Topo

Volta às aulas: dicas para um retorno mais tranquilo das crianças

Confira como os pais podem ajudar a tornar a volta das férias de inverno mais fáceis.
Publicidade
Comente

O final das férias escolares sempre chega acompanhado de um episódio que nem sempre é fácil, nem para os pais e nem para as crianças que é o retorno a uma rotina de às atividades escolares. Muitas crianças acabam criando uma série de empecilhos para que essa retomada acontece de uma forma mais tranquila, e os motivos podem ser os mais variados.

Volta às aulas: dicas para um retorno mais tranquilo das crianças

No meio do ano temos, no Brasil, as chamadas férias de inverno, que costumam ser bem curtas, cerca de uma ou duas semanas, dependendo do calendário das instituições de ensino. Trata-se apenas de um período para que as crianças consigam ter um alívio da carga de ensino do ano inteiro, bem como ajuda os profissionais do setor a preparar as atividades do resto do ano.

Mas, mesmo sendo um período mais curto no qual as crianças acabam ficando mais tempo em casa, com os pais, nem sempre o retorno é mais fácil. Ainda pelo seu retorno acontecer em uma estação mais fria do ano, muitas crianças podem acabar sentindo dificuldades de enfrentar o frio nas aulas diurnas, por exemplo. Mas também existem outros fatores que influenciam neste retorno.

Publicidade

Para os pais, é um momento no qual acaba sendo exigida uma dose extra de paciência. Especialmente em virtude de estarmos nos aproximando de um momento do ano no qual o estresse e o cansaço costumam ser maiores, que é justamente essa segunda metade do período.

Confira algumas dicas para enfrentar o retorno das aulas dos pequenos:

Demonstre carinho com as birras

Muitos pais não conseguem ter uma grande dose de paciência com os filhos, ainda mais quando eles dificultam algo que deveria ser simples, como o retorno para as aulas. Mas é importante que os adultos consigam enfrentar estas birras com cuidado e com uma boa dose de carinho. Isso vai ajudar com que os adultos consigam entender melhor quais seriam os reais motivos por trás desta dificuldade.

Compartilhe as histórias

Publicidade

O ato de compartilhar histórias e experiencias, não com o objetivo de pressionar as crianças para que elas tenham exatamente o mesmo comportamento que os pais tiveram, demonstra empatia. Mesmo que os pequenos não entendam muito bem o que é este sentimento, tendo uma dificuldade até mesmo de definir o que seria, eles vão acabar se conectando com os adultos e, em alguma esfera, pode ajudar com que eles entendam que não é só com eles, de forma individual, que os problemas acontecem.

Tenta focar nos aspectos positivos

Caso as crianças pequenas tenham uma certa dificuldade em conseguir focar sua atenção aos pontos positivos do retorno às aulas, é muito importante que os pais ajudem nesta tarefa de conseguir direcionar essa atenção. Lembre sempre que a escola nunca é tão ruim como eles podem estar pensando naquele momento. O foco nas amizades, por exemplo, sempre acaba sendo muito interessante como fator motivacional. Também pode ser interessante lembrar que, no momento em que eles chegam da escola, outras atividades interessantes e divertidas estarão disponíveis.

Mantenha a rotina

Mesmo sendo maleável, carinhoso e empático em relação a forma de lidar com essas questões que os pequenos indicam no retorno às aulas, os pais devem manter a rotina, até mesmo para que eles saibam que, mesmo fazendo muita birra, nada vai mudar em relação ao fato deles terem que continuar indo na escola. É importante também focar na rotina não apenas de ir para a escola, mas também em todas as outras atividades que acabam sendo impactadas por este momento, como ir dormir mais cedo, fazer as refeições no momento certo, ter um momento dedicado aos estudos, etc.

Organize itens e materiais com a ajuda dos pequenos

É muito importante também já ir envolvendo as crianças nas rotinas de organização que precedem o momento de ir para a escola. A organização dos materiais que serão levados, por exemplo, deve ser feitas pelos pais e também pelas crianças de forma conjunta. Além disso, também existe a organização prévia de itens como os lanches, uniforme, etc. Tudo já deve estar pronto no dia, para que ele não se torne ainda mais estressante, e ter contado com a participação dos pequenos, para que eles já se acostumem com a ideia.  


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: