Topo

Carne moída: confira dicas de preparo e receitas práticas para o dia a dia

Corte de carne se tornou um dos mais populares do país.
Publicidade
Comente

A carne moída acabou se tornando um dos cortes mais populares do mundo inteiro. E um dos principais motivos para este grande sucesso é o fato de que este corte de carne acaba sendo muito prático para o dia a dia. Ele permite que as pessoas consigam incluir a carne moída, sendo uma importante proteína para consumo das pessoas que se alimentam de carne vermelha. 

Carne moída: confira dicas de preparo e receitas práticas para o dia a dia

Trata-se de um ingrediente que se tornou a base de uma série de pratos que ficaram famosos no mundo inteiro, incluindo alguns pratos que acabaram se tornando bastante impactantes, como o hamburguer. O bife da carne geralmente acaba sendo composto por um mix de diferentes cortes, que acabam sendo moídos, misturados e depois moldados no formato do lanche. 

Confira algumas dicas para escolher melhor a sua carne moída e como criar diferentes tipos de pratos com este alimento:

Escolha a carne moída correta

Publicidade

Antes de mais nada, acaba sendo muito importante escolher o tipo de carne que será moída. Afinal de contas, ela pode ser feita basicamente de qualquer parte do animal. Mas existem alguns cortes que acabam resultando em uma carne moída de melhor qualidade, como o patinho ou ainda o coxão mole. 

Lembrando que a carne moída também pode ser feita de outras carnes. A carne moída de frango, por exemplo, acaba se tornando muito interessante e permite com que as pessoas façam os mais variados preparos.

Fique de olho no ponto do cozimento

Mesmo se tratando de uma carne moída, é muito importante que as pessoas fiquem atentas ao ponto do cozimento no momento do preparo. A grande maioria dos pratos acabam sendo feitos com essa carne não sendo muito cozida. A exceção acaba sendo quando essa carne é utilizada como base para fazer determinados tipos de molhos, como bolonhesa. 

Publicidade

Mas, para grande parte dos pratos, a dica é preparar a carne até que não seja mais possível encontrar partes rosadas espalhadas. Mas não é recomendado ir muito além disso.

Tempere da maneira correta

No momento do preparo, a carne moída deve ser bem temperada. Diferentemente da grande maioria dos outros cortes de carne que acabam tendo uma determinada quantidade de gordura que atua para dar um sabor melhor no momento do preparo, a carne moída normalmente é mais seca. Portanto o tempero será o grande responsável por dar este sabor para o prato.

Neste caso fica sempre a critério de cada pessoa, que varia em termos de temperos mais aceitos pelo paladar. Mas, de uma forma geral, as pessoas acabam criando uma boa base com sal e pimenta, e depois utilizam determinados temperos secos que vão trazer este sabor.

Não aparte demais

Quando a carne moída acaba sendo utilizada como base do preparo dos chamados bifes, que normalmente são encontrados nos hamburgueres ou demais lanches, ela precisa ser moldada e deve ficar com um formato um pouco mais achatado do que uma bola. Mas não é recomendado apertar muito essa carne no momento do preparo.

Quando a carne fica muito densa, ela acaba se tornando menos suculenta durante o preparo. Por isso que o mais recomendado é sempre moldar a carne utilizando as mãos, de uma forma mais delicada. 

Congele em pequenas porções

A carne moída deve sempre ser congelada quando ela não for preparada no mesmo dia da compra. Mas o congelamento deve ser feito com cuidado. O ideal é separar sempre em pequenas porções, de no máximo 500 gramas cada, para que o congelamento seja feito de forma individual. 

Quando as pessoas fazem uma grande bola de carne moída e acabam colocando no congelador, vai acabar demorando muito até que o congelamento de fato chegue até a parte interna. Neste tempo, podem acabar surgindo bactérias que contaminarão a carne como um todo.

Descongele no micro-ondas

Muitas pessoas não gostam de utilizar o micro-ondas no seu dia a dia, mas durante o descongelamento pode ser mais interessante utilizar o equipamento. Quando as pessoas deixam descongelando na temperatura ambiente existe também um risco de contaminação, especialmente nos dias mais quentes. 

Para evitar que a carne cozinhe durante o descongelamento no micro-ondas, a dica é sempre utilizar a função própria para isso e cuidar o tempo. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: