Topo

Banho no bebê: Confira dicas para um momento relaxante.

Momento de estresse pode se transformar em um momento de relaxamento tanto dos pais quanto das crianças.
Publicidade
Comente

O momento do banho nem sempre é um momento muito tranquilo na relação dos pais com as crianças, especialmente quando elas ainda são bebes. Afinal de contas, todo o ritual que faz parte de um banho completo, com a água caindo pelo corpo, com o atrito causado pelas mãos da pessoa que está banhando o pequeno, os produtos utilizados, tudo isso provoca um conjunto de sensações que a criança simplesmente não entende.

Banho no bebê: Confira dicas para um momento relaxante.

As reações para este momento acabam sendo as mais variadas possíveis, mas é grande a quantidade de bebês que acabam se irritando muito com tudo aquilo que está acontecendo. Além disso, ainda existem sensações que os pais nem sempre conseguem entender que estão se passando com os pequenos. Por exemplo, como saber se o bebê não está passando frio naquele momento? Ou calor?

A tendencia é de que os pais de primeira viagem tenham mais dificuldades para dar banho nos pequenos, uma vez que eles não conseguem entender ao certo o que está acontecendo com os pequenos. Com o passar do tempo, este contato vai ensinando os pais a ler os principais sinais. Mesmo assim, para as crianças que costumam se irritar muito durante o banho, é preciso fazer um bom planejamento e tomar cuidado no momento da higiene.
Confira algumas dicas para dar um banho mais relaxante no bebê.

Organize tudo antes de pegar a criança

É muito importante que as crianças que apresentam um comportamento mais irritadiço no momento do banho acabem indo diretamente para o momento específico da limpeza, sem que os pais acabem ficando enrolados. Por exemplo, é muito ruim começar a tirar a roupa da criança e deixar o pequeno esperando enquanto todos os materiais vão sendo procurados.

Publicidade

Por isso, organize tudo antes, fechando todas a janelas do local onde a criança vai tomar banho, deixando as fraldas, as roupinhas e demais objetos que serão utilizados à mão.

Controle o tempo

O tempo do banho também é muito importante. Muitas crianças até acabam iniciando o processo calmas, mas vão se irritando por ser mantida em um mesmo espaço e na mesma posição durante muito tempo. Outro problema com o tempo é que a água vai esfriando e as crianças tendem a ir passando mais frio. Portanto, o ideal é sempre ter um controle do tempo, mesmo que a criança esteja gostando. A média deum bom banho em bebês é de 5 a 10 minutos na água, sendo mais do que suficiente.

Utilize a técnica do pacotinho

Uma técnica que costuma acalmar especialmente os bebês mais irritados ou que são mais agitados é a do pacotinho, que basicamente é quando as crianças são mantidas enroladas em uma fralda ou em um pano. Ele vaia acabar remetendo basicamente ao conforto que o bebê sentia no útero da mãe, que ainda está muito presente no inconsciente. O pacotinho pode ser mantido também com a criança dentro da água e, com o tempo, os pais podem ir removendo partes do pacotinho.

Mantenha o ambiente aromatizado

Publicidade

O ideal para o banho nos bebês é que os pais não coloquem produtos diretamente na água que a criança vai se banhar. Mas isso não significa que o local do banho não possa ficar aromatizado, sendo que muitos destes cheiros podem acabar sendo muito interessantes para despertar sensações nos bebês, deixando eles até mesmo mais tranquilos. Podem ser utilizada essências mais fracas e que  sejam realmente mais focadas nas crianças, com aromas que não possuem muita agressividade que possa causar alergias nos pequenos.

Tente manter o bebê submerso pelo maior tempo possível

É muito importante, durante o banho, que os pais consigam manter o corpinho dos pequenos pelo maior tempo possível submerso na água quentinha. Mesmo no momento de fazer alguns movimentos de limpeza, é muito importante continuar mantendo ele de baixo da água, para que ele não passe frio. Sempre de olho no tempo, conforme mencionado anteriormente, e também na temperatura da água. Os pais devem ir controlando o momento que a água ficar fria, sendo que esse é o momento do banho chegar ao fim.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: