Topo

Como lidar com a hora da troca de roupa

Publicidade
Comente

birra-na-hora-de-tirar-roupaExistem alguns momentos que acabam se tornando complicados para os pais terem que enfrentar a birra e a choradeira das crianças, simplesmente por alguns não conseguem entender o motivo de tamanho desconforto em algumas situações que para os adultos parecem tão simples, como uma troca de roupas, por exemplo. É muito comum encontrar pais que acabam enfrentando dificuldades na hora de fazer com que o seu filho tire a roupa que está vestindo e coloque uma outra roupa para sair, ou para ir para escola, ou dormir, enfim, nas situações do dia a dia.

Mas afinal de contas porque isso acontece? De acordo com os especialistas, o fato da criança estar chorando por ter que trocar de roupa não é pelo fato apenas das roupas em si, isso acaba se tornando apenas uma representação de alguma outra situação que está prestes a acontecer e que acaba começando justamente com uma troca de roupas. Ou seja, quando a mãe ou o pai manda o filho ou filha trocar de roupa porque ele precisa ir para a escola, muitas vezes a birra pode ser pelo fato de ter que ir para a escola, e não simplesmente por causa da troca de roupas em si.

Confira algumas dicas para os pais conseguirem lidar melhor com este tipo de problema:

Publicidade

Desvie o foco

Desviar o foco da troca de roupa em si para qualquer outro assunto é uma das alternativas de fazer com que eles também deixem de prestar atenção no que estão fazendo e consequentemente acabem não chorando tanto. Por exemplo, quando a mãe está trocando a roupa da criança, ela pode muito bem acabar conversando sobre um possível machucado que a mãe encontre, pedindo para que a criança conte a história de como conseguiu aquilo. Ou ainda perguntar sobre assuntos cotidianos que não tenham muita relação nem com a toca de roupa e nem com o que vai se seguir depois.

sendo-firme-na-hora-da-birraSendo firme

Publicidade

Depois que a criança já passa dos três anos de idade ela poderá entender melhor sobre a necessidade que ela terá quando realmente precisar fazer determinada coisa. Ou seja, não tem mais a desculpa de que o comportamento está sendo aquele porque a criança simplesmente não entende o que está sendo feito. Por isso, a partir deste momento os pais também podem ser mais firmes nas suas ordens. Se a criança está fazendo escândalo por causa de uma troca de roupa, geralmente funciona uma bronca, olhando diretamente nos olhos da criança.

Invente uma história

Para as crianças menores de três anos histórias também podem ser uma boa forma de se desviar do fato que ela está trocando de roupa e realmente dar um outro significado para aquilo. Por exemplo, para colocar um calçado em um menino de dois anos, uma mãe deu como exemplo o fato de que o menino estaria fazendo que nem o personagem predileto dele, Woody do Toy Story, que diz sempre que têm uma cobra na bota.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: