Topo

Dicas para cuidar dos primeiros dentinhos do bebê

Publicidade
Comente

O nascimento dos primeiros dentes das crianças geralmente acabam ocasionando um sentimento de alegria e apreensão nos pais. Alegria porque sempre é bom ver que o seu filho está se desenvolvendo com saúde. O aparecimento dos primeiros dentes é considerado um marco neste crescimento. Mas além disso, estes pequenos dentinhos nascendo acabam causando uma série de problemas no bebê e, consequentemente, nos pais.

Confira algumas dicas para se preparar para esta ocasião e também para enfrentar da melhor maneira possível este problema:

cuidados-com-os-primeiros-dentinhos

Geralmente os primeiros dentes nascem quando a criança possui seis meses de idade, mas existem casos que pode ser que estes dentes apareçam um pouco antes ou um pouco depois. A data limite é de um ano e meio, se até este momento nada surgir será necessário o acompanhamento médico.

mordedores-ajudam-aliviar-dor-nascimento-dentinhosApesar de ser muito comum falarmos que quando começam a nascer os dentes as crianças acabam tendo febre, não existe nenhuma comprovação cientifica disso. Portanto, caso o pequeno esteja tendo crises de febre durante o período que os dentes estão nascendo, é muito importante que ele seja levado para uma consulta porque pode ser a manifestação de alguma outra doença. A coceira realmente é uma indicação de que os dentes estão nascendo, por isso é fundamental que a criança tenha mordedores para amenizar este problema nas gengivas.

Durante o nascimento dos primeiros dentes da criança, é necessário que os pais já comecem a fazer a higiene da boca. Para isso, não é necessário que a mãe ou o pai utilize uma escova. Apenas uma fralda ou uma gase serve. A escova acaba sendo necessária apenas depois dos 14 meses, com os dentes já desenvolvidos. É importante também que a limpeza da boca aconteça depois de cada mamada, independente se acontecer na madrugada. Caso contrário poderá criar um cenário propício para o aparecimento de cáries.

Os principais problemas que podem surgir nesta época é a cárie e a erosão. A primeira é causada por microrganismos que vivem na boca e agem pontualmente. Eles metabolizam o alimento, produzindo um ácido que causa lesões. A única maneira de evitá-los é escovando os dentes com o creme dental com flúor (ajuda, também, se o dentista aplicar o selante, uma espécie de capa protetora que cobre as fissuras que abrigam a cárie). A erosão, por sua vez, atinge toda a superfície dentária e é provocada pela ingestão excessiva de alimentos industrializados, como refrigerantes, sucos prontos e biscoitos. Por serem mais ácidos, “corroem” as camadas superficiais de esmalte, desgastando a estrutura e até reduzindo o tamanho do dente.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: