Topo

Educação infantil: veja os erros que devem ser evitados na criação dos filhos

Comente

Na maioria das vezes quando um filho nasce, boa parte daquilo que os pais projetaram fazer para proporcionar-lhes uma boa criação acaba sendo esquecida, pelo que, alguns erros passam a ser cometidos gradativamente no cotidiano.

Para evitar que isso ocorra, os pais devem manter uma espécie de policiamento efetivo quanto às suas ações, a fim de evitar que pequenos equívocos do dia a dia acabem resultando em prejuízos na educação da criança.

Leia também:

No intuito de contribuir com essa missão, apresentamos a seguir alguns dos erros mais comuns e que devem ser evitados. Veja!

Educação infantil: veja os erros que devem ser evitados na criação dos filhos

educacao-infantil

Facilidade na vida das crianças

Os pais têm o instinto de proteger a todo custo os seus filhos, por isso, tendem a facilitar a vida dos pequenos. Essa atitude, no entanto, só gera uma sensação extrema de dependência nos pequenos, de modo que eles poderão ter dificuldades em enfrentar problemas sozinhos no futuro.

Acelerar o processo

É muito comum encontrarmos pais que se gabam por ter filhos mais espertos que os demais de mesma idade.

Apesar de ser de fato interessante ter um filho que se sobressai, o desejo que muitos pais têm de forçar o aprendizado e o amadurecimento da criança pode prejudicar o desenvolvimento natural da mesma, criando eventuais problemas no futuro. Lembre-se que criança é criança.

Não atribuir limites

Nutrir uma boa relação com o filho é sabidamente um ponto importante para a conquista da harmonia familiar, no entanto, quando isso se torna mais importante do que a educação da criança propriamente dita, alguns problemas podem surgir.

Um dos grandes riscos nesse aspecto, por exemplo, diz respeito à não atribuição de limites e regras para o pequeno, o que pode acabar gerando cidadãos irrepreensíveis e descompromissados com as leis e regras que regem o país.

Medir a qualidade da condição de pai pelas conquistas dos filhos

Outro erro grave cometido por pais é o de medir o sucesso de sua missão de educador de acordo com as conquista dos filhos.

Essa atitude pode criar um impacto negativo na criação da criança e gerar certas frustrações em duas frentes: em uma delas a criança pode se sentir desestimulada em fazer novas conquistas já que o mérito na verdade será de seus pais, em outra, ela pode se sentir pressionada a atingir sempre resultados melhores para agradar os pais.

Pais super protetores

Cuidar da criança é algo saudável e um dos principais papéis dos pais, apesar disso, a superproteção deve ser evitada.

A proteção exagerada aos filhos pode prejudicar a vida da criança no trato com problemas e dificuldades na fase adulta.

Para que a criança aprenda a se proteger mesmo na ausência dos pais, é preciso dar-lhe espaço para que ela para que ela aprenda a ‘se virar’ sozinha.

Ser ausente

A correria do dia a dia faz com que os pais tenham menos tempo para se dedicarem aos filhos, e isso é um grande problema.

Com isso as crianças acabam sendo educados pela televisão, computador, babá, e até mesmo por amigos, de modo que muitas vezes os pais sequer sabem a respeito do que os filhos estão aprendendo. Esse é, portanto, outro erro que deve ser evitado.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: