Topo

6 passos para manter a sua postura correta

Saiba como reduzir os problemas na estrutura do corpo tendo mais cuidado com a postura.
Publicidade
Comente

São muitas as pessoas que reclamam de determinadas dores no corpo ao longo do dia, especialmente aquelas que acabam se localizando nas costas, coluna, lombar e outros pontos que normalmente recebem muita pressão de peso ao longo do dia. Atualmente a sociedade em que vivemos exige que as pessoas tenham muita produção em relação ao trabalho, tanto quem vive em pé como aqueles que passam muito tempo sentados, e essas mesmas posições durante muito tempo acabam causando efeitos negativos para o corpo.

6 passos para manter a sua postura correta

Uma das formas de evitar essas dores, melhorar a qualidade de vida de uma forma geral e ainda prevenir uma série de doenças que pode surgir ao longo da vida é tentar manter uma postura adequada pela maior parte do dia possível. Isso está relacionado especialmente a manter uma postura que distribua bem os pontos de pressão e mantenha a capacidade de um movimento harmônico do corpo de uma forma geral.

Confira algumas dicas para conseguir manter uma postura mais adequada ao longo do dia e conseguir melhorar as condições corporais de movimento de uma forma geral:

Fique atento ao longo do dia

Publicidade

Um dos primeiros passos é conseguir prestar mais atenção na forma como as pessoas conseguem manter a sua postura ao longo do dia. Os pequenos deslizes vão acontecendo sem que as pessoas percebam, rapidamente se tornando um padrão repetido ao longo de horas, o que causa efeitos negativos.

É importante ficar atento se a pessoa não fica muito curvada sobre o volante quando está dirigindo, por exemplo, ou ainda com as costas muito deslocadas durante o trabalho   no computador.

Consiga uma posição confortável no momento do sono

É importante também que as pessoas fiquem atentas durante a noite de sono. Afinal de contas, as pessoas que conseguem manter uma rotina considerada como saudável dormem cerca de 8 horas por noite. São muitas horas em relação ao posicionamento do corpo, e as pessoas devem encontrar uma posição confortável para que elas não acordem com dores, por exemplo.

Publicidade

Evitar travesseiros muito altos e também dormir de lado com travesseiros entre as pernas acaba ajudando a evitar uma concentração de peso nos joelhos e em pontos da coluna, evitando as dores nas costas. Ter um bom colchão também acaba sendo muito importante.

Não carregue muito peso

Evite carregar uma grande quantidade de peso ao longo do dia. Sempre que a pessoa tiver uma carga um pouco maior que precisa ser levada de um ponto a outro quando ela está caminhando, é importante distribuir bem ele. Um bom exemplo são as sacolas com compras de mercado para quem faz este trajeto a pé. Outros exemplos são as mochilas, carregadas tanto por adultos como por crianças, para escolas ou trabalhos.

Fortaleza o corpo e faça alongamentos

A prática de atividades físicas, especialmente aquelas que acabam sendo mais focadas no fortalecimento de determinados músculos, como o das costas, é muito importante para conseguir manter uma postura mais adequada e também para evitar o surgimento de problemas mais sérios na região da coluna.

Também é muito importante que as pessoas pausem suas atividades profissionais ou de estudos durante o dia para realizar alongamentos. Eles são considerados fundamentais para aumentar a amplitude de movimentos do corpo, relaxar os músculos e também aliviar as tensões de uma forma geral.

Invista na ergonomia

Nos ambientes de trabalho, nos quais as pessoas acabam ficando muito tempo em uma mesma posição fazendo movimentos repetitivos, é fundamental investir em ergonomia. A tela do computador deve sempre ser mantida na altura dos olhos e a cadeira deve oferecer um bom suporte para a lombar e coluna de uma forma geral.

Já quem trabalha em pé, em linhas de produção, por exemplo, é importante ter equipamentos de segurança que devem ser escolhidos a partir das principais atividades e também dos movimentos repetitivos que os trabalhadores fazem ao longo do dia, evitando determinados tipos de lesões.

Distribua bem o peso do corpo

Para quem exerce determinadas atividades que exigem que as pessoas fiquem muito tempo em pé devem aprender a distribuir bem o corpo. Isso pode ser feito, por exemplo, com as pessoas sempre mantendo seus dois pés fixos no chão, com o peso do corpo nas duas pernas, ao invés de colocar mais peso apenas de um lado.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: