Topo

Por que os sapos têm olhos tão grandes?

Comente

Os sapos e as rãs podem não ter os maiores olhos da natureza. Mas, quando comparado com o corpo deles como um todo, as estruturais que são responsáveis pela visão realmente parecem ter um tamanho um pouco desproporcional. Agora, pesquisadores publicaram recentemente um artigo resultante de uma pesquisa que tenta entender melhor porque estes animais possuem olhos tão grandes. 

De acordo com as informações que foram divulgadas, a pesquisa foi conduzida por uma equipe do Museu de História Natural de Londres, e envolveu cerca de 220 espécimes de anuros, que representam todas as 55 famílias que atualmente são conhecidas pela ciência.

Por que os sapos têm olhos tão grandes?

Os cientistas já sabiam que rãs e sapos podem ser encontrados de diferentes tamanhos e formatos na natureza, mas a grande maioria acaba tendo como característica o fato de que seus olhos costumam ser muito maiores do que deveriam ser quando comparados com outras partes do corpo dos mesmos.

Veja também:

Por exemplo, as pererecas apresentam olhos mais proeminentes quando comparados ao resto do corpo. Mas também foram encontrados tipos nos quais os olhos são menores, como é o caso daquelas que vivem dentro das cavernas, por exemplo. 

Para identificar os tamanhos e as proporções, os pesquisadores mediram o comprimento do corpo dos anuros, o tamanho da córnea e a circunferência total dos olhos para comparar como as proporções mudam entre as espécies. Os resultados mostraram que, entre os anuros de olhos grandes e pequenos, habitats compartilhados era um tema recorrente.

A pesquisa concluiu que alguns tipos de rãs e sapos acabaram desenvolvendo olhos menores para poupar sua energia. A estrutura ocular maior acaba consumindo boa parte da anergia do corpo destes animais. Mas alguns tipos acabaram tendo que gastar esta energia para garantir a sua própria sobrevivência. 

Por exemplo, as pererecas arborícolas têm os olhos maiores e precisam escalar, pular e tomar decisões rápidas durante o salto. Não que elas vejam melhor do que nós, mas, em comparação conosco, elas estão investindo muito mais de seu orçamento total de energia em visão. 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: