Topo

Oscar 2023: melhores momentos e a lista completa de vencedores

Noite consagrou Tudo em Todo Lugar ao Mesmo tempo e Nada de Novo no Front.
Publicidade
Comente

Aconteceu na noite do último domingo, dia 12 de março, a entrega do Oscar 2023, em cerimonia transmitida ao vivo para o mundo inteiro diretamente do Dolby Theatre, em Los Angeles, basicamente nos moldes das cerimonias convencionais, uma vez que até o ano passado ainda tinham resquícios dos cuidados e das precauções com a Covid-19.

Oscar 2023: melhores momentos e a lista completa de vencedores

Diferentemente do que aconteceu no ano passado, quando a cerimônia acabou sendo marcada pelo tapa desferido por Will Smiith contra o comediante Chris Rock, a cerimônia deste ano aconteceu sem qualquer tipo de surpresa, tanto com os convidados como também com os premiados.

Como já estava sendo previsto antes da entrega, o filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo acabou se consagrando como o principal da noite, levando algumas das principais estatuetas, incluindo a de Melhor Filme. Além disso, outro destaque da noite foi Nada de Novo no Front, que além do Oscar de Melhor Filme Internacional ainda levou para casa grande parte dos prêmios técnicos.

Publicidade

Confira alguns dos momentos destaques da cerimônia do Oscar e a lista completa dos vencedores:

Reencontro emocionante

Um dos vencedores da noite foi Ke Huy Quan, que levou a estatueta como Melhor Ator Coadjuvante pela sua participação no filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. Ele tem um histórico interessante, atuando em alguns filmes importantes quando era criança e depois ficando muito tempo longe dos estúdios. Um dos filmes que ele fez quando era um astro mirim foi Indiana Jones e o Tempo da Perdição, ao lado de Harrison Ford.

Como o lendário ator foi o convidado para apresentar a categoria de Melhor Filme, no momento em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo foi anunciado, Quan não perdeu a oportunidade de abraçar o velho colega.

Cara limpa

Publicidade

Mesmo Lady Gaga sendo indicada mais uma vez ao Oscar por uma canção original, escrita para o longa Top Gun: Maverick, a sua participação cantando ao vivo não estava confirmada. Mas, para a surpresa de todos, Gaga subiu ao palco e fez uma apresentação intimista e poderosa, praticamente sem a maquiagem que usava quando desfilou na entrada da cerimônia.

John Travolta

O ator constantemente é lembrado pela academia e aparece como apresentador de alguma categoria ou momento da cerimônia, tendo inclusive já cometendo uma das maiores gafes da história da premiação, quando errou o nome da cantora e atriz Idina Menzel. Mas, neste ano, o ator estava visivelmente emocionado quando subiu ao palco para introduzir o momento In memoriam da noite. Não é a toa, já que o primeiro nome dos que faleceram ao longo do ano passado que apareceu no telão foi da sua colega e amiga Olivia Newton John. "Continuamos irremediavelmente devotados a você", disse Travolta em lágrimas, referindo-se à famosa canção de Newton John.

Piadas sobre o tapa

O apresentador da noite, o comediante Jimmy Kimmel, não fez nenhuma cerimônia ao fazer piadas com o polêmico momento do tapa do Oscar 2022, mencionando o fato direta e indiretamente em diversos momentos da noite. No seu monólogo de abertura, disse o seguinte: Queremos que você se divirta, se sinta seguro e, o mais importante, queremos que eu me sinta seguro. Portanto, temos políticas rígidas em vigor [este ano]".

"Se alguém neste teatro cometer um ato de violência a qualquer momento durante o show, ela receberá o Oscar de melhor ator e terá permissão para fazer um discurso de 19 minutos”, completou Kimmel.

"Mas, falando sério, a Academia tem uma equipe de gestão de crise no local", disse. "Se algo imprevisível ou violento acontecer durante o show, sente-se e não faça absolutamente nada. Talvez até dê um abraço no seu agressor."

Urso da cocaína

Outro momento inusitado da noite foi quando Elizabeth Banks apresentou o prêmio de melhores efeitos visuais. Além de ter tropeçado e quase caído um tombo quando estava caminhando pelo palco, estava acompanhada ainda de uma pessoa fantasiada de urso.

"Recentemente, dirigi o filme O Urso do Pó Branco e sem efeitos visuais, é assim que seria o urso", brincou Banks.

Vencedores do Oscar 2023

  • Melhor filme -  'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'
  • Melhor atriz - Michelle Yeoh - 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'
  • Melhor ator - Brendan Fraser - 'A Baleia
  • Melhor direção - Daniel Kwan e Daniel Scheinert - 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'
  • Melhor Animação - 'Pinóquio'
  • Melhor Ator Coadjuvante - Ke Huy Quan - 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'
  • Melhor Atriz Coadjuvante - Jamie Lee Curtis - 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'
  • Melhor Documentário - 'Navalny'
  • Melhor Curta-metragem - 'An Irish Goodbye'
  • Melhor fotografia - 'Nada de Novo no Front'
  • Melhor maquiagem e penteado - 'A Baleia'
  • Melhor figurino - 'Pantera Negra: Wakanda Forever'
  • Melhor filme internacional - 'Nada de Novo no Front'
  • Melhor curta documentário - 'The Elephant Whisperers'
  • Melhor curta de animação - 'The Boy, the Mole, the Fox, and the Horse'
  • Melhor trilha sonora - 'Nada de Novo no Front'
  • Melhores efeitos visuais - 'Avatar: O Caminho da Água'
  • Melhor roteiro original - 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'
  • Melhor roteiro adaptado - 'Entre mulheres'
  • Melhor som - 'Top Gun: Maverick
  • Melhor montagem - 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: