Topo

Importância do sono: confira algumas dicas para o seu filho dormir melhor.

Momento de descanso é fundamental no desenvolvimento dos jovens.
Publicidade
Comente

Médicos e especialistas confirmam que o sono é tão importante para uma criança como outros aspectos que normalmente acabam ganhando uma prioridade maior, como a alimentação ou a higiene. Nas últimas décadas, foram feitas as mais variadas pesquisas que tinham como principal objetivo entender como este sono afeta a vida dos pequenos.

Importância do sono: confira algumas dicas para o seu filho dormir melhor.

Muitos problemas relacionados ao desenvolvimento, não apenas psicológico como o desenvolvimento físico também, podem acabar sendo afetados quando as crianças não acabam tendo as noites de sono que são recomendadas. E os jovens geralmente precisam dormir mais do que os adultos, cerca de 8 a 10 horas por dia.

Fatores que determinam um sono de qualidade

Os especialistas afirmam que existem pelo menos três grandes fatores que podem ser considerados como decisivos e fundamentais para que as pessoas consigam ter uma boa noite de sono. A primeira delas é uma característica física inerente ao ser humano e que é chamado de ritmos circadianos.

Publicidade

Estes ciclos são regulados no nosso corpo por um hormônio que é chamado de melatonina. Ele acaba sendo o principal responsável por transmitir uma mensagem, ou seja, avisar o corpo que está na hora de descansar, dando início a uma série de reações que vão acabar fazendo com o que corpo se prepare para repousar. Ele geralmente começa a ser produzido no começo da noite, mas seus índices acabam sendo prejudicados pela luminosidade artificial.

O segundo fator está relacionado à homeostase, ou seja, ao equilíbrio das funções bioquímicas. Esse balanço é afetado pelo gasto e pela reposição de energia, por isso o movimento é tão importante quanto o descanso.

E por último entram as questões comportamentais. Quando as pessoas acabam nutrindo determinados tipos de hábitos no período da noite, elas podem acabar tendo o seu sono prejudicado, pois de uma forma geral o cérebro e o corpo acabam se mantendo ativo.

Dicas para ajudar o seu filho a dormir

Mantenha uma rotina

Publicidade

Uma das principais formas de conseguir “ensinar” o corpo dos jovens de que a noite realmente deve ser utilizada para dormir é criar uma rotina. Mas as crianças que ainda são de colo, pode ser o habito de alimentar, dar um banho quentinho e trocar a fralda. Já para as maiores, pode ser o hábito de trocar, escovar os dentes, um momento entre os pais e as crianças na cama e o apagar das luzes. Tudo isso vai criando o hábito que os pequenos entendem que aquele momento realmente é a hora de dormir, sendo que o corpo começa a se preparar para o descanso.

Mantenha as crianças sempre nas suas próprias camas

Muitos pais nutrem o comportamento de manter as crianças menores, quando ainda são bebês, dormindo no mesmo quarto que os pais. Mas, quanto antes os pequenos conseguirem se acostumar com seus próprios quartos, melhor para todos. Os pequenos conseguem entender aquele como seu espaço, o que ajuda a ter uma noite mais tranquila. Além disso,  quando as crianças dormem na mesma cama dos pais acabam inclusive atrapalhando o sono dos adultos.

Comece a preparar o ambiente

Mesmo que as crianças estejam dormindo cada vez mais tarde, é importante ir preparando o ambiente para que o sono vá chegando. A partir das 21 horas os pais já devem reduzir um pouco o ritmo da rotina dentro de casa, fazendo mais silêncio, reduzindo as luzes, tornando o clima mais confortável. Tudo isso vai ajudando com que as crianças comecem a sentir o sono que vai fazer com que elas durmam.

Remova as distrações do quarto

Também é muito importante que os adultos removam as distrações do quarto das crianças, ou pelo menos consiga fazer com que elas realmente entendam que durante a noite eles não podem ficar utilizando as telas, como televisão, tablets, celulares, videogames e afins. Essa luminosidade das telas acaba justamente provocando uma redução na produção da melatonina.

Respeite as horas de sono

As crianças devem sempre ir dormir na mesma hora, inclusive quando elas ainda são menores e não possuem uma rotina escolar para seguir, pois estes hábitos vão inclusive ajudar eles a acordarem sempre no horário para estudar.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: