Topo

Moda circular: entenda o que é e saiba como participar

Pessoas estão, cada vez mais, de olho na possibilidade de utilizar roupas e acessórios que já foram utilizados anteriormente.
Publicidade
Comente

Um conceito que têm se tornado cada vez mais forte dentro do mundo do mundo fashion é o de moda circular. Mas essa acaba sendo uma tendencia que não agrada muito os principais players do segmento da moda, uma vez que o negócio acaba girando muito em torno da criação da necessidade das pessoas de criar novos estilos e adquirir novas roupas que entram “na moda”.

Moda circular: entenda o que é e saiba como participar

O conceito de moda circular vai na contramão, e acaba tendo uma preocupação especialmente com relação ao consumismo e com a grande quantidade de itens que acabam sendo criados, comprados e jogados fora. Mais do que um viés econômico, que acaba sendo um dos principais atrativos da prática, ela também tem uma preocupação ambiental.

De acordo com diversas pesquisas que são feitas em relação ao mesmo ambiente, a indústria têxtil é considerada como a segunda mais poluente do planeta, sendo responsável pela emissão de 10% de carbono na atmosfera. Além disso, também acabou se tornando conhecida por gerar uma grande quantidade de resíduos que acabam demorando muito para desaparecer do planeta.

Publicidade

Diante destes dados e da crescente preocupação que diferentes setores da economia acabam tendo que ter com o planeta Terra, a indústria da moda, de uma forma geral, têm buscado soluções alternativas para conseguir reduzir o impacto do lançamento de novos produtos que são utilizados pelas pessoas no dia a dia. Palavras como sustentabilidade e consumo consciente, por exemplo, passaram a fazer parte constante do dia a dia das pessoas.

E é neste cenário que ganha força a prática de moda circular.

O que é moda circular?

A prática por trás do conceito de moda circular acaba se baseando especialmente nos princípios fundamentais da economia circular e também do desenvolvimento sustentável de uma forma gera. Dentre as preocupações que estão na pauta estão a preservação e o aumento do capital, a otimização da produção de recursos e também o fomento da eficácia dos processos de uma forma geral.

Publicidade

Visa também aumentar ou fazer com que as pessoas, de fato, tomem consciência da real vida útil dos mais variados tipos de produtos criados dentro dessa indústria, fazendo com que as pessoas realmente consigam utilizar por mais tempo roupas e itens que acabam sendo utilizados na composição do visual.

Portanto, dentre os principais benefícios da moda circular estão a economia, uma vez que não apenas as roupas e os itens acabam saindo mais baratos para quem compra como também existe uma tendencia de redução dos valores dos itens novos de uma forma geral, além fazer com que se crie uma economia interna muito interessante.

Dicas para participar da moda circular

Invista em roupas de segunda mão

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas acabem deixando de comprar pelo menos uma parte das suas necessidades em relação a roupas e acessórios novos e passar a adquirir os de segunda mão. Hoje em dia é muito fácil encontrar boas alternativas de roupas e acessórios já utilizados, uma vez que os brechós se tornaram negócios viáveis em diversos locais, com um trabalho muitas vezes não apenas de vendas como também curadoria.

Participe de eventos de trocas

Uma forma de ter acesso a estes itens é diversificar as fontes. Não existem apenas os brechós como forma de compra e venda de roupas usadas. Também existem muitos eventos que são promovidos e que possuem, como principal objetivo, fazer com que as pessoas consigam ter um espaço focado na troca de itens. A própria pessoa também pode organizar um evento desta natureza na sua casa, promovendo a troca de itens entre amigos, familiares, vizinhos e afins.

Invista no reparo

Ao invés de se desfazer dos itens quando eles acabam apresentando algum tipo de problema, o ideal é que as pessoas façam uma avaliação antes para saber se não existe uma forma de reparo. Essa realmente acaba sendo uma forma muito interessante de dar ainda mais vida útil, e as costureiras, especialmente as que atuam em bairros, são responsáveis por fazer com que a economia gire dentro das suas comunidades.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: