Topo

6 benefícios do brincar no dia a dia das crianças

Pais devem ficar atentos aos impactos que uma rotina de brincadeiras acaba tendo na vida das crianças.
Publicidade
Comente

Brincadeira é uma palavra que normalmente acaba sendo utilizada pelas pessoas que querem classificar uma atividade que não é séria, que está diretamente relacionada com o lazer. Mas, para as crianças, as brincadeiras podem ser consideradas não apenas como momentos muito importantes como também fundamentais no desenvolvimento dos pequenos.

6 benefícios do brincar no dia a dia das crianças

De acordo com inúmeras pesquisas que já foram feitas sobre como as brincadeiras interferem no desenvolvimento dos pequenos, elas trazem uma série de benefícios ao aprendizado e ao amadurecimento físico e motor das crianças, bem como também a influência positiva no desenvolvimento emocional. 

De acordo com as informações que foram divulgadas em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, uma série de distúrbios mentais na infância e na adolescência acabam sendo resultado justamente pela falta do brincar. 

Publicidade

Para os pais, muitas vezes a falta de conhecimento que os adultos acabam tendo da necessidade do brincar e como isso interfere na vida das crianças e adolescentes, inclusive na formação como adultos acabam fazendo com que estes momentos sejam deixados em segundo plano. Mas, na verdade, as brincadeiras devem ser vistas como algo tão importante como os cuidados com a saúde. 

Confira alguns dos principais benefícios comprovados do brincar para crianças e os a adolescentes.

Aumenta a empatia

Quando as crianças brincam de cuidar de determinados brinquedos, como bonecas, elas estão aprendendo a cuidar de outras pessoas, o que acaba sendo fundamental para o desenvolvimento da empatia. Pesquisadores já comprovaram que durante essas brincadeiras acabam sendo ativadas as mesmas áreas do cérebro relacionadas ao ato de se importar e se colocar no lugar do outro. 

Combate ao sedentarismo 

Publicidade

Neste caso estamos falando das brincadeiras que acabam sendo feitas com atividades e movimentos físicos, e que normalmente acabam sendo feitas em grupos, com a presença de outras crianças. É muito importante que sejam incluídas atividades e brincadeiras que permitam com que os pequenos explorem espaços maiores, consigam se mexer mais e tomar sol. 

E algumas brincadeiras tradicionais entre os pequenos podem acabar fazendo com que elas queimem uma grande quantidade de calorias, o que é importante no combate ao sedentarismo e a obesidade, bem como diversas doenças que estão diretamente relacionadas a ambos os quadros.

Ensina matemática

Muitas brincadeiras ajudam as crianças desenvolverem sinais e conexões cerebrais que vão permitir com que elas consigam aprender, de uma forma muito mais fácil, determinadas matérias importantes para a formação. Atividades como criação de cenários e personagens com blocos de montar, ou ainda com quebra-cabeças, bem como jogo de memória, acabam sendo muito interessantes para ajudar os pequenos nestes aspectos.

Trabalha no enfrentamento dos medos

Ao mesmo tempo que as crianças podem acabar tendo um comportamento mais corajoso e desbravador do que muitos adultos, elas também desenvolvem medos dos mais variados. Quando eles não conseguem ser trabalhados da forma correta, podem acabar se tornando até mesmo traumas. E as brincadeiras podem acabar sendo uma excelente forma de enfrentamento dos mesmos.

As crianças que acabam tendo medo de ir ao médico, por exemplo, podem acabar perdendo este trauma a partir do momento que inserem determinadas atividades relacionadas no seu dia a dia através das brincadeiras. É o caso dos kits de médicos vendidos para os pequenos.

Faz as crianças mais criativas

Diversas outras pesquisas indicam que as crianças que costumam brincar mais tendem a ser mais criativas, e também acabam conseguindo manter essa criatividade e se transformar em adultos que vão conseguir encontrar soluções para os problemas de uma forma mais fácil. 

Neste caso, as brincadeiras mais efetivas são aquelas que conseguem aguçar a curiosidade dos pequenos, ou ainda as brincadeiras que estão relacionadas diretamente a atividades artísticas, como tocar instrumentos feitos para os pequenos, ou ainda brincar de fazer peças de teatro. 

Molda o cérebro

As diversas habilidades que são exigidas das crianças durante suas brincadeiras acabam se tornando importantes para moldar o cérebro dos pequenos, benefício que repercute na vida adulta. Quando os pequenos brincam de empilhar blocos formando torres, por exemplo, eles estão consolidando uma habilidade de controlar os seus movimentos, de forma a desenvolver sua coordenação motora. E isso pode acabar ajudando a criar adultos que consigam ter uma coordenação melhor. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: