Topo

Crianças em parquinhos: confira dicas de segurança para os pais evitarem acidentes

Pequenos devem ser controlados nestes ambientes.
Publicidade
Comente

Os parquinhos acabam sendo construídos, na grande maioria dos casos, para que as crianças tenham um espaço aberto e seguro para que elas possam brincar nas cidades, que em determinadas regiões acabam tendo cada vez menos destes espaços nos quais os pequenos podem se divertir sem grandes preocupações.

Crianças em parquinhos: confira dicas de segurança para os pais evitarem acidentes

Estes ambientes, além de serem importantes para os pequenos, também podem ser considerados como fundamentais para o desenvolvimento de diversos aspectos que são considerados muito importantes para os pequenos, como habilidades físicas e até mesmo doe convivência social, uma vez que os pequenos acabam geralmente entrando em contato com outras crianças nestes locais.

Por outro lado, também acaba sendo muito importante que os pais tenham atenção e tomem alguns cuidados em relação a participação dos pequenos nestes espaços de brincadeira. Mesmo que sejam criados como um espaço seguro, nem sempre ele acaba se materializando. Dados da ONG Criança Segura, que levam em consideração informações entre os anos de 2008 e 2016, revelam que quase 5 mil crianças tiveram algum tipo de acidente considerado mais grave nestes parquinhos.

Publicidade

Dentre as causas de ferimentos mais comuns que costumam ser registradas junto aos pequenos estão quedas, intoxicação, farpas e parafusos soltos e desidratação. É importante ficar atento que, com base nestas listas, nem todos os incidentes acabam sendo culpa apenas da estrutura do parque de uma forma geral, sendo que em determinados espaços pode ser culpa de uma falta de cuidado dos pais.

Confira algumas dicas para garantir a segurança dos pequenos nos parquinhos.

Cuidado com o sol

Um dos principais cuidados que os pais devem tomar é com relação a exposição dos pequenos ao sol. É muito importante cuidar para que eles estejam devidamente protegidos, mesmo naqueles dias que sejam considerados como mais nublados, uma vez que as peles dos pequenos são mais sensíveis e acabam sentindo os raios UV de uma forma muito mais forte do que os adultos. Mantenha sempre eles com protetor solar enquanto estiverem brincando na rua, como foco nas áreas descobertas.

Converse sobre os cuidados

Publicidade

Mesmo que os pequenos normalmente se empolguem um pouco mais neste tipo de ambiente e acabem, em muitos casos, esquecendo todas as recomendações e os combinados com os pais, é muito importante insistir e manter o diálogo com os pequenos antes deles chegarem nos locais. É muito importante que as crianças entendam bem quais são os principais perigos que eles correm nos parquinhos e entendam o que pode e o que não pode ser feito.

Ofereça água para as crianças

Um cuidado que está diretamente relacionado a exposição ao sol também é o relacionado a quantidade de água que os pequenos devem tomar ao longo do dia. É fundamental que elas sejam mantidas hidratadas, especialmente em virtude do fato que elas costumam se movimentar muito nos parques, suando e perdendo muita água. Manter elas hidratadas é um cuidado que deve ser tomado para garantir a saúde das crianças enquanto elas estiverem brincando.

Escolha roupas confortáveis

Além das roupas confortáveis ajudarem na questão do suor, fazendo com que os pequenos não fiquem muito úmidos por muito tempo, o que pode causar determinados problemas de saúde, as roupas adequadas também permitem com que as crianças se movimentem de uma forma mais adequada, reduzindo desta forma as chances delas terem algum incidente enquanto estiverem nos brinquedos.

Revise a manutenção dos brinquedos

Mesmo que os pais não tenham a responsabilidade de fazer a manutenção dos brinquedos em espaços públicos, é de responsabilidade delas a segurança dos filhos e das crianças de uma forma geral. Por isso, é muito importante que os pais olhem um pouco mais de perto as questões relacionadas aos brinquedos que estão disponíveis, verificando se ele não está enferrujado, solto ou com pontas que possam causar ferimentos aos pequenos durante as brincadeiras.

Fique atento a configuração dos brinquedos

Determinados brinquedos acabam sendo criados para crianças um pouco maiores, enquanto outros podem ser utilizados pelos menores, e isso deve ser observado pelos pais. Por exemplo, o balanço para crianças de até 3 anos de idade devem sempre ter encosto e proteção de segurança na frente, por exemplo. Já os escorregadores devem ser apenas aqueles pequenos, na altura das crianças menores.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: