Topo

5 coisas que podem estar tirando o seu sono

Confira algumas das principais causas da perda de sono.
Publicidade
Comente

Se a pessoa acorda todos os dias com uma sensação de cansaço extrema, ou ainda apresentando uma série de dificuldades para conseguir realizar as atividades do dia a dia, ou ainda tendo variações de humor, pode ser um sinal muito evidente que a mesma não está conseguindo ter uma boa noite de sono.

5 coisas que podem estar tirando o seu sono

Algumas pessoas acabam tendo consciência de que elas não estão conseguindo ter uma boa noite de sono, quando elas de fato não conseguem dormir quando elas estão deitadas durante o período noturno ou no momento que ela separa para ter o seu descanso principal. Mas outras pessoas acabam não tendo essa consciência. Neste caso elas até conseguem dormir, mas podem acabar tendo um sono tão agitado que o descanso de fato acaba não acontecendo. 

São diversas as possíveis causas das dificuldades que as pessoas podem estar tendo uma noite de sono. Existem casos nos quais esta dificuldade pode acabar acontecendo de forma pontual, com uma ou duas noites de dificuldade para dormir. Mas quando isso se torna um problema crônico, ele deve ser investigado de uma forma mais profunda. 

Publicidade

Confira alguns dos principais motivos que podem acabar causando dificuldade para a pessoa dormir durante a noite. 

Estresse

Essa pode ser considerada como uma das causas mais comuns da falta de sono nas pessoas no dia a dia. Geralmente o estado de estresse acaba sendo causado a partir do momento que diversos problemas emocionais e preocupações excessivas acabam se concentrando em uma única pessoa. 

São diversos os motivos que podem acabar fazendo com que as pessoas tenham este estresse acumulado, tais como trabalho, estudos, saúde ou família. Neste caso, o cérebro continua trabalhando de uma forma muito intensa mesmo quando as pessoas estão querendo dormir, e isso pode causar uma dificuldade para dormir. Nestes casos, pode ser que as pessoas tenham que buscar algum tipo de tratamento psicológico.

Ansiedade e depressão

Publicidade

Outro problema que está diretamente relacionado ao estado mental da pessoa naquele momento. Em muitos casos elas acabam vindo em uma espécie de combo, misturando estresse, ansiedade e depressão em um mesmo pacote. Mas estas duas últimas acabam sendo diferentes, sendo consideradas até mesmo mais graves em determinadas escalas. 

A ansiedade é a incapacidade da pessoa se concentrar no que está acontecendo no presente, ficando sempre muito preocupada com tudo o que vai acontecer no futuro. Já a depressão é um quadro sério, resultado de uma série de desequilíbrios químicos do cérebro. Ambas as situações acabam fazendo com que os pacientes tenham uma grande dificuldade para dormir.

Vida agitada

Em determinados casos, manter uma vida agitada pode acabar fazendo com que as pessoas consigam ter uma noite melhor de sono, já que elas acabam gastando muita energia no processo. Por outro lado, manter uma vida agitada também pode acabar fazendo com que as pessoas tenham uma dificuldade para dormir tranquilamente. 

Isso acontece geralmente quando essa vida agitada acaba sendo resultado de horários irregulares de trabalho, estudos ou responsabilidades familiares. Além disso, existe uma relação já estabelecida de forma bastante evidente pela medicina entre um estilo de vida mais agitado e níveis de estresse e ansiedade mais elevados.

Falta de cuidado antes de ir dormir

Pode ser também que a dificuldade para dormir acabe surgindo a partir de um conjunto de hábitos prejudiciais para a saúde e que muitas pessoas acabam incorporando na sua rotina. Dentre os mais comuns estão consumo de bebidas estimulantes antes de dormir (café ou energético), uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir, dormir em ambientes desfavoráveis para o sono (como com luz excessiva ou ruídos) e horários de sono irregulares.

Doenças

Quando a falta de sono se torna crônica, acaba sendo muito importante fazer uma análise mais profunda da condição de saúde de uma forma geral. Algumas doenças menos graves podem acabar levando a este quadro, como apneia do sono, síndrome das pernas inquietas e insônia crônica. 

Além disso, as pessoas que apresentam quadros que fazem com que elas sintam dores crônicas, ou ainda condições que causem uma maior dificuldade respiratória ou ainda doenças que fazem com que as pessoas tenham que levantar para urinar durante a madrugada diversas vezes, devem tratar essas doenças para conseguir dormir de uma forma mais tranquila e confortável. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: