Topo

Fortaleça o vínculo com seu filho com essas dicas preciosas

Relacionamento deve sempre ser nutrido entre os pais e seus filhos.
Publicidade
Comente

O relacionamento entre pais e filhos está entre um dos temas mais complexos na vida dos adultos, inclusive acaba sendo um daqueles temas que constantemente aparecem sendo discutidos das mais variadas formas e parece que nunca existe um consenso. Existem aqueles pais que estão mais preocupados com o tema, enquanto existem outros que preferem apenas deixar o curso da vida seguir e decidir como se dará este envolvimento.

Fortaleça o vínculo com seu filho com essas dicas preciosas

Mas os pesquisadores da área acreditam fortemente que este é um relacionamento que precisa ser construído a partir de uma série de decisões e de ações, deixando apenas o campo das expectativas e das idealizações. Além disso, este relacionamento saudável acaba tendo um impacto positivo na vida dos jovens que tende a ter um impacto ainda maior quando eles chegarem na vida adulta.

Muitos especialistas em assuntos relacionados a juventude afirmam que as crianças que possuem um vinculo mais forte com os seus pais acabam tendo uma maior capacidade de aprendizado e, por consequência, se relacionam melhor com as outras pessoas. Mas os benefícios também podem ser sentidos pelos adultos, que acabam aprendendo e evoluindo muito diante da troca com o filho como pessoa, e não apenas como alguém que é dependente deles.

Publicidade

Confira algumas dicas e atitudes que podem ser colocadas em práticas para tornar mais estreito os laços com os filhos:

Aposte nas tradições familiares

Algo que as crianças costumam gostar muito é de rotina. Mesmo que depois que eles chegam na adolescência elas reclamem, podem ter certeza que elas vão acabar sentindo falta de tradições familiares. Mas é importante que cada família crie os seus próprios momentos, com o objetivo justamente de estreitar as relações sem depender de tradições que são impessoais, mas que também não deixam de ser importantes, como as comemorações de natal, por exemplo.

Faça atividades com as crianças

Pode ser muito interessante ampliar o contato com o filho em um ambiente que não seja sempre o mesmo da casa. Além disso, pode ser ainda mais interessante para as crianças verem como os pais se comportam em um ambiente de aprendizado pelo qual elas também passam. Por isso, fazer um determinado curso com os filhos pode ser uma boa pedida.

Sempre explore locais diferentes

Publicidade

Criar espaços que pais e filhos entendam como “deles”, como um local que eles sempre visistam em determinados momentos, pode ser muito interessante. Mas também é recomendado explorar locais diferentes e em situações inusitadas. Por exemplo, acampar do nada em um dia de semana em um local desconhecido. Essa é uma forma de criar boas lembras nos filhos que acabam indo além das experiencias individuais deles.

Crie dias específicos com rotinas diferentes

É importante que as crianças tenham uma rotina para que elas sigam, caso contrário podem se sentir um tanto quanto perdidas em relação ao o que elas devem fazer. Mas também é importante criar momentos nos quais elas podem se ver libres daquelas rotinas, até mesmo como uma forma de premiação ou recompensa. Criar um dia no qual ela pode fugir das regras, não ter horário para acordar, comer alguma coisa diferente, sair com um amigo, pode ser um momento muito importante para que eles ampliem a relação de afeto com os pais.

Não deixe de brincar junto com o filho

Uma das maiores dificuldades que os pais possuem em relação aos seus filhos é conseguir abandonar um pouco as atividades que eles costumam fazer e que só trazem prazer para eles para passar momentos com as crianças. Por isso, é fundamental não perder a oportunidade de passar um tempo com os pequenos, brincando com eles, por exemplo.

Torne divertidas as atividades de casa

As crianças também devem acostumar, desde cedo, com determinadas atividades que devem ser feitas dentro de casa. Mas pode ser interessante tornar essas rotinas um pouco mais divertidas para elas, criando brincadeiras mais lúdicas em torno de uma determinada tarefa e oferecendo momentos diferentes e especiais como recompensas. Também é importante fazer as atividades junto com os pequenos, e não apenas “mandar” eles fazerem alguma coisa e apenas esperar e cobrar que as coisas estejam prontas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: