Topo

4 ajustes de segurança que devem ser feitos ao dar um smartphone para as crianças

Confira como os pais podem ter um maior controle sobre a forma como os pequenos utilizam o dispositivo.
Publicidade
Comente

O smartphone deixou de ser um dispositivo feito apenas para adultos há muito tempo. Mesmo que eles ainda sejam criados e programados tendo como principal público alvo os maiores de idade, os jovens estão ganhando telefones cada vez mais cedo. Mas muito antes disso, pais costumam deixar que os pequenos tenham acesso aos seus telefones, para que eles possam jogar ou assistir vídeos. 

4 ajustes de segurança que devem ser feitos ao dar um smartphone para as crianças

O grande problema está em todas as possibilidades que um telefone acaba trazendo para o usuário. Ao mesmo tempo que o dispositivo possa ser utilizado apenas para fins de entretenimento, ele também pode acabar sendo acessado para acessar determinados conteúdos que podem ser considerados como inapropriados para os pequenos. 

Um outro risco dos telefones para os pequenos acaba sendo justamente as possibilidades de comunicação que o dispositivo oferece. Ele pode acabar fazendo com que adultos mal intencionados acabam se comunicando com os menores de idade, o que sempre acaba sendo uma grande preocupação dos pais.

Publicidade

Mas existem diversos ajustes de segurança que podem ser feitos diretamente no telefone e que permitem que estes dispositivos acabem se tornando um pouco mais seguros para as crianças e pré-adolescentes. Confira os 5 principais:

Instalar um aplicativo de controle parental

Estes aplicativos acabam tendo justamente como principal objetivo oferecer mais controle para os adultos em relação aos dispositivos utilizados por menores de idade. Existem diversos recursos que podem ser encontrados nos apps de controle parentais que podem ser encontrados, incluindo o bloqueio de determinados conteúdos, instalações feitas apenas pelos adultos, rastrear a localização em tempo real, bloqueio de compras, e uma série de outras possibilidades. 

Alguns apps de controle permitem ainda que as pessoas acabem conseguindo monitorar, em tempo real, tudo o que acontece com os dispositivos dos menores de idade. 

Bloquear sites diretamente nos navegadores

Publicidade

Os sites normalmente acabam sendo acessados através dos navegadores que estão instalados nos telefones, sendo essa uma forma de controlar o que as crianças podem acessar em relação a estes conteúdos externos, que potencialmente acabam sendo mais perigosos para os menores deidade. 

Essas configurações podem ser feitas diretamente nos navegadores que estão disponíveis para cada dispositivo. Em alguns casos, a configuração pode ser feita também através de soluções de controle que foram criadas para o sistema de uma forma geral. Os telefones com Android, por exemplo, contam com Google Family Link, que permite com que as pessoas consigam criar uma lista de sites que não poderão ser acessados através dos dispositivos incluídos.

Configurar tempo limite para uso dos apps

Mesmo que as crianças estejam acessando determinados conteúdos e aplicativos que foram liberados pelos adultos, é preciso controlar o tempo que essas crianças ficam diante das telas. Hoje em dia diversos dos aplicativos mais famosos acabam tendo sistemas que permitem a definição de um determinado tempo de uso.

O Google Family Link também possui o recurso para limitar o tempo de uso dos apps, o que pode ser empregado para aplicativos que não tenham essa definição. Os usuários de iPhone, por sua vez, podem entrar em "Ajustes" > "Tempo de Uso" > "Limites de Apps" e então definir o tempo de uso em "Adicionar Limite".

Bloqueio de compras

Um risco que os pais acabam correndo quando deixam o seu telefone com as crianças é que elas acabem fazendo compras não autorizadas. É muito comum que os adultos deixem os cartões de crédito cadastrados no telefone, até mesmo para que eles consigam utilizar determinados serviços no dia a dia. Mas dentro de jogos, por exemplo, muitas vezes as compras acabam sendo feitas de uma forma muito fácil. 

Estes bloqueios podem ser feitos diretamente nos sistemas que viabilizam essas compras. Na Play Store, entre no menu principal, cujo ícone é a foto de perfil do usuário, e entre em "Configurações". Expanda a opção "Autenticação" e toque em "Autenticação necessária para compras". Na caixa que será aberta, selecione "Para todas as compras feitas no Google Play neste dispositivo".

A configuração também pode ser feita no iPhone. Neste caso, o bloqueio de compras também está dentro do menu "Tempo de uso". Após ativá-lo, entre em "Conteúdo e Privacidade", toque em "Compras no iTunes e App Store", vá para "Compras Dentro do App" e selecione "Não Permitir".


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: