Topo

Pais de primeira viagem: Confira dicas para evitar o esquecimento de crianças no carro

Casos são comuns e exige atenção de quem está começando nesta vida.
Publicidade
Comente

Casos de esquecimento de crianças dentro do carro são mais comuns do que a gente pensa, especialmente entre pais mais novos. Costumam ser até mesmo bastante julgado pelas pessoas que estão de fora, geralmente afirmando que é um grande descuidado com o filho. Mas essa é uma situação que exige uma análise um pouco mais cuidadosa, sem que os pais sejam apenas julgados.

Pais de primeira viagem: Confira dicas para evitar o esquecimento de crianças no carro

A grande maioria dos adultos passam o tempo todo correndo de um lado para o outro com os mais variados tipos de compromissos, e isso acaba fazendo com que eles tenham que lidar com muitas tarefas no seu dia a dia. Com a chegada dos filhos, na grande maioria dos casos os pais não possuem qualquer dificuldade em colocar os filhos em primeiro lugar. Mas isso não significa que, em determinadas circunstâncias, alguns descuidos aconteçam não por falta de amor e cuidado, mas com o cérebro ainda muito preso na rotina anterior a chegada das crianças.

E, diante deste cenário, acabar saindo do carro e deixar o filho lá dentro acaba se tornando algo não apenas muito possível de acontecer mas como também algo que de fato acontece, por todos os motivos citados. Diante disso, cabe aos pais tomarem alguns cuidados anteriores para evitar que este tipo de problema, de fato, chegue a acontecer.

Redobre a atenção nas mudanças de rotinas

Publicidade

Episódios de esquecimento costumam acontecer de uma forma muito frequente a partir do momento que acontece uma mudança de rotina muito brusca. Isso já acontece com uma maior frequência na chegada de um filho, mas pode acabar se tornando mais comum com pequenos momentos com os cuidados dos pequenos.

Por exemplo, quando o casal acaba combinando que todos os dias um é responsável por levar o bebê para a creche e, em uma determinada circunstância, a tarefa acaba sendo designada para outra pessoa. Nestes momentos os esquecimentos podem acabar acontecendo, já que o cérebro não está totalmente condicionado a seguir os passos da tarefa em questão. Por isso, é muito importante redobrar a atenção e sempre contar com a ajuda um do outro.

Peça ajuda para as pessoas envolvidas na rotina

Não deve ser vergonha nenhuma quando o casal pede ajuda para as pessoas que fazem parte da sua rotina em relação aos cuidados que eles devem ter com o seu filho recém-chegado. Em alguns casos, os pais podem também acabar avisando a situação para os profissionais que possuem um contato mais próximo com a criança, como os educadores que vão receber as crianças, por exemplo. Desta forma, eles poderão avisar alguém caso aconteça alguma coisa de estranha, como a criança não chegar no horário previsto, por exemplo.

Coloque músicas infantis

Publicidade

A música tem um grande poder de fazer com que o cérebro consiga lembrar de determinadas situações de uma forma mais fácil, fazendo a relação direta com entre a canção com o que está acontecendo naquele momento. Colocar músicas infantis no rádio do carro sempre que estiver com o filho ou com a filha no banco de trás, por exemplo, vai fazer com que os pais tenham um atenção maior ao passageiro, de fato sendo lembrado de que eles não estão sozinhos. O cérebro também acaba ficando mais atento a partir do momento em que a música está tocando, com foco nos pequenos.

Utilize o espelhinho na posição correta

O espelhinho que é pendurado no encosto do banco traseiro é um excelente aliado para manter a criança sempre no campo de visão do motorista, mesmo que ele esteja completamente focado no trânsito. Isso deve ser feito especialmente quando as crianças possuem menos de um ano de idade e o bebê conforto ainda fica voltado para trás. Posicione sempre o espelhinho de forma correta para que seja possível observar o filho o tempo todo.

Utilize outras formas de lembrança

Pais que acabam tendo mais dificuldade em manter a atenção e o foco devem utilizar itens que consigam reforçar a memória de que a criança está no local de uma forma mais chamativa. Por exemplo, muitos pais acabam pendurando uma fralda no volante, uma maneira simples e muito útil para lembrar que o filho está no carro. Uma outra forma é deixar a mochila do pequeno no banco da frente.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: