Topo

Dicas de biologia para o Enem: Tudo sobre os Nematódeos

Entenda as principais características destes animais invertebrados.
Publicidade
Comente

As provas de biologia do Exame Nacional do Ensino Médio costumam ser bem extensas, cobrando conhecimento que os alunos precisam acabar assimilando das diferentes foras de vida que podem ser encontradas em nosso planeta Terra. E um dos temas que geralmente aparece em questões próprias ou em questões que misturam alguns outros assuntos, é o Nematódeos.

Dicas de biologia para o Enem: Tudo sobre os Nematódeos

Estes animais que são chamados de uma forma mais comum como vermes pelas pessoas, tendo algumas características que acabam tornando eles específicos, como o fato de ter o corpo alongado, cilíndrico e afilado nas extremidades. Além disso,, eles se destacam ainda por serem animais "triblásticos, pseudocelomados, protostômios e com simetria bilateral.”

Este tipo de animal pode ser encontrado dos mais variados tamanhos e também podem ser encontrados tanto de forma independente na natureza, ou seja, eles conseguem viver através dos seus próprios meios, ou também podem ser encontrados na forma de parasita, ou seja, quando eles realmente dependem da sua fixação em outro ser vivo para se manter vivo.

Publicidade

Confira mais sobre os Nematódeos, com conteúdos que podem ajudar no momento dos estudos para as provas de biologia:

Características dos nematódeos

Estes são animais pertencentes ao filo Nematoda e possuem como principais características físicas os seus corpos "não segmentados, cilíndricos, alongados e com suas extremidades afiladas. Algumas espécies são microscópicas, enquanto outras podem atingir mais de um metro de comprimento."

Muitas vezes o corpo destes animais acaba sendo descritos como sendo um tubo dentro de outro tubo. Para manter a sua estrutura corporal, estes animais contam com o que é chamado de esqueleto hidrostático. Outras características importantes destes seres são as seguintes:

Publicidade

Eles são triblásticos, possuindo três folhetos germinativos (ectoderme, endoderme e mesoderme); Como parte da sua estrutura, existe a presença de uma cavidade corporal delimitada em parte pela mesoderme em parte pela endoderme, o que faz com que ele s  eja um animal Pseudocelomados.

Além disso, ele também é classificado como um ser vivo inserido parte de um grupo dos chamados Protostômios, ou seja, durante o desenvolvimento embrionário, a boca acaba sendo formada antes do ânus. E eles também são bilateralmente simétricos, ou seja, os seus corpos apresentam duas partes semelhantes, sendo o seu corpo dividido por um único plano de simetria.

Onde vivem os nematódeos

Do ponto de vista biológico, estes são animais que podem ser considerados como muito bem sucedidos em termos de presença no planeta, uma vez que eles podem ser encontrados nos mais diversos hábitats, seja no ambiente terrestre, seja no marinho ou ainda no de água doce. Além disso, eles também podem viver dentro de outros seres vivos, como as lombrigas, que habitam o intestino de pessoas.

Como os nematódeos se reproduzem

A maioria deles são dioica, ou seja, existem indivíduos de sexos diferentes, machos e fêmeas. O procedo de fecundação é interno, sendo que os machos colocam os seus espermatozoides no poro genital das fêmeas.

Principais doenças causadas pelos nematódeos

Muitos destes animais precisam sobreviver como parasitas, ou seja, retirando os nutrientes que precisam para sobreviver do corpo de outros animais, que atuam como hospedeiros. Mas dentro desta divisão ainda existe uma outra divisão, dentre aqueles que parasitam somente plantas e aqueles que parasitam outros animais, como os seres humanos. E essa interação geralmente provoca respostas do organismo do hospedeiro, que pode acabar se transformando em doenças.

Dentre as principais estão:

Filariose – Uma doença que pode provocar alguns sintomas graves para os seres humanos, como obstrução dos vasos linfáticos, causando um grande inchaço que pode ser observado especialmente na região das pernas, bolsa escrotal e mamas. Ela é causada por um nematódeos específico chamado Wuchereria bancrofti.

Ascaridíase – Na verdade essa é a famosa dor de barriga que as pessoas que estão com lombrigas vivendo dentro do seu intestino acabam sentindo, juntamente com alguns outros sintomas como diarreia, náusea, dor abdominal e anorexia. Geralmente acontece quando existe a obstrução intestinal causada por uma grande presença delas no organismo da pessoa, uma vez que elas acabam se reproduzindo de uma forma muito rápida.

Bicho-geográfico – São as larvas que geralmente entram pelos pés dos humanos e causam muita dor e coceira, cavando túneis pela pele das pessoas. Caso elas cheguem em algum órgão importante, pode causar um problema sério. A doença é causada pelo Ancylostoma brasiliensis, que costuma parasitar cachorros e gatos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: