Topo

Dicas para o pai participar ativamente dos primeiros meses dos bebês

Figuras masculinas também devem encontrar espaço para criar laços com o filho.
Publicidade
Comente

A figura materna costuma ter uma ligação muito mais forte e natural com os filhos, especialmente com os bebês recém-nascidos. Afinal de contas, acaba sendo durante os primeiros meses de vida que as crianças acabam se tornando basicamente dependentes das mães para tudo. E o fato do bebê ser amamentado, por si só, já cria um laço com os pequenos de uma forma muito evidente. 

Dicas para o pai participar ativamente dos primeiros meses dos bebês

E neste momento pode ser um pouco mais complicado para a figura masculina do pai conseguir encontrar um espaço justamente que permite com que este laço seja criado de uma forma mais efetiva com o bebê recém-nascido. Mas é fundamental que os pais consigam criar este laço durante essa fase de desenvolvimento das crianças, que sempre é muito importante. 

Confira algumas dicas para o pai que deseja participar ativamente dos primeiros meses de vida dos bebês:

Esteja presente

Publicidade

Antes de mais nada, não existe nenhuma solução mágica para criar vínculo com qualquer outro ser vivo. As pessoas precisam estar presentes. Por isso, é fundamental que os pais estejam presentes pelo tempo que for possível, sendo que isso deve começar antes mesmo do nascimento da criança, quando a mulher ainda está grávida. Os pais devem acompanhar as consultas pré-natal, tirar dúvidas com médicos, entender o que está acontecendo, etc.

Aprenda na tentativa e erro

Para os pais de primeira viagem, o medo costuma ser uma constante, tanto para a figura masculina quanto para a figura feminina. A grande diferença é que as mulheres acabam não tendo outra alternativa se não enfrentar os seus medos. Já muitos pais acabam se assustando com essas situações e fogem. E isso acaba se tornando um obstáculo para a relação que está sendo construída. Por isso, os pais devem realmente apresentar tentando, com os seus próprios erros, sempre visando se tornar um ser melhor.

Tire a licença-paternidade

Os pais também acabam tendo direito a tirar uns dias de folga do trabalho para acompanhar os primeiros dias de trabalho. Pela lei, estes dias de descanso acabam sendo muito menores do que os concedidos para as mulheres, cerca de 5 dias pela lei. Mas algumas empresas oferecem, como benefícios, mais dias para essa folga. De qualquer forma, é fundamental que a figura masculina tire estes dias para aproveitar e ter este contato mais próximo com o bebê que acabou de chegar ao mundo. 

Busque sempre ajudar nas tarefas

Publicidade

Mesmo que o pai acabe trabalhando fora de casa, é fundamental que ele encontre um tempo a partir do momento que chegam em casa para ajudar as mães nas mais variados tarefas que acabam se apresentando. Por exemplo, os pais podem perfeitamente ajudar na hora de dar banho no bebê. Ele também pode ajudar na hora de trocar as fraldas, ou ainda na hora de trocar e escolher as roupas do pequeno. Desta forma a mãe consegue fazer uma pausa ou então se concentrar nas outras tarefas da casa. 

Participe do momento da amamentação

Além disso, também acaba sendo muito importante que os pais participem também do momento da amamentação. Mesmo que essa seja uma tarefa da mãe, sempre que possível o pai pode estar presente, ao lado da mãe e interagindo com o bebê. Ele também pode acabar ajudando com alguma coisa que precise ser feita naquele momento, como alcançar algo para a mãe, pegar alguma coisa que caia no chão, etc. 

Leve o bebê para cama

Outro momento no qual os pais podem acabar tendo uma participação mas efetiva é o momento no qual a criança vai dormir. Levar o bebê para a cama e ficar um tempo com ele até que pegue no sono é uma forma muito interessante de ter um contato mais próximo com os pequenos. Além disso, os pais também podem ajudar caso as crianças tenham algum problema neste momento, como fazer massagens caso ele esteja sentindo cólica.

Assuma outras tarefas

A partir do momento que as mães terão que dedicar boa parte do seu tempo para os cuidados com os bebês, é fundamental que a figura paterna acabe assumindo as demais tarefas de casa que vão acabar ficando de lado. Nenhuma das partes deve ficar sobrecarregada. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: