Topo

4 doenças que podem ser transmitidas via sexo oral

Confira algumas DSTs que também podem acabar sendo transmitidas por essa prática.
Comente

Hoje em dia existe uma campanha muito bem consolidada em relação a prevenção contra DSTs, que acaba tendo como um dos pilares centrais a utilização do preservativo masculino. Boa parte destas campanhas mundiais acabaram tendo que ser criada em função especialmente do surgimento e da disseminação do HIV e da Aids de uma forma geral, uma doença que ainda não tem uma cura encontrada pela medicina, mesmo que possua uma série de controles que ajudam os portadores a ter uma vida mais próxima do normal.

4 doenças que podem ser transmitidas via sexo oral

O grande problema criado a partir deste cenário de saúde pública global foi a criação de um imaginário coletivo que relaciona muito ou, em alguns casos, apenas o HIV como o único vírus que pode ser transmitido através das relações sexuais e, portanto o único que deveria acabar sendo o alvo principal das precauções.

E, para a grande maioria dos especialistas, é seguro a firmar que o vírus do HIV muito raramente será transmitido através de práticas consideradas alternativas de sexo, como o oral. Realmente as características do vírus acabam fazendo com que ele seja transmitido de uma forma muito mais eficiente através do sexo oral ou anal. E o preservativo acaba realmente se tornando uma proteção muito eficiente.

Publicidade

Um estudo realizado pelo Journal of Adolescent Health, em 2018, revelou que menos de 10% dos jovens utilizam preservativo durante o sexo oral. Sabemos que essa atitude também é muito comum entre pessoas adultas. E o problema está no fato de que o sexo oral transmite uma série de doenças, sendo que algumas delas também com consequências importantes para a saúde.

Confira 4 doenças sexualmente transmissíveis também através do sexo oral:

Sífilis

Essa é uma doença que recentemente foi considerada até mesmo como uma epidemia no Brasil, em virtude do grande aumento dos casso. A situação só não é pior porque existe um tratamento eficiente e disponível no SUS ou muito barato para quem compra, que são as famosas injeções de Benzetacil.

Publicidade

A doença causa lesões nos órgãos genitais e depois podem ir se espalhando pelo corpo inteiro. Posteriormente, as lesões podem desparecer, mas isso não significa que a pessoa está curada. Ela ainda está com o vírus, que pode ser reativado a qualquer momento, podendo causar sérios danos até mesmo no sistema nervoso.

Gonorreia

Já essa é uma doença que é encontrada de uma forma mais comum nas mulheres, que apresentam corrimento vaginal, inflamação do canal urinário, e pode, nas formas mais graves, podendo estender-se para outros órgãos do corpo podendo levar à doença inflamatória pélvica e infertilidade.

Uma característica dessa doença é que ela pode ser transmitida facilmente tanto por quem pratica o sexo oral como para quem faz , especialmente quando existe contato direto com a ejaculação ou já secreção. Mesmo sem lesões aparentes pelo corpo, a transmissão pode ocorrer apenas pelo contato entre duas pessoas.

Herpes

Uma outra doença que muitas pessoas acabam simplesmente ignorando, acreditando que ela não precisa de qualquer tipo de tratamento ou de maior atenção, em função de não apresentar muitos sintomas considerados graves. Mas ela pode se tornar um problema muito rapidamente ao causar uma série de lesões dolorosas e que se concentram especialmente na boca e nos órgãos genitais.

Essa é uma doença que acaba sendo transmitida com muita facilidade através do sexo oral. Existem duas variações, sendo que a do tipo 1 é a oral e do tipo 2 é a genital. Mas a transmissão via sexo oral pode fazer com que a pessoa tenha herpes tipo 2 na boca, o que geralmente é mais grave.

HPV

O chamado vírus do papiloma humano ataca preferencialmente as regiões mucosas, como oral, genital e anal, tanto de homens como de mulheres. Grande parte dos infectados apresentam evidências lesões físicas, como uma verrugas nos órgãos genitais, por exemplo. Em alguns casos a carga viral é tão alta que o contágio acontece apenas através de uma fricção, por isso é preciso tomar cuidado.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: