Topo

Cuidados com os olhos da criança

Publicidade
Comente

Sempre que os filhos acabam apresentando algum problema com sinais externos os pais acabam sendo os primeiros a perceber, principalmente por causa da proximidade com os filhos. Mas existem alguns destes problemas que podem estar incomodando o filho que ficam mais complicados de serem percebidos, como é o caso da visão.

Muitas vezes as crianças sabem que existe um problema de errado, mas não consegue entender o quê. Enquanto isso, fica difícil para os pais notarem este problema porque não existe um sinal externo específico, apenas é possível perceber alguns problemas no comportamento da criança.

Confira algumas dicas para cuidar dos olhos dos seus filhos e conseguir identificar quando pode estar acontecendo algum problema.

Recém-nascido

cuidados-com-a-visao-do-bebeLogo quando a criança nasce, os enfermeiros aplicam o colírio de nitrato de prata, que é muito utilizado para prevenir que as crianças peguem alguma conjuntivite ou qualquer outro tipo de infecção na maternidade. Estas infecções realmente podem ser muito perigosas para os olhos da criança. A maioria das maternidades também já fazem alguns exames extras para identificar se a criança possui algum problema ou não.

A primeira consulta no oftalmologista deve ser feita antes do primeiro ano completo da criança, ou assim que ela receber o encaminhamento do pediatra. Desta forma, fica mais fácil identificar se a criança está desenvolvendo algum problema que possa ser resolvido.

Período Escolar

cuidados-com-a-visao-das-criancasEste é um período muito importante de cuidado com os olhos. Muitas crianças quando começam a frequentar a escola pela primeira vez, acabam adquirindo conjuntivites, principalmente por causa do contato com os colegas e também com os diversos elementos que fazem parte das atividades dos pequenos.

A partir dos 6 ou 7 anos de idade é recomendado que a criança consulte o oftalmologista pelo menos uma vez a cada dois anos, isso se não surgir nenhum problema antes. Além disso, é importante que os pais fiquem atentos ao comportamento dos filhos na escola em relação ao aprendizado. É muito comum que crianças e adolescentes simplesmente não consigam ir bem na escola por apresentarem problemas relacionados a visão.

Alguns sinais podem ser observados com mais atenção para saber se uma criança precisa usar óculos ou não. Antes de mais nada, é importante observar se as crianças possuem dificuldades de enxergar ou identificar alguma pessoa na rua, ou fica o tempo todo caindo. Isso pode ser sinal de uma dificuldade que elas tem ao conseguir enxergar em profundidade determinados objetos. Quando as crianças costumam fechar um pouco os olhos para enxergar também pode ser sinal de que ele precise de óculos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: