Topo

Conheça as dicas do novo Manual de Nutrologia lançado pela Sociedade Brasileira de Pediatria

Comente

Recentemente, o departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria deixou à disposição de toda a comunidade científica uma série de atualização do Manual de orientação a Nutrologia, o que é um dos instrumentos mais importantes e fundamentais para prevenir a obesidade e suas doenças correlatas.

Este é um instrumento preciso e muito importante sendo um instrumento totalmente precioso para que o Pediatra possa até mesmo utilizar em seu dia a dia, contando com um documento considerado único e também os vários avanços existentes da medicina junto a toda a classe de médicos.

Podemos citar que a medida que as sociedade desperta para a ideia de uma alimentação adequada, isto desde bebê com seus filhos é possível se garantir a qualidade e saúde da nutrição infantil. Este manual é um instrumento de trabalho de grande valor para todos os pediatras e disponibiliza algumas informações muito importantes para a criança desde o seu nascimento. Veja a seguir algumas dicas disponibilizadas através deste manual.

Dicas desde o nascimento para uma nutrição saudável das crianças

Little girl with a bowl of vegetables

Publicidade

É interessante citar que o Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria sempre procura adotar as recomendações da Organização Mundial da Saúde o que oferece de forma inicial apenas o leite materno exclusivo para bebês até pelo menos seus seis meses de idade. Com isto a partir deste período fica indicada uma introdução para os alimentos complementares, e é importante se promover uma manutenção desta amamentação até pelo menos dois anos de idade ou mais.

Veja alguns passos para alimentação do lactente saudável

Até os seis meses de idade, é importante se dar apenas leite materno, sem que se possa oferecer água, chás ou ainda qualquer outro tipo de alimento.

Publicidade

No caso a partir de seis meses, é interessante realizar a introdução de forma lenta e também gradual de outros tipos de alimento e manter o leite materno apenas até dois anos de idade ou mais.

Depois dos seis meses dê alimentos complementares como os cereais, os tubérculos, bem como as carnes, as leguminosas, as frutas e os legumes, isto três vezes ao dia, caso a criança receba leite materno e cinco vezes ao dia se a criança estiver desmamada.

As alimentações complementares deverão ser oferecidas sem que exista uma rigidez de horários sempre procurando respeitar a vontade das crianças.

Uma alimentação complementar deverá ser espessa desde o começo e oferecida sempre com colheres, é importante se começar com uma consistência pastosa como papas e purês, e de forma gradativa aumentar a consistência e chegar a uma alimentação semelhante a do dia a dia da família.

É interessante também se evitar os açúcares, os cafés, os enlatados, as frituras, balas, refrigerantes, salgadinhos e outros vários tipos de guloseimas nos primeiros anos de vida. E o sal procure sempre utilizar com moderação.

Tenha o cuidado com a higiene e o preparo bem como o manuseio dos seus alimentos, para que com isto possa garantir todo o seu armazenamento e a sua conservação totalmente adequados.

É importante também estimular as crianças quando estiverem doentes a se alimentar oferecendo assim uma boa alimentação habitual e seus alimentos que sejam preferidos respeitando assim toda a sua aceitação.

Todas as recomendações nutricionais oferecidas para crianças menores de dois anos de idade vem sendo sempre revisadas por grupos especialistas bem como os diversos parâmetros vem sendo utilizados para que seja feito um cálculo de necessidades de calorias no dia a dia por uma faixa etárias específica. E por isso caso exista a necessidade de outro tipo de alimentação durante este período, os médicos deverão disponibilizar uma dieta específica.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: