isso significa que as pessoas deixem de lado um pouco a metodologia de estudos passiva, que consiste basicamente nas pessoas lendo os conteúdos, e varie a forma de aprendizado.

É muito importante, além da leitura, que os estudantes também trabalhem na produção de diferentes tipos de resumos a partir dos conteúdos completos, bem como na revisão de matérias e dos esquemas que vão sendo feitos. Além disso, é muito importante que os estudantes invistam tempo na resolução de exercícios e na participação de simulados.

Treine a redação

Muitos estudantes para o vestibular de medicina acabam concentrando boa parte do seu tempo de estudos para as disciplinas da área de Ciências da Natureza, que costumam ser as mais importantes e cobradas. Mas a redação também acaba sendo muito importante, uma vez que ela pode se tornar até mesmo eliminatória em diversos vestibulares. 

A redação também acaba sendo uma etapa que vai exigir que os estudantes adotem uma postura mais ativa. Só se aprende a escrever escrevendo de fato. Por isso, é muito importante treinar redação, reservando uma boa parte do tempo do cronograma de estudos. Além disso, é fundamental que este treino aconteça levando em consideração o formato da redação exigida na prova.

Busque materiais de apoio de qualidade

Essa é uma dica muito importante especialmente para as pessoas que optam por estudar por conta própria. É muito importante buscar materiais que sejam considerados de qualidade em termos de conteúdo. É fundamental também que ele seja considerado atualizado.

É importante também que ele seja variado em termos de formato, apostando não apenas em textos, mas também em vídeos, explicações interativas.  Hoje em dia a internet acaba se tornando uma excelente fonte destes recursos.

Participe de cursinhos preparatórios

Já para os estudantes que acabam tendo uma maior dificuldade para conseguir estudar por conta própria, pode ser interessante apostar em um cursinho preparatório. Existem aqueles que são focados nos cursos de medicina, e que possuem uma carga horária mais intensa de estudos. 
Mas os alunos também podem buscar os cursinhos generalistas, aumentando a carga de estudos por conta própria, e até mesmo os cursinhos online, que oferecem um guia para estudos muito interessante. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: